Tomba! Special Edition [Remaster] | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Limited Run Games
Publicado por: Limited Run Games
Gênero: Ação, aventura, plataforma, metroidvania
Série: Tomba!
Lançamento: 01 de agosto de 2024
Classificação indicativa: 10 anos
Modos: Single-player
Disponível para: PlayStation 5, Nintendo Switch e PC (Steam),
Versão de PlayStation 4 com lançamento posteriormente

 

Após 27 anos de seu lançamento original em 1997, Tomba! retorna em Tomba! Special Edition, a versão definitiva desta lendária obra-prima de plataforma.

Sobre o game

Outro título legado chega com uma nova oportunidade de atingir um novo público, após décadas de seu lançamento original, exclusivo para PlayStation, até então. Como o titular Tomba, você salta, morde e arremessa seus inimigos através de cenários deslumbrantes de tão belos em uma perspectiva 2.5D, com belíssimos modelos de personagens de sprites desenhados à mão que interagem em cenários modelados em polígonos. Embora aconteça no sentido horizontal side scrolling, não deixa de ter um ar também de RPG, inclusive tendo a clássica divisão de missões lineares e não lineares. Ao longo do caminho, você explorará relíquias antigas, descobrirá personagens fascinantes, desbloqueará missões emocionantes e desenterrará tesouros escondidos, enquanto enfrenta porcos antropomórficos nefastos que dominaram o reino do game.

Enredo

Anos atrás, um grupo conhecido como os Sete Porcos Malignos apareceu e usou seus poderes mágicos para manchar a terra. Seus subordinados, os Porcos Koma, começaram a aterrorizar a população com suas brincadeiras travessas. Anos depois, um garoto curioso e enérgico chamado Tomba protege diligentemente o túmulo de seu avô e usa uma pulseira de ouro como herança. Um dia, a pulseira de Tomba é roubada após um confronto com um grupo de Porcos Koma.  Ele os persegue até uma vila próxima, e aí tem início a aventura.

Gameplay

Tomba! é um jogo de ação/aventura, no estilo Metroidvania, de mundo aberto, com elementos de RPG. O jogador controla o personagem Tomba, que deve explorar sua ilha natal, derrotar os malignos Koma Pigs e recuperar a pulseira de ouro de seu avô.  A maior parte do jogo se passa em uma perspectiva de rolagem lateral, porém algumas áreas permitem que o jogador as explore em uma visão isométrica. Além de pular, Tomba pode atacar inimigos com várias armas, como manguais e bumerangues, assim como pode saltar em nos inimigos mordendo suas costas antes de jogá-los em uma trajetória reta.

Uma quest tem início quando Tomba interage com algum personagem ou elemento do cenário, e Tomba recebe uma tarefa a ser cumprida, que pode ser encontrar um item perdido, resgatar um personagem desaparecido ou desobstruir uma passagem. Vários eventos podem ser realizados de uma vez e geralmente não exigem que sejam limpos em nenhuma ordem específica. Ao completar um evento, o jogador é recompensado com “Pontos de Aventura”, que podem ser usados ​​para acessar outros adicionais e abrir determinados baús. O jogo inclui um total de 130 eventos. O jogo apresenta um sistema de inventário que exibe a coleção atual de itens e eventos do jogador.

O jogador começa o jogo com um máximo de quatro “pontos de vitalidade ” que são representados como uma série de barras amarelas no canto superior esquerdo da tela. Tomba perde um ponto de vitalidade se for atingido por um inimigo, tocar em um objeto pontiagudo ou cair na água. Os pontos de vitalidade podem ser restaurados comendo frutas. Quando todos os pontos de vitalidade são esgotados ou se Tomba cai em um abismo, uma vida é perdida e se todas se forem, ocorre o temido “game over”. É possível também aumentar a quantidade total de pontos de vitalidade ao longo do game.

Atrativos extras e melhorias de qualidade de vida

A edição não poderia ser especial se não possuísse melhorias de qualidade de vida e/ou conteúdo extra. Entre o material bônus, temos:

  • Possibilidade de salvar o game a qualquer momento, sem necessidade de salvar especificamente nos save points.
  • Rewind – recurso de retroceder/rebobinar no tempo, para recuperar um deslize não esperado.
  • Opção de controle com direcional analógico
  • Museu contendo vários itens promocionais tais como anúncios impressos clássicos, embalagens e os manuais originais de cada região, documentos de desenvolvimento e obras de arte originais
  • Uma nova trilha sonora remasterizada do compositor original Harumi Fujita (que também compôs Ghosts ‘n Goblins, Mega Man 3, Bionic Commando e muito mais!)
  • Entrevista com o lendário criador de Tomba!, Tokuro Fujiwara (famoso por Ghosts ‘n Goblins, Resident Evil, Mega Man X e muito mais!)
  • Opções de bordas nas laterais
  • Opções de Zoom e filtros na tela

Tomba! Special Edition [Remaster]: Vale a Pena?

A Carbon Engine da Limited Run Games mostrou por meio de Tomba! Special Edition como ser usada para preservar de forma precisa e respeitosa os retrogames, sem deixar de modernizar a experiência o suficiente para torná-la adequada para públicos futuros. Os pequenos defeitos originais do jogo permanecem, até em consequência de tamanha fidelidade ao original, tais como o tempo de carregamento demorado em muitos momentos, um pouco de imput lag (não tenho certeza se já era presente no original) e trilha sonora limitada, mas ainda assim é uma ótima maneira de reviver este clássico estranho e encantador, dotado de personalidade. Um lembrete encantador dos mascotes e jogos experimentais da era PS1.

 


Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation pela Limited Run Games para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.