Theatrhythm Final Bar Line | Confira nossa review

A fantasia final musical!

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Square Enix Creative, Business Unit I e indieszero
Publicado por: Square Enix
Gênero: Musical, Rítmico 
Série: Theatrhythm, Final Fantasy
Lançamento: 16 de fevereiro de 2023
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Single-player, Multiplayer
Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 4

 

Theatrhythm é uma franquia de games musicais de ritmo baseadas nos títulos RPGs da Square Enix, sendo a série Final Fantasy a com maior número de games/músicas da franquia. Theatrhythm Final Bar Line é o quinto jogo da franquia, seguindo o original, Theatrhythm Final Fantasy, de 2012, para Nintendo 3DS; a sequência, Theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call, também de 3DS, de 2014; Theatrhythm Dragon Quest, de 2015, para 3DS, com foco na franquia Dragon Quest; e o exclusivo para arcades, de 2016, Theatrhythm Final Fantasy: All-Star Carnival. Na versão atual, a variedade de músicas foi expandida para abranger várias franquias da Square Enix, não se mantendo exclusivamente focada em Final Fantasy, disponíveis como conteúdo para download pago, incluindo franquias como: SaGa Frontier, Live A Live, The World Ends with You, Octopath Traveler, Nier, Xenogears, Chrono e Mana.

O game oferece uma vasta seleção de títulos, que vão sendo desbloqueados ao completar os games disponíveis de início, e ao conquistar chaves, durante a progressão de cada título.

Gameplay

Final Bar Line é um jogo de ritmo que incorpora elementos de RPG, onde os jogadores assumem o controle de uma party de 4 personagens da série Final Fantasy, modelados em estilo chibi (muitos parecidos com bonecos Funko Pop!) e selecionam um jogo da linha principal Final Fantasy ou de algum spin off da franquia, no “modo história” do game, o Series Quest. Os jogadores então devem completar uma ordem pré-definida de músicas, de uma série à escolha do jogador, em que ocasionalmente são oferecidas oportunidades de escolha entre duas ou mais músicas, sendo que as demais não escolhidas ficam como não obrigatórias para a conclusão do game escolhido. A party então viaja por cenários, no sentido horizontal, da direita para a esquerda, em progressão lateral, que “recontam” a história dos games originais, enquanto enfrentam inimigos. O jogador age unicamente acionando os comandos musicais na tela, que surgem da esquerda para a direita, sendo representados por 4 botões, podendo serem ativados por qualquer um dos botões do controle, incluindo os botões de ombro, sendo que em determinados momentos pode ser necessário apertar mais de um, ou até mesmo 4 botões ao mesmo tempo, e eventualmente sendo necessário utilizar algum ou ambos os analógicos em determinada direção.

Isso é representado na tela por diferentes círculos coloridos que se movem. Os círculos vermelho, amarelo e verde são chamados de “triggers”. Quando os triggers se sobrepõem aos círculos brancos à direita da tela – chamados de “trigger marks” – você deve fazer um movimento oportuno com um botão ou analógico! Cada Trigger requer uma entrada diferente:

Você pode montar sua própria party customizada com personagens de games diferentes
  • Trigger de toque (círculo vermelho): o jogador deve pressionar um botão.
  • Trigger deslizante (círculo amarelo com seta): deve mover o analógico na direção da seta. Se houver duas setas, terá que usar os dois analógicos!
  • Trigger de segurar (círculo verde e linha verde): Segurar um botão durante o trigger e soltar no final da linha.
  • Trigger de segurar-deslizante (círculo verde e linha com seta no final): Segurar um botão durante o trigger e mover o analógico na direção da seta no final da linha.

Uma barra no canto inferior esquerdo da tela representa a progressão da party na música/cenário, e outra barra no canto inferior direito representa o HP da party. Se a música for concluída, uma classificação é dada por seu desemprenho, exibindo sua precisão nos comandos, e a trupe pode avançar para a música seguinte; se o HP for zerado antes do fim da música, o jogador não pode progredir naquela história, podendo tentar novamente a música, ou escolher outro game/série. Em cada música, também existem determinadas missões secundárias opcionais, que se concluídas, desbloqueiam itens na galeria do game ou para uso durante as partidas, conferindo benefícios à party. Ao concluir as músicas, os personagens também sobem de nível, desbloqueando diferentes habilidades, algumas exclusivas. As clássicas summons da franquia também são debloqueadas conforme a progressão do game, e podem ser invocadas durante as músicas, dependendo de quão bem for o jogador durante a música, aos preencher a barra de summons, conforme acerta as notas.

As trilhas são divididas em três categorias diferentes:

  • Battle Music Stages (BMS): aqui você luta contra inimigos que chegam em ondas ao ritmo da música tocada;
  • Field Music Stages (FMS): que são mais relaxantes e de baixo ritmo, definidos para algumas das mais belas paisagens da Square Enix;
  • Event Music Stages (EMS): aqui os bonecos somem da tela, e ficam  cenas com recriações de alguns dos momentos mais famosos de cada jogo no background, e os botões mudam de orientação na tela, do sentido horizontal, para o sentido vertical, assemelhando-se aos games Guitar Hero e Rock Band.
A orientação do gameplay muda para o sentido vertical, no melhor estilo Guitar Hero, durante os Event Music Stages, onde a nostalgia domina tudo, com cenas marcantes de cada game/série ao fundo.

Fator replay elevado

O game também possui vários níveis de dificuldade: todas as músicas podem ser tocadas na dificuldade Basic, Expert ou Ultimate, e cerca de um terço das músicas possui um quarto nível de dificuldade: Supreme. Para aqueles que buscam apenas momentos de diversão, os níveis mais baixos irão satisfazê-los, mas os complecionistas, que quiserem desbloquear tudo que o game tem a oferecer, terão que encarar os desafios mais altos.

Outros modos de jogo incluem a opção de jogar cada música obtida, no Music Stages; enfrentar outros jogadores em partidas multiplayer online, para até 4 pessoas, no Multi Battle; e conferir músicas, vídeos e várias coleções que você adquiriu, assim como registros de jogo detalhados, no Museum. Algumas vezes você irá apenas ligar o console, sem nada para desbloquear, apenas para repetir aquela música que grudou em sua cabeça. Enfim, é conteúdo suficiente para não enjoar tão cedo do game.

Há uma variedade absurda contemplando quase que a totalidade das músicas da franquia

Repertório

Existem 385 faixas no total no jogo principal, 442 ao todo, caso adquira a edição digital deluxe, com 27 “faixas especiais de músicas” + 30 “faixas de jogos populares da Square Enix” do Passe de Temporada 1. Só o jogo base já apresenta uma quantidade bem vasta de conteúdo e horas de gameplay, ainda mais se você considerar todos os níveis de dificuldade para cada música. Porém, infelizmente, alguns grandes clássicos como Eyes On Me, Zanarkand, Why e outros, estão disponíveis somente por meio de DLC.

Theatrhythm Final Bar Line: Vale a pena?

Com mais de 300 joias atemporais do universo Final Fantasy maravilhosamente remasterizadas aliadas a um belo design de arte, gameplay divertido e conteúdo vasto, com fator replay quase infinito, Theatrhythm Final Bar Line é o jogo definitivo que nos traz quase toda a antologia musical dos jogos Final Fantasy e outros fora da franquia. Com novas mecânicas de jogo, até mesmo aqueles que jogaram os jogos anteriores podem encontrar algo novo para se divertir. É um título recomendado para todos que gostam de jogos musicais ou para os que gostam de Final Fantasy. Se você gosta de ambos, melhor ainda.

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 4 pela Square Enix para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.