Toda Luz que Não Podemos Ver | Confira nossa crítica

Baseada no romance homônimo de Anthony Doerr, vencedor do Prêmio Pulitzer, essa série conta em detalhes como transcorriam as coisas na reta final do Terceiro Reich.

Ficha Técnica
Título: Toda Luz que Não Podemos Ver
Ano de Produção: 2022
Dirigido Por: Shawn Levy
Estreia: 2023
Duração: 4 episódios
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama
País de Origem: Estados Unidos
Sinopse: Nos últimos dias da Segunda Guerra, os caminhos de uma garota francesa cega e um soldado alemão se cruzam.

 

Bastidores da Conflagração

Em plena Segunda Guerra Mundial, o chaveiro Daniel LeBlanc (Mark Ruffalo) e sua filha cega, Marie-Laure (Aria Mia Loberti), são obrigados a deixa Paris rumo ao litoral francês. Mas não antes de ajudarem a salvar os valiosos tesouros do lugar onde ele trabalha, o Museu de História Natural.

Carregando consigo a joia mais desejada pelos nazistas, o Mar de Chamas, Daniel cruza perigosas paragens até chegar na casa do irmão, Etienne LeBlanc (Hugh Laurie). Um dos líderes da resistência na sitiada Saint-Malo.

Lá, sob a batuta de cidadãos comuns tal qual a simpática Madame Manec (Marion Bailey), Etienne ajuda as tropas inimigas a bombardear locais sensíveis ao exército alemão. Valendo-se, para isso, de transmissões clandestinas e codificadas através do seu precioso rádio.

Brilho nas Trevas

A despeito da triste limitação visual, Marie se mostra bastante esperta e independente, o que logo a faz juntar-se ao movimento. Então, no intuito de auxilia-la na locomoção pelos arredores da nova morada, seu pai constrói uma minuciosa maquete do município.

Entretanto, não é somente nos trabalhos simples que a garota se interessa! Afinal, ao ouvir o tio falando no aparelho, ela lhe pede para ensiná-la a mexer naquilo. Começando, pouco tempo depois, suas próprias difusões.

Especialista tecnológico, o talentoso soldado Werner Pfening (Louis Hofmann) acaba por interceptar o sinal usado pelos dois. Interceptação a qual coloca em risco não só o local e os residentes, mas toda a organização.

Conflito Moral

Porém, diferente dos demais seguidores de Hitler, Werner não compartilha dos ideais arianos e nem sucumbiu à lavagem cerebral imposta aos cadetes na academia. Ficando, dessa forma, entre sua obrigação como militar e os princípios sob os quais fora criado.

A extensão de conteúdo, quase sempre, acaba por distorcer e estragar os conceitos do material original. Um erro, felizmente, não cometido pelos responsáveis dessa maravilhosa produção! Que preferiram uma adaptação fiel, mesmo ela compreendendo apenas quatro episódios.

Todavia, apesar de curta, a série aparenta ser deveras maior. Muito graças à profundidade das situações impostas aos personagens e intensidade das cenas. Tudo coroado por atuações fantásticas, trilha sonora magistral, belíssima fotografia, efeitos especiais impecáveis e cenários moldados com absoluto esmero.

Se você é fã de obras ambientadas no período em questão, especialmente daquelas capazes de tocar fundo nos nossos sentimentos, Toda Luz que Não Podemos Ver será um prato cheio para assistir. Pura arte no formato audiovisual!

Quer saber mais sobre séries? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube: