Até o presente momento, The Last of Us da HBO pareceu estar tentando criar uma adaptação bem fiel aos jogos. Porém sem os esporos, teremos uma mudança bem significativa na aventura.
Para quem jogou The Last of Us sabe que em muitos ambientes fechados, era necessário o uso de máscaras de gás, para evitar a transmissão por esporos. E essa era inclusive, uma das situações que mostram a imunidade da Ellie.
Em entrevista para o Comicbook, o co-criador da série Craig Mazin revelou que na série de TV, o fungo que causa a mutação dos humanos em criaturas comedoras de carne não se espalha pelo ar.
“Obviamente, há algumas coisas importantes que sabemos que estamos mantendo, é claro, mas há desafios do jogo para o show que precisam ser considerados”, disse Craig. “Por exemplo, pequenas coisas como os esporos. No jogo, existem aqueles locais em que você encontra esporos e precisa colocar uma máscara de gás. No mundo que estamos criando, se colocarmos esporos no ar, seria bem claro que eles se espalhariam por toda parte e todos teriam que usar uma máscara o tempo todo e provavelmente todos estariam completamente infectados a essa altura”
Craig então revela que tiveram de encontrar uma nova maneira de o fungo se espalhar, mas ainda assim manter o espírito do jogo. A mudança foi também necessária, para que o público que não jogou o jogo, possa entender a série, sem ter de jogá-lo.