Trem-Bala (Livro) | Confira nossa crítica

Calma! Não vou falar sobre o novo filme do Brad Pitt e, sim, do livro que o inspirou: Trem-Bala da editora Intrínseca.

Trem-Bala
Ficha Técnica
Autor: Kotaro Isaka
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2022 (Brasil)
Sinopse: O jovem Satoshi pode até parecer um aluno exemplar, mas as aparências enganam: por trás da fachada de inocente, há um psicopata extremamente cruel. É por culpa dele que o filho de Kimura está em coma, e, ao embarcar no trem-bala de Tóquio a Morioka, o pai busca vingança. Só que os dois logo descobrirão que não são as únicas pessoas perigosas a bordo. Em vagões bem próximos ao deles, estão o desajeitado Nanao — talvez o assassino mais azarado do mundo — e a letal dupla Tangerina e Limão. Para tornar a situação ainda mais tensa, em pouco tempo uma mala misteriosa fará com que os destinos desses cinco personagens se cruzem de maneiras dramáticas. Mas, afinal, por que eles estão todos no mesmo trem?

Sobre o Autor

Kotaro Isaka é um autor best-seller no Japão. Tanto que já venceu inúmeros prêmios internacionais de literatura. Seus livros venderam milhões de exemplares e renderam mais de dez obras audiovisuais, incluindo essa, estrelada por Brad Pitt.

Sobre a História

Imagine você comprar uma passagem de trem de Tóquio para Morioka. Até aí, tranquilo! No entanto, estão embarcando, nesse fatídico trem-bala, cinco assassinos profissionais dispostos a tudo por causa de uma mala. Mudou completamente a situação, não?! Mas, acreditem, essa é a premissa de Trem-Bala.

Embora a sinopse do livro traga algo como aterrorizante, não se engane, Trem-Bala é um obra de muita ação, com muito humor e pitadas de drama.

É como se todos aqueles mangás que você já leu fossem transportados para as páginas de um livro. O que pode causar uma certa estranheza para quem não está familiarizado com o estilo dos quadrinhos orientais, mas para esta leitora aqui, fez todo o sentido.

Sobre a Narrativa

Ao melhor estilo Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, Trem-Bala nos relata a história no ponto de vista de cada assassino e alguns coadjuvantes. No entanto, não é repleto de descrições como os livros de Martin, até porque, todo o contexto se passa dentro de um trem.

Em relação ao enredo este é bastante dinâmico e visual. E explico.

Quando eu me refiro ao aspecto dinâmico, trato do método funil da narrativa, no qual o cerco vai se fechando e, consequentemente, os pontos de vista vão diminuindo, conforme a evolução da leitura. É um suspense, a cada virada de página.

Já o aspecto visual é a brilhante ideia do autor, quando nos mostra a imagem de um trem-bala dividido em 10 pedaços, em cada início de capítulo. Sem contar com o mapa da linha de trem de Tóquio, já no início da trama. Isso porque, conforme você vai lendo, você consegue mapear aonde o personagem do respectivo ponto de vista está, como se fosse um próprio jogo de tabuleiro.

Imagens do livro Trem-Bala (Disponíveis nos 10% de Amostra ao Leitor)

Sobre os Personagens

Algo que gostei em Trem-Bala, é o fato de que você não sabe de prontidão quem é o protagonista. Aliás, devo lembrar que, ao começar o livro, eu não sabia da adaptação com o Brad Pitt e quando soube, me abstive de assistir ao trailer, a fim de não influenciar a visão que eu tinha de cada personagem da história.

Sobre os personagens temos: Kimura, Príncipe, Limão, Tangerina, Nanao, entre outros. Mas, digamos que o tema central, envolve esses 5 personagens, nos quais cada um tem um jeito, um drama e uma peculiaridade a revelar.

Isto é, Kimura é o anti-herói em busca de justiça; Príncipe é um adolescente psicopata, que me irritava com a sua arrogância; a dupla Limão e Tangerina, são os Irmãos Metralha da história (entreguei a minha idade); e Nanao, o assassino sem um pingo de sorte (quem lê assim, parece o início de uma piada, não?!).

Trem-Bala (Livro) – Veredicto

Uma mistura de comédia, ação, drama e situações completamente absurdas, Trem-Bala remeteu-me aos filmes de Quentin Tarantino. É uma leitura fácil, dinâmica e visual para quem quer passar o tempo sem muitas questões filosóficas. No entanto, peca com o seu desfecho fácil e totalmente sem sentido.

ONDE COMPRAR
• Amazon • 

Até mais, e Obrigado pelos Peixes!

Quer saber mais sobre Livros e HQs? Então, clique aqui.


Conheça o nosso canal no YouTube: