
Desenvolvido por: Aspyr, Crystal Dynamics |
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Publicado por: Aspyr |
Gênero: Ação, aventura |
Série: Tomb Raider |
Lançamento: 14 de Fevereiro de 2025 |
Classificação indicativa: 14 anos |
Modos: Single-player |
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC |
A série Tomb Raider sempre foi um ícone no mundo dos games de ação e aventura, com sua protagonista carismática, Lara Croft, conquistando fãs ao longo das décadas. Com o lançamento da coletânea Tomb Raider I-III Remastered sendo bem recebido, era naatural que uma nova coletânea contendo os games seguintes da franquia logo chegaria. Em Tomb Raider IV-VI Remastered, a Aspyr trouxe à tona uma versão aprimorada de outros três capítulos da franquia. Esses jogos, originalmente lançados para PlayStation e PC entre 1999 e 2003, receberam atualizações gráficas significativas, ajustes de jogabilidade e novos recursos. Neste review, vamos explorar as melhorias feitas nessa coletânea, incluindo as adições exclusivas, os pontos positivos e negativos, e avaliar se vale a pena para os fãs e novos jogadores.
Sobre a remasterização
Dando continuidade à remasterização do ano passado dos três primeiros jogos Tomb Raider, Tomb Raider IV-VI Remastered faz o mesmo com os próximos três. Os três últimos jogos Tomb Raider feitos pelo desenvolvedor original Core Design: The Last Revelation, Chronicles e The Angel of Darkness. Embora The Last Revelation seja facilmente a joia de Tomb Raider IV-VI Remastered, não é tudo o que temos para discutir. Tomb Raider Chronicles e The Angel of Darkness também estão aqui, e são alguns dos games mais controversos da série. Ambos foram apressados, cheios de bugs e mostraram sinais de quanto a equipe estava cansada da série a essa altura. Há uma razão para esses dois jogos serem os jogos finais feitos pela Core Design antes que a série fosse passada para os atuais proprietários, a Crystal Dynamics. Vamos então falar brevemente sobre os 3:
- Tomb Raider: The Last Revelation: Pegue todos os melhores elementos dos três jogos que vieram antes dele, coloque-os em um liquidificador e é isso que sai. Como um jogo que viu a Core tentar levar a série a um fim, parece uma tentativa enorme e extravagante de entregar uma aventura que consolidasse o legado de Lara para sempre. Também é pela primeira vez um jogo Tomb Raider com um enredo denso, onde Lara acidentalmente desbloqueia Set, o deus egípcio da desordem. Isso dá início a um apocalipse em potencial. Como resultado dessa premissa, o jogo inteiro se passa no Egito. Isso está muito longe dos três primeiros jogos, que viram Lara voando pelo mundo, descobrindo os segredos de várias civilizações, mas ainda assim, existe bastante variedade, mesmo dentro de um único país. Mas o que Tomb Raider 4 faz tão bem é pegar o velho motor gráfico de Tomb Raider da geração 32 bits e levá-lo ao seu limite absoluto. Há um maior atletismo nos movimentos de Lara e o design de puzzles é um dos melhores da série. O remaster quase não precisa fazer nenhum trabalho para trazer o melhor deste jogo. É uma experiência suave e amanteigada que ajuda um jogo já excelente a brilhar. Se Tomb Raider IV-VI Remastered fosse apenas The Last Revelation, já seria bom por si só.
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Tomb Raider Chronicles: este é um jogo de antologia muito mais curto, construído em torno de várias pequenas aventuras do passado de Lara. Por ser uma antologia, a qualidade oscila constantemente. É um jogo feito em um período de apenas alguns meses. Em um dos segmentos do game, limitações da engine começam a aparecer, com bugs onde a maioria dos quais travava o jogo, corrompia seu save ou criava paredes invisíveis. Tomb Raider IV-VI Remastered faz um ótimo trabalho resolvendo esses problemas, no entanto, não pode fazer nada para corrigir os problemas de design inerentes aqui.
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Tomb Raider: The Angel of Darkness: este foi o primeiro jogo da série lançado para o PS2, com o jogo original sendo lançado com metade do conteúdo faltando, um esquema de controle quebrado e uma sensação geral de que a série havia perdido o rumo, famoso por quase matar a franquia inteira. É um exemplo de ambição do desenvolvedor excedendo em muito suas capacidades. Seguindo a sensação em Chronicles de que a Core queria fazer literalmente qualquer coisa diferente de Tomb Raider, The Angel of Darkness é um jogo de aventura de mistério e assassinato. Há muita perambulação por Paris, conversando com pessoas e encontrando pistas, e pouca invasão real de tumbas. Algumas dessas coisas podem ser interessantes, mas muitas delas parecem mal feitas e não parecem Tomb Raider. O remaster faz um trabalho decente em consertar muitos dos piores problemas técnicos. Os controles foram o exemplo mais óbvio disso. A experiência parece menos cheia de bugs, no entanto, está longe de ser perfeito, pois os movimentos de Lara ainda são lentos e novos bugs parecem ter se infiltrado. As correções não fazem muito para resolver os problemas inerentes com The Angel of Darkness, no entanto.
Recursos extras
- Os gráficos originais ainda são uma opção, disponíveis com o toque de um único botão a qualquer momento.
- Controles modernos também estão presentes, para aqueles que não gostam dos controles no estilo tanque, sendo um compromisso decente entre o design original e as expectativas de um público moderno.
- O Modo Foto está de volta, com inúmeras poses para fazer e armas para equipar, contando com todos os recursos do Modo Foto da primeira coleção + uma série de novos recursos para os jogadores experimentarem! Usando o Modo Foto, você pode posicioná-la em sua foto personalizada, escolhendo sua postura, expressão, armas e roupa para combinar com o humor e o estilo do momento.
- Uma das adições exclusivas de Tomb Raider IV–VI Remastered é o Flyby Camera Maker, uma ferramenta que capacita os jogadores a criar suas próprias tomadas dinâmicas e cinematográficas. Esse recurso permite que você mapeie um caminho de câmera em movimento por qualquer cena, abrindo um mundo de possibilidades criativas. Uma ferramenta para qualquer um que já quis ver o mundo de Tomb Raider como se fosse um filme. Basta colocar até 20 câmeras ao longo de um trajeto, ajustas as fotos rolando pelos pontos de câmera posicionados e ajustar várias configurações, como: rotação, campo de visão, zoom e velocidade de movimento. Depois é só apertar o play!
- Outro novo recurso projetado para melhorar sua experiência geral de jogo é o contador de munição. Agora, você terá uma exibição elegante na tela mostrando a munição restante que você tem para cada arma em seu arsenal.
- Novas animações também foram acrescentadas, a fim de conferir uma nova vida à experiência de jogo, algumas utilizáveis apenas nos controles modernos, entretanto. Incluindo até mesmo animações não utilizadas dos jogos originais que foram restauradas para a remasterização!
- Os códigos de trapaça clássicos também estão presentes. Seja munição infinita, pular níveis ou outros truques nostálgicos, cada trapaça dos lançamentos originais funcionará exatamente como você se lembra.
- Se você quiser pular as custscenes, agora também é possível.
Tomb Raider IV-VI Remastered: Vale a pena?
Como um pacote geral, Tomb Raider IV-VI Remastered é uma ótima remasterização. Se você jogou a remasterização da trilogia original no ano passado, você sabe o que esperar aqui. A quantidade de trabalho aplicada apenas em The Angel of Darkness é impressionante. Infelizmente, Chronicles e The Angel of Darkness são títulos que já tinham problemas em sua essência e o resultado não seria diferente com apenas uma remasterização. O pacote Tomb Raider IV-VI Remastered é uma obra feita claramente para os fãs da série. Aqueles que têm um vínculo com a trilogia da escuridão ou os jogos originais irão encontrar um grande valor aqui, seja pela qualidade gráfica aprimorada ou pela restauração de mecânicas e elementos antigos. Para novos jogadores, no entanto, o apelo pode ser limitado. A complexidade de The Last Revelation e os problemas ainda presentes em The Angel of Darkness podem ser desanimadores para quem não tem uma conexão emocional com os jogos da época. Mas, para quem conhece a fundo o legado desses títulos, a coletânea oferece uma oportunidade única de revisitar essa era da franquia com um toque moderno.
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