Terminam as filmagens do longa “A Procura de Martina”, estrelado pela argentina Mercedes Morán

Terminam as filmagens do longa “A Procura de Martina”, estrelado pela argentina Mercedes Morán

Drama une Brasil e Uruguai em uma produção assinada por Kromaki e Ipanema Filmes, em coprodução com a uruguaia Básico

Terminaram as filmagens do longa-metragem “A Procura de Martina”, dirigido por Marcia Faria e com roteiro de Gabriela Amaral Almeida. No Brasil para rodar um filme brasileiro pela primeira vez, a protagonista argentina Mercedes Morán (“Diários de Motocicleta”, “Neruda”, “O Anjo”) integra o elenco estrangeiro do longa ao lado dos brasileiros Carla Ribas (“Aquarius”), Luciana Paes (“O Animal Cordial”) e Fernando Eiras (“Beduíno”). O longa é uma produção das brasileiras Kromaki e Ipanema Filmes, em coprodução com a uruguaia Básico, e distribuição da Bretz Filmes.

Carregada de emoção e memória, a obra traz como pano de fundo um dos episódios mais sombrios da história latino-americana: o caso de bebês de militantes políticos sequestrados durante as ditaduras do continente e depois entregues a famílias da elite militar ou a seus apoiadores. 

A trama gira em torno de Martina (Mercedes Morán), uma viúva de 75 anos, que teve sua filha única, grávida de três meses, sequestrada pela ditadura argentina e, desde então, busca informações sobre o paradeiro da filha e do neto, que nem chegou a conhecer. Começando a ter sintomas de Alzheimer, recebe um telefonema inesperado dizendo que a criança está no Rio de Janeiro. O longa tem locações espalhadas por várias partes da cidade, entre bairros como Copacabana, Madureira, Ramos, Tijuca e Jacarepaguá.

“‘A Procura de Martina’ é um filme sobre a vulnerabilidade do ser humano diante da velhice. Uma avó que busca desesperadamente seu neto, que pulsa vida, que se lança na aventura de viajar para outro país e enfrentar todas as dificuldades para encontrar esse neto. É alguém que está esquecendo, e cuja memória lhe prega peças, o que também traz humor a esse drama. Martina precisa contar para esse neto quem ele é e de onde ele veio, antes que ela mesma esqueça quem é e qual a sua origem. É uma história de amor, de um amor profundo, que vem da relação de Martina com sua filha”, comenta a diretora.

SINOPSE

Martina é uma abuela da Plaza de Mayo cuja única filha foi sequestrada pela ditadura argentina quando estava grávida de três meses. Aos 75 anos, viúva, mora sozinha em Buenos Aires e começa a ter sintomas de Alzheimer. Passou a vida buscando informações sobre o que aconteceu com a jovem e a criança até que, um dia, um telefonema lhe dá o paradeiro do neto: Rio de Janeiro. Começa assim a jornada de Martina. Uma viagem por uma cidade desconhecida em busca de seu único elo com a filha. Uma luta contra o tempo e o esquecimento.


Inscreva-se em nosso canal, toda semana tem vídeo novo e diversas teorias. AQUI