A fantasia final musical!
Desenvolvido por: Square Enix Creative, Business Unit I e indieszero |
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Publicado por: Square Enix |
Gênero: Musical, Rítmico |
Série: Theatrhythm, Final Fantasy |
Lançamento: 16 de fevereiro de 2023 |
Classificação indicativa: 12 anos |
Modos: Single-player, Multiplayer |
Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 4 |
Theatrhythm é uma franquia de games musicais de ritmo baseadas nos títulos RPGs da Square Enix, sendo a série Final Fantasy a com maior número de games/músicas da franquia. Theatrhythm Final Bar Line é o quinto jogo da franquia, seguindo o original, Theatrhythm Final Fantasy, de 2012, para Nintendo 3DS; a sequência, Theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call, também de 3DS, de 2014; Theatrhythm Dragon Quest, de 2015, para 3DS, com foco na franquia Dragon Quest; e o exclusivo para arcades, de 2016, Theatrhythm Final Fantasy: All-Star Carnival. Na versão atual, a variedade de músicas foi expandida para abranger várias franquias da Square Enix, não se mantendo exclusivamente focada em Final Fantasy, disponíveis como conteúdo para download pago, incluindo franquias como: SaGa Frontier, Live A Live, The World Ends with You, Octopath Traveler, Nier, Xenogears, Chrono e Mana.
Gameplay
Final Bar Line é um jogo de ritmo que incorpora elementos de RPG, onde os jogadores assumem o controle de uma party de 4 personagens da série Final Fantasy, modelados em estilo chibi (muitos parecidos com bonecos Funko Pop!) e selecionam um jogo da linha principal Final Fantasy ou de algum spin off da franquia, no “modo história” do game, o Series Quest. Os jogadores então devem completar uma ordem pré-definida de músicas, de uma série à escolha do jogador, em que ocasionalmente são oferecidas oportunidades de escolha entre duas ou mais músicas, sendo que as demais não escolhidas ficam como não obrigatórias para a conclusão do game escolhido. A party então viaja por cenários, no sentido horizontal, da direita para a esquerda, em progressão lateral, que “recontam” a história dos games originais, enquanto enfrentam inimigos. O jogador age unicamente acionando os comandos musicais na tela, que surgem da esquerda para a direita, sendo representados por 4 botões, podendo serem ativados por qualquer um dos botões do controle, incluindo os botões de ombro, sendo que em determinados momentos pode ser necessário apertar mais de um, ou até mesmo 4 botões ao mesmo tempo, e eventualmente sendo necessário utilizar algum ou ambos os analógicos em determinada direção.
Isso é representado na tela por diferentes círculos coloridos que se movem. Os círculos vermelho, amarelo e verde são chamados de “triggers”. Quando os triggers se sobrepõem aos círculos brancos à direita da tela – chamados de “trigger marks” – você deve fazer um movimento oportuno com um botão ou analógico! Cada Trigger requer uma entrada diferente:
- Trigger de toque (círculo vermelho): o jogador deve pressionar um botão.
- Trigger deslizante (círculo amarelo com seta): deve mover o analógico na direção da seta. Se houver duas setas, terá que usar os dois analógicos!
- Trigger de segurar (círculo verde e linha verde): Segurar um botão durante o trigger e soltar no final da linha.
- Trigger de segurar-deslizante (círculo verde e linha com seta no final): Segurar um botão durante o trigger e mover o analógico na direção da seta no final da linha.
Uma barra no canto inferior esquerdo da tela representa a progressão da party na música/cenário, e outra barra no canto inferior direito representa o HP da party. Se a música for concluída, uma classificação é dada por seu desemprenho, exibindo sua precisão nos comandos, e a trupe pode avançar para a música seguinte; se o HP for zerado antes do fim da música, o jogador não pode progredir naquela história, podendo tentar novamente a música, ou escolher outro game/série. Em cada música, também existem determinadas missões secundárias opcionais, que se concluídas, desbloqueiam itens na galeria do game ou para uso durante as partidas, conferindo benefícios à party. Ao concluir as músicas, os personagens também sobem de nível, desbloqueando diferentes habilidades, algumas exclusivas. As clássicas summons da franquia também são debloqueadas conforme a progressão do game, e podem ser invocadas durante as músicas, dependendo de quão bem for o jogador durante a música, aos preencher a barra de summons, conforme acerta as notas.
As trilhas são divididas em três categorias diferentes:
- Battle Music Stages (BMS): aqui você luta contra inimigos que chegam em ondas ao ritmo da música tocada;
- Field Music Stages (FMS): que são mais relaxantes e de baixo ritmo, definidos para algumas das mais belas paisagens da Square Enix;
- Event Music Stages (EMS): aqui os bonecos somem da tela, e ficam cenas com recriações de alguns dos momentos mais famosos de cada jogo no background, e os botões mudam de orientação na tela, do sentido horizontal, para o sentido vertical, assemelhando-se aos games Guitar Hero e Rock Band.
Fator replay elevado
O game também possui vários níveis de dificuldade: todas as músicas podem ser tocadas na dificuldade Basic, Expert ou Ultimate, e cerca de um terço das músicas possui um quarto nível de dificuldade: Supreme. Para aqueles que buscam apenas momentos de diversão, os níveis mais baixos irão satisfazê-los, mas os complecionistas, que quiserem desbloquear tudo que o game tem a oferecer, terão que encarar os desafios mais altos.
Outros modos de jogo incluem a opção de jogar cada música obtida, no Music Stages; enfrentar outros jogadores em partidas multiplayer online, para até 4 pessoas, no Multi Battle; e conferir músicas, vídeos e várias coleções que você adquiriu, assim como registros de jogo detalhados, no Museum. Algumas vezes você irá apenas ligar o console, sem nada para desbloquear, apenas para repetir aquela música que grudou em sua cabeça. Enfim, é conteúdo suficiente para não enjoar tão cedo do game.
Repertório
Existem 385 faixas no total no jogo principal, 442 ao todo, caso adquira a edição digital deluxe, com 27 “faixas especiais de músicas” + 30 “faixas de jogos populares da Square Enix” do Passe de Temporada 1. Só o jogo base já apresenta uma quantidade bem vasta de conteúdo e horas de gameplay, ainda mais se você considerar todos os níveis de dificuldade para cada música. Porém, infelizmente, alguns grandes clássicos como Eyes On Me, Zanarkand, Why e outros, estão disponíveis somente por meio de DLC.
Theatrhythm Final Bar Line: Vale a pena?
Com mais de 300 joias atemporais do universo Final Fantasy maravilhosamente remasterizadas aliadas a um belo design de arte, gameplay divertido e conteúdo vasto, com fator replay quase infinito, Theatrhythm Final Bar Line é o jogo definitivo que nos traz quase toda a antologia musical dos jogos Final Fantasy e outros fora da franquia. Com novas mecânicas de jogo, até mesmo aqueles que jogaram os jogos anteriores podem encontrar algo novo para se divertir. É um título recomendado para todos que gostam de jogos musicais ou para os que gostam de Final Fantasy. Se você gosta de ambos, melhor ainda.
Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.