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The Last of Us Part II: confira 10 curiosidades sobre o game

No dia 19 de junho de 2020, há exatos 3 anos, era lançado um dos maiores títulos do PlayStation 4, sendo ganhador de diversos prêmios, inclusive o de melhor jogo do ano (GoTY, Game of the Year) do The Game Awards daquele ano. Como forma de celebrar seu lançamento de aniversário, separamos 10 curiosidades sobre o game. Confira!


1 – O compositor de ambos os jogos, Gustavo Santaolalla, pode ser visto sentado em uma cadeira tocando o tema em seu banjo, logo após você sair da casa de Ellie e acariciar o cachorro.

2 – O robô de brinquedo que Ellie deu a Sam no jogo original pode ser visto no quarto de Ellie.

3 – O quarto da Ellie no começo do jogo tem um PS3 (o console onde foi lançado o primeiro jogo) e jogos que parecem ser títulos de Uncharted (série feita pela Naughty Dog, mesmo estúdio dos jogos Last of Us). Em algumas das casas que você explora ao longo do jogo, você pode encontrar vários PlayStation 3 ao lado de jogos anteriores da Naughty Dog, como Uncharted 2: Among Thieves e Jak and Daxter.

4 – Joel ficou exasperado por Ellie não conseguir nadar no primeiro jogo e disse a ela que a ensinaria quando tivessem a chance. Ela sabe nadar agora.

5 – Durante a sequência de flashback no museu dos dinossauros, Joel faz referência à franquia Jurassic Park enquanto conversa com Ellie sobre velociraptores. No primeiro filme de Jurassic Park, a protagonista feminina interpretada por Laura Dern se chama Ellie.

6 – Quando Abby está explorando a base da WLF, uma pessoa está jogando um PS Vita. Ao que parece, a pessoa está jogando o nível Lava Tube de Jak and Daxter: The Precursor Legacy.

7 – Neil Druckmann declarou oficialmente que Abby é sua personagem favorita no jogo, explicando por que ela tem a maior parte do tempo na tela do jogo.

8 – O rosto de Abby foi baseado em Jocelyn Mettler, uma ex-artista de efeitos visuais da Naughty Dog. Em 2016, Jocelyn Mettler, quando ainda trabalhava para a Naughty Dog, estava em uma pausa para o almoço quando foi abordada por um dos artistas conceituais do jogo. Após uma reunião com o artista conceitual, durante a qual foi contada à ela a história de Abby, ela concordou em ter fotos de seu rosto tiradas para usar como referência para o design da personagem. Mais tarde, os desenvolvedores digitalizaram sua cabeça e rosto, que foram usados para Abby. Apesar das respostas esmagadoras que recebeu dos fãs desde o lançamento do jogo, ela considera seu envolvimento como um trabalho único. Ao contrário da crença popular, além de emprestar sua imagem, ela não teve nada a ver com interpretar Abby de forma alguma. A interpretação e voz da personagem foram provenientes da já consagrada atriz de voz Laura Bailey. Já o físico musculoso de Abby foi baseado na atleta do CrossFit, Colleen Fotsch.

9 – A dublê Amy Johnston listou vários fatores complicadores dos quais ela precisava estar constantemente ciente. Alguns personagens eram canhotos, por exemplo; outros eram destros. Alguns tinham pernas longas ou parte superior do corpo forte, o que os tornava mais ou menos hábeis em diferentes ambientes. Um personagem pode ter uma torção no pescoço, o que o impediu de virar para uma determinada direção. Todos esses movimentos – as caminhadas, além de outros atos mundanos de engatinhar, escalar e se esconder – variavam em correspondência aos eventos do jogo. “O ciclo de caminhada é diferente do Dia 1 de Seattle para o Dia 3 de Seattle”, disse Johnston. “Este é o primeiro jogo em que trabalhei tão específico com emoção e lesão. Quando Abby se machucou, tivemos um novo ciclo de caminhada e o mesmo com Ellie. Então, ao longo das diferentes cenas, mantivemos o controle para garantir que estávamos no momento certo, na hora certa, para não quebrarmos a imersão.”

10 – O jogo foi objeto de review-bombing no Metacritic, resultando em uma pontuação user review de 3,4/10 em seu ponto mais baixo. Os repórteres notaram que review-bombing ocorreu logo após o lançamento do jogo e observaram que era muito cedo para esses usuários terem terminado o jogo de maneira viável, com Jeuxvideo.com sugerindo que as avaliações dos usuários foram baseadas principalmente no vazamento do enredo. Os comentaristas observaram que uma proporção das análises de usuários fez declarações sobre a percepção da política de social justice warriors. Daniel Van Boom, da CNET, afirmou que o review-bombing não representam a maioria dos jogadores que, de outra forma, não têm problemas com a diversidade.


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