Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Um Ano Inesquecível – Verão | Confira nossa crítica

Um-Ano-Inesquecível-Verão-Confira-nossa-crítica-imagem-capa

Você gosta do verão? Na verdade, mais especificamente do Carnaval? Se a sua resposta for sim, então, Um Ano Inesquecível – Verão é perfeito para você. E se a resposta for não, ele, também, é perfeito para você.

Cheio de brasilidades do início ao fim e mostrando uma das celebrações brasileiras conhecidas mundialmente, o filme envolve, faz rir e se emocionar com uma história simples em pleno Carnaval carioca.

Ficha Técnica
Título: Um Ano Inesquecível – Verão
Ano de Produção: 2022
Dirigido Por: Cris D’Amato
Estreia: 2 de junho de 2023
Duração: 1 hora e 41 minutos. 
Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia Romântica. Drama. Adaptação de livro. 
País de Origem: Brasil
Sinopse: Em síntese, Inha (Lívia Inhudes) odeia o Carnaval e tem o sonho de fazer pós-graduação de moda em Paris. E ela vê a oportunidade de realizar o sonho em pleno Carnaval carioca. Mesmo odiando a comemoração, ela embarca nessa aventura.

História e personagens

Um Ano Inesquecível – Verão tem como protagonista a jovem Inha (Lívia Inhudes), estudante de moda que odeia o Carnaval e tem o sonho de fazer uma pós-graduação em Paris. Com o pai (André Mattos) na política e sendo bem conservador, a jovem já sofre pela escolha do curso que também é seu sonho. Mas, vê a oportunidade de realizar o sonho durante uma viagem do pai e às vésperas do Carnaval.

Inha é uma personagem de fácil identificação para qualquer pessoa que tenha um sonho. Sonho este que pode parecer inalcançável. Mas ela vai atrás de tentar conquistá-lo, mesmo que isso signifique vivenciar uma festa que a personagem diz não suportar. Ela só não esperava que no caminho encontrasse o amor, tanto romântico com Guima (Micael Borges) quanto pela própria festa, graças à Portela (Escola de Samba).

Na verdade, a maior parte dos personagens gera alguma identificação no público. Seja por gostarem muito dessa data seja por não serem tão adeptos. Existe uma boa representatividade no longa. E o girl power também é muito presente e se mostra muito importante. Ao mesmo tempo que fica claro que mulheres não precisam defender todas as mulheres, porque tem algumas que não merecem seu feminismo.

O enredo e tudo mais

Vale lembrar que, aqui, é sobre o enredo do filme em si, e não do samba-enredo, que também está ótimo, mas enfim! A história prende o espectador que, desde o início, já imagina o que vai acontecer por ser uma comédia romântica clichê, mas que ainda sim tem seus elementos únicos. A história transforma o Carnaval em um personagem e mostra os bastidores de uma comemoração que muitos apenas imaginam.

O amor pelo Carnaval, no qual vai sendo desenvolvido em pleno verão carioca, é tanto que até os que apontam só defeitos na comemoração acabam se contagiando. Isto é, nas cenas que focam apenas na paisagem em certos momentos, toda a caracterização presente, não só nos personagens como na própria cidade, para mostrar a comemoração. Tudo faz o público ficar com coração quentinho e querer ver mais sobre isso.

A música é outro ponto muito forte no filme. Com uma trilha sonora que se encaixa bem nas cenas do filme, Um Ano Inesquecível – Verão consegue fazer quem o assiste cantar junto e se embalar com as músicas tocadas. E as músicas diegéticas e extra diegéticas conseguem se mesclar muito bem uma com a outra. E a sonorização trazendo toda a “bagunça” do Carnaval e dos bastidores do evento também funciona muito bem.

Veredicto: Um Ano Inesquecível – Verão

O filme que se passa na melhor estação do ano (para mim) vem para mostrar que é possível viver o amor e seguir seus sonhos. Inha nem fazia ideia que ia encontrar um cara por quem se interessaria, quando foi atrás de realizar seu sonho. Mas aconteceu, e não, ela não escolhe um ou outro e não deixa de fazer o que foi fazer por causa de um amor. O que é uma ótima mensagem!

Um Ano Inesquecível – Verão é uma comédia romântica super divertida de se assistir que garante risadas em muitos de seus momentos. Além de trazer um Carnaval totalmente fora de época para o público curtir enquanto assiste.

A produção, que é baseada na história escrita por Thalita Rebouças do livro Um Ano Inesquecível, mostra que os “atropelos” da vida podem ser bons e trazem coisas boas. E como diriam os sábios: “quem recebe chuva de purpurina vive amor de Carnaval”.

Então, vamos nos permitir sentir o clima e dar o play nesse filme que está disponível no Prime Video e, claro, (re)ler o livro.

E você, já assistiu ao filme? O que achou? Para mais produções como essa é só clicar aqui.


Confira o nosso canal do YouTube

Sair da versão mobile