Teoria Geek – O Importante é se divertir!

The Crew Motorfest I Confira nossa review

(Ilustração: Créditos/Lucas Menegheti, via PlayStation 5)

The Crew Motorfest é um tour divertido pelo arquipélago havaiano.

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Ivory Tower
Publicado por: Ubisoft
Gênero: Corrida
Série: The Crew
Lançamento: 14 de setembro de 2023
Classificação indicativa: 12 anos (via PlayStation Store)
Modos: Single-player e Multiplayer
Disponível para: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series XlS e PC

 

Motorfest, o festival do Havaí

Em O’ahu, a principal ilha do arquipélago havaiano, participamos de um festival pensado para todos os entusiastas de automóveis chamado Motorfest. Dentro, somos apresentados à uma cultura automobilística a partir de uma seleção de 15 campanhas temáticas, chamadas Playlists. Uma série de eventos rápidos colocam você ao volante de diferentes veículos, desde corridas de rua em um Toyota Supra até off-road em um Ford Bronco. Cada uma delas possuem características únicas como ambientação, tema musical, objetivos e jogabilidade com recompensas específicas que nos transportam para o melhor do mundo dos carros permitindo que exploremos o legado de marcas icônicas, como Porsche, Lamborghini e Ferrari, por exemplo.

Antes de mais nada, não é simulador de corrida. Mas sim uma obra de gênero arcade. Os eventos single-player variam entre Drift, Drag, Sprint, Relógio e Circuito com voltas. Com Made in Japan as ruas da capital Honolulu brilham em cores neon. Além disso, grandes esculturas de dragões elevam-se sobre a pista de corrida em todos os lugares, fazendo Motorsport lembrar vagamente Need for Speed: Underground. Nas competições Vintage por outro lado, há uma quantidade notável de granulação de filme sobre a imagem, fazendo com que tudo pareça um pouco como um dos primeiros filmes coloridos da década de 1950 combinando muito bem com os carros antigos alguns dos quais são daquela época. Como os carros são antigos, a injeção de nitro e o GPS ficam bloqueados nas competições substituindo o caminho usando as fotos exibidas na tela.

Os eventos Live Summit estão de volta e ainda são sua principal motivação para voltar todas as semanas. As corridas PvP online claramente não são o foco aqui, mas o novo sistema que eles implementaram para elas dá conta do recado. A cada meia hora começa um novo evento Grand Race e Demolition Royale. A primeira é como as corridas de história selvagem de The Crew 2, onde você corre em três tipos de veículos diferentes. Por sua vez, a outra se trata de um derby de demolição para 32 pessoas. Mas a UI também não é das melhores. O design do jogo anterior era muito limpo e fácil de navegar, o que era importante considerando todos os diferentes tipos de eventos que você tinha que analisar. Em Motorfest parece muito mais confuso, especialmente na tela de atividades, onde você realmente precisa procurar alguns dos eventos.

(Ilustração: Créditos/Lucas Menegheti, via PlayStation 5)

Universo lindo e vivo

Um dos principais pontos de venda dos dois primeiros jogos da franquia The Crew foram seus enormes mapas abrangendo todo o continente norte-americano. A escala era impressionante, mas o mundo parecia vazio. Motorfest resolve isso com um mapa menor, porém mais detalhado. Um universo lindo e vivo inspirado em Test Drive Unlimited, visto que é, na verdade, uma parte crucial das raízes não relacionadas. O mapa 3D em tempo real é visivelmente esplêndido. Cada centímetro de O’ahu é desenvolvido. Com vistas vibrantes, clima dinâmico e pôr do sol deslumbrante que mostra o notável mecanismo de iluminação.

Os visuais aprimorados proporcionam uma excelente visualização aqui. Isso pode ser observado desde as folhas da grama até as nuvens no céu e como você pode interagir com o mapa conforme aumenta e diminui o zoom. O “motor” funciona bem o suficiente para captar os diferentes pilotos e até mesmo o tráfego pela ilha, então mesmo quando você está diminuindo o zoom para um local na extremidade oposta, você consegue ver o que está acontecendo no nível do solo. São esses pequenos detalhes que se destacam para mim.

(Ilustração: Créditos/Lucas Menegheti, via PlayStation 5)

Motor na palma da mão

Título conta com mais de 600 carros no lançamento, com a opção de importar sua coleção de The Crew 2. Vários fazem sua estreia em jogos de corrida como Lamborghini Revuelto e Ford Mustang 2024 de sétima geração. Explore O’ahu como desejar, seja por terra, mar ou ar. Com um simples botão, você alterna entre carro, barco e avião. São monster trucks, suvs, quadriciclos, motocicletas, elétricos, uma diversidade incomparável.

Dirigir em alta velocidade — na obra, viu gente? — gera êxtase. Aquela sensação de prazer e felicidade ao passar dos 300 km/h no controle da BMW M4 Concept da LBWK. E sim, tudo isso é transmitido pelo DualSense. O motor na palma da mão. Arrisco dizer que, no PlayStation 5, no gênero de corrida, é o jogo que mais usufrui dos recursos do controle. Identificamos a mudança de marcha e a pressão dos freios com os Gatilhos Adaptáveis, a cor da luz muda na medida que o torque do motor aumenta ou vice-versa, se um veículo passar perto de nós sentimos o movimento pela Resposta Tátil, enfim. Simplesmente magnífico.

The Crew Motorfest, vale a pena?

Mesmo que brilhe com os aspectos mencionados anteriormente não temos suporte a dublagem no nosso idioma, apenas as interfaces e legendas em PT-BR. Sem mencionar ainda que há também dois problemas: uma assistente de IA irritante chamada Cara, que interrompe incessantemente o jogo, e o chamado “Erro 0_1 – Não é possível se conectar aos servidores” que vem desde 2018 sem solução para alguns jogadores, incluindo eu. No final, não era a minha internet.

Com opções gráficas entre Qualidade e Desempenho, isto é, 30 FPS ou 60 FPS, sim… vale a pena. The Crew Motorfest é um tour divertido pelo arquipélago havaiano.


*Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 5 pela Ubisoft Brasil para a elaboração desta análise*
Sair da versão mobile