Enquanto está atualmente na produção de “Os Fantasmas se Divertem 2”, sequência de seu filme de 1988, o diretor Tim Burton falou sobre o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial. E, sem surpresa, ele não é fã do conceito.
O diretor Tim Burton , com uma prestigiada filmografia de longas-metragens iniciada em 1985, é um dos mestres da fantasia no cinema.
Em uma grande entrevista ao The Independent , o cineasta e criador norte-americano falou sobre diversos assuntos. Seu ator favorito Johnny Depp, sua juventude, suas exibições e seu novo filme Os Fantasmas se Divertem 2, e por isso também deu sua opinião sobre o uso crescente da IA na criação audiovisual. Em palavras, bem fortes, ele diz que está incomodado com essas novas ferramentas:
Pediram a uma IA para fazer a minha versão dos personagens da Disney! Não consigo definir o sentimento que isso cria. Isso me faz pensar em outras culturas que dizem: “não tire minha foto porque isso rouba a alma”.
Embora admita que estas criações geradas pela IA eram bastante “ muito boas ”, Tim Burton sublinha a experiência muito desagradável de ver a sua arte clonada.
O que isso faz é tirar algo de você. Retira algo da sua alma, da sua psique; É muito perturbador, especialmente se for pessoal. É como um robô que leva a sua humanidade, a sua alma.