Teorizando | Boromir não deveria se juntar à sociedade e sim alguém próximo a ele

Em O Senhor dos Anéis, quando Bilbo decidiu deixar sua vida para trás e ir morar em Rivendell, Gandalf o fez deixar seu anel mágico para Frodo. Depois disso, Gandalf partiu para um projeto de pesquisa de 17 anos, onde confirmou que o anel de Bilbo era na verdade o Anel Governante de Sauron. A partir daí, Gandalf começou a sua jornada. Ele voltou ao Condado e disse a Frodo para sair da cidade. As coisas aconteceram um pouco mais devagar nos livros, mas o destino de Frodo foi o mesmo em ambas as iterações: a desagradável cidade de Bree . Lá, Gandalf esperava encontrar os Hobbits e construir um plano.

Infelizmente, Gandalf não chegou a Bree por causa da traição de Saruman. Mas, graças a Aragorn, os Hobbits chegaram com segurança a Rivendell, e não demorou muito para que todos estivessem debatendo o futuro da Terra-média no Conselho de Elrond. O destino incluiu um estranho grupo de participantes, mas todos decidiram. Uma Sociedade foi formada para levar o Um Anel para Mordor. No entanto, em retrospectiva, havia um membro da Irmandade que não tinha absolutamente nada a ver com isso. Eis por que Boromir não deveria estar envolvido.

 

Por que Boromir não deveria estar em Rivendell

O Conselho de Elrond não foi um evento planejado, e é por isso que Galadriel não estava lá. Todos os participantes estavam em Rivendell na época. Por exemplo, Legolas estava lá para relatar a fuga de Gollum. Enquanto isso, Gimli e Gloin vieram relatar sua preocupação com o empreendimento de Balin em Moria e avisar Bilbo que os servos de Mordor estavam procurando por ele. Boromir também tinha um motivo específico para aparecer. Ele teve um sonho semelhante a uma visão, que lhe disse para procurar Narsil em Rivendell. Então, ele foi em busca do destino antes que seu cavalo cedesse, obrigando-o a viajar a pé por 150 dias.

O problema é que Boromir nunca deveria ter viajado para Rivendell. Ele teve o sonho uma vez, mas ele veio para Faramir primeiro e repetidamente. No entanto, Boromir decidiu fazer “a jornada sobre [ele mesmo]” porque “o caminho estava cheio de dúvidas e perigos”. Vale a pena notar que Denethor não queria deixar seu filho ir. No entanto, Boromir estava cheio de orgulho e acreditava que era mais adequado do que Faramir, então ele decidiu ir contra as cutucadas do destino e contra os desejos de seu pai.

 

Por que Boromir não deveria ter feito parte da Irmandade

Por causa do orgulho e egoísmo de Boromir, ele aprendeu sobre o Anel e foi incluído na Sociedade quando Faramir teria se encaixado muito melhor. Isso ficou claroo antes mesmo do Conselho de Elrond terminar. Quando todos decidem que o Anel deve ser destruído, Boromir não se convence: “Boromir olhou para eles em dúvida, mas baixou a cabeça. ‘Que assim seja … enquanto os Sábios guardam este Anel, nós [de Gondor] continuaremos lutando. .'” O uso da palavra “guarda” parece indicar que ele nunca realmente aceitou a decisão deles de destruir o Anel.

Eventualmente, Boromir não aguentou mais. Graças à possível influência do Anel, Boromir acreditava que a Sociedade estava essencialmente dando o Anel a Sauron. Então, ele tentou tirá-lo de Frodo, embora finalmente visse o erro de seus caminhos e se arrependesse em um sacrifício trágico. Se ao menos Boromir tivesse visto que o orgulho era sua falha fatal antes. Se isso tivesse acontecido, ele teria sido muito mais simpático. Ele poderia ter sido um membro valioso da Irmandade. Tal como está, no entanto, ele era o representante errado de Gondor, nos fazendo pensar que de fato Faramir era quem deveria ter seguido tal caminho e participado da sociedade e de suas decisões.