Um Ano Inesquecível – Primavera vem para se aproximar bem da realidade, principalmente ao mostrar como a classe artística é vista. O filme entretém, consegue abordar bem temáticas adolescentes que propõe, além de ter cenas divertidas, uma trilha sonora envolvente e um casal muito fofo.
Título: Um Ano Inesquecível |
---|
Ano de Produção: 2022 |
Dirigido Por: Bruno Garotti |
Estreia: 23/06/2023 |
Duração: 1 hora e 19 minutos |
Classificação: Livre |
Gênero: Romance, drama, adolescente |
País de Origem: Brasil |
Sinopse: Jasmine é uma garota no último ano da escola que está prestes a reprovar por causa de matemática e quer ser artista. Davi é o designado para ser o tutor dela. Assim, entre desenhos, contas e flores surge um romance. |
---|
Flores
A produção que encerra a franquia de “Um Ano Inesquecível” tem base no conto escrito por Bruna Vieira, a mesma autora de Depois dos 15. A estação do ano onde as coisas florescem vem bem representada com o longa.
O filme tem foco na estudante do último ano do ensino médio Jasmine (Lívia Silva). Jasmine é neta de uma artista e filha da dona de uma floricultura, mas ela quer seguir os passos da vó e não fazer administração como a mãe planejou. Além disso, apesar de ter notas boas em todas as outras matérias, matemática é o seu terror e ela está praticamente reprovada.
Do outro lado, está Davi (Ronald Sotto), um recém formado no ensino médio que cursa matemática e acaba por ser o professor de Jasmine. Ao fundo desse romance que sendo construído e de uma história com sonhos que florescem, Minas Gerais, mais especificamente Ouro Preto, é o pano de fundo da história com suas ruas íngremes.
Estilo próprio
Se Um Ano Inesquecível – Outono ousou ao ser um musical, o da Primavera vem com seu próprio estilo. O início do filme é contado através de desenhos e isso dá mais particularidade ainda ao filme. A ambientação é ótima, mostrando algumas tradições do local e até gerando discussões sobre como “uma reta nem sempre é o caminho mais próximo” ou algo assim, exatas nunca foi meu forte.
A trilha sonora também embala muito bem, não só o filme, como o próprio público. Mas principalmente o casal. Quem não quer ter uma música para você e seu parceiro? E é mais especial ainda quando era essa a música que um dos dois escutava quando se viram pela primeira vez e que vai ficar na cabeça do outro durante tanto tempo.
O filme também trabalha muito bem um outro ponto. Sororidade, a amizade existente entre a protagonista e a melhor amiga (Bia Jordão) é linda. Mas ao mesmo tempo que mostra que mulheres também pisam na bola umas com as outras e não somos obrigadas a gostar de todas não. Só que o caminho sempre vai ser tentar se acertar. Isso fica claro no filme e é inserido de maneira sútil e agradável.
Questões
Se tem uma coisa que esse filme acertou em cheio foi representar os artistas. Jasmine sofre com as falas da mãe (Juliana Alves) a esse respeito. Sobre como arte é coisa de gente rica, como não vai dar em nada e semelhantes. Mesmo sendo o sonho não só da filha, como da própria mãe, a mulher fala isso. A classe artística é de fato vista dessa maneira por grande parte da população e por isso é importante mostrar.
Outro ponto interessante e bem real é como em dado momento Jasmine está completamente esgotada e quer até desistir do sonho que tanto almeja. É mostrada uma crise de ansiedade da forma que muitos temos. Diferente do seu antecessor, Inverno, que quis tratar de saúde mental, mas errou, a Primavera acerta.
O filme também é cheio de frases interessantes, algumas em tom de piada, outras nem tanto, mas mesmo assim é bacana. A produção consegue tratar bem dos temas que propõem deixando tudo bem próximo a realidade. E assim é ótima de se assistir.
Um Ano Inesquecível – Primavera
Um Ano Inesquecível – Primavera vem exatamente para mostrar que nem tudo são flores, por mais irônico que a frase possa parecer, diria que essa é de fato a mensagem principal do filme. Com momentos fortes, uma abordagem familiar interessante e o desenvolvimento de um romance muito fofo o filme funciona e entretém quem assiste.
O filme é ótimo para se assistir a qualquer momento com qualquer pessoa e consegue passar por uma variedade de temas. Uma história repleta de nuances. Ou deveria dizer uma história bonita, mas com espinhos, assim como são as flores? Afinal, o filme retrata muitos pontos importantes da sociedade e faz isso muito bem. Mas é inegável que tudo fica mais belo com flores compondo o ambiente.
E você, já assistiu? O que achou? Qual foi seu preferido da quadrilogia? Para mais produções como essa é só clicar aqui.