Existem jogos que você mal encosta no controle e percebe que já é tarde demais, o vício se alastra e não é mais possível pensar em outra coisa, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é um deles.

Shredder's Revenge
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Tribute Games
Publicado por: Dotemu
Gênero: Ação, Aventura, Casual, Indie
Série: Teenage Mutant Ninja Turtles
Lançamento: 16 de Junho de 2022
Classificação indicativa: Livre
Modos: 1-6 Jogadores
Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC

 

Confesso que meus olhos brilharam assim que vi a abertura do jogo, e a menina de 6 anos em mim acordou, para relembrar com muito carinho daquelas quatro cascudas que fizeram parte da minha infância – e como não lembrar? Era meu único cartucho diferente.

A memória da gente é bem fantasiosa, e costuma fazer um “remake” imaginário nas lembranças que guardamos de jogos lá do passado. Quem nunca foi experimentar um jogo dos anos 90 que marcou seu coração, e se chocou em como tudo estava genuinamente FEIO para os dias atuais? Pois bem, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge veio para tornar a nossa imaginação realidade, trazendo o melhor dos clássicos, com as melhorias da atualidade.

O Canal 6 está no ar

Com Bebop e Rocksteady atacando o Canal 6 e roubando dispositivos super tecnológicos para dar vida ao mais recente plano maligno de Krang e Destruidor, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge coloca as Tartarugas para lutar!

E sabe o mais legal de tudo? É que a Masanume uma agência de comunicação brasileira – localizou o jogo para PT-BR, deixando o título mais acessível para todos os públicos. Mas não foi aquela tradução “feita nas coxas” e sim uma caprichada, que os fãs que vibravam em frente à TV esperam. Todas as gírias e nomes foram traduzidos levando em consideração o passado das Tartarugas Ninjas aqui no Brasil.

Shredder's Revenge PlayStation (Brasil) 1
A April agora é jogável, e você ainda pode liberar o Casey Jones.

Esmaga! Esmaga! Esmaga!

Minha primeira dica para você é ler a lista dos golpes antes de começar a sua partida – ou mesmo durante ela. Existe uma enorme variedade de possibilidades que irão te ajudar a tornar a jogabilidade mais divertida. No entanto não pense que os personagens realizam os mesmos movimentos, a Tribute Games não matou trabalho e criou um estilo e personalidade únicos para cada personagem. Dessa forma Leonardo, Raphael, Donatello, Michelangelo e até April e o próprio Mestre Splinter terão suas peculiaridades.

Os inimigos também são vastos e vão mudando de estilo e dificuldade conforme você avança na campanha. O mesmo pode ser dito dos chefes, onde cada qual possui sua própria maneira de atacar e também de ser derrotado. Mas talvez o ponto mais forte seja em como encontramos eles pelo cenário, existe muitas cenas cômicas.

Shredder's Revenge PlayStation (Brasil) 2
Junte a galera toda na mesma tela pra muita porrada!

Shredder’s Revenge está muito dinâmico, pois ao contrário do combate técnico visto em Street of Rage 4, aqui o foco está realmente na pancadaria. São vários inimigos na tela e muito esmagar de botões! Tudo ainda fica muito mais divertido ao podermos jogar com até 4 jogadores localmente ou 6 se cada um tiver seu próprio dispositivo (multiplayer).

Para todos os gostos

Como você já pode imaginar, o objetivo do jogo é avançar pelos cenários através de uma rolagem lateral, enquanto derrotamos inimigos e um chefe no final de cada fase. Sendo que existem dois modos com características diferenciadas:

  • Modo Arcade: Aqui iremos reviver o inferno que era superar o modo arcade, com uma experiência clássica que irá deixar todos de cabelo em pé. Pois as vidas são limitadas, o progresso não é salvo e claro, nada de trocar o personagem.
  • Modo história: Para quem gosta de jogar tranquilamente, aqui encontramos um mapa com fases numeradas da história principal que vão aparecendo conforme finalizamos as anteriores com sucesso. Nesse modo podemos trocar de personagem, repetir fases, realizar missões secundárias, cumprir desafios e ainda subir o nível do personagem para desbloquear novas habilidades.

Tudo isso ainda é revestido por 3 dificuldades, pra configurar o desafio da maneira que o jogador achar melhor.

Fator replay altíssimo

Uma campanha completa dura apenas de 2 à 3 horas, mas elas super valem a pena! Você irá  ter vontade de jogar mais de uma vez para experimentar os outros personagens ou tentar se aprimorar numa dificuldade maior. Fora que se tiver uma visita, não deve pensar duas vezes em fazer o pessoal experimentar nossos amigos verdes.

Shredder's Revenge PlayStation (Brasil) 3
Você pode interagir com objetos do cenário para prejudicar seus inimigos.

Mesmo sozinho existem missões secundárias que alguns personagens irão te propor, como encontrar fitas VHS, insetos ou jornais escondidos dentro das fases. Ademais ainda existem os desafios para quem curte passar sufoco, exigindo objetivos desde os mais simples, aos mais complexos, como passar determinada fase sem levar danos ou sem fazer uso de especiais.

Lindo, dinâmico e muito mais!

As fases por sinal estão lindas, cada uma das 16 possui um ambiente em pixel art diversificado e deslumbrante. É muito colorido e principalmente dinâmico, oferecendo uma experiência extremamente divertida para todos. Lembro que estava na fase do zoológico e falei pro meu player 2, olha que macaco bonitinho! Eu lá admirando o bicho, e ele me mete uma banana na cara. Inferno, ri demais da situação.

Há algo também de muito especial nas músicas compostas por Tee Lopes (de Sonic Mania e SoR4: O Pesadelo de Mr. X), é como se você recebesse uma dose de dopamina pelos ouvidos. Obviamente que existem outros fatores para te deixar empolgado com Shredder’s Revenge, mas com toda certeza a trilha sonora vai te trazer um ótimo bem estar.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge: Vale a pena?

Custando a partir de R$85,49 esse jogo se torna obrigatório para qualquer jogador na faixa dos 30 anos ou mais, para se relembrar do quanto era divertido meter a porrada no clã do pé e dominar o Destruidor. Mas não deixa de ser indicado para os novos jogadores também, pois inclui diversas opções que facilitaram e muito a experiência com o jogo.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é facilmente uma das melhores surpresas do ano, e só temos a agradecer a Dotemu, Tribute Games e Masanume por esse lindo trabalho em equipe que propiciou esse belo presente para os fãs. Chegou a hora de trocar a pizza da semana, por uma rica aventura com as cascudas. COWABUNGA e até a próxima!

O Teoria Geek agradece a Dotemu pela chave de PlayStation 4 fornecida para a produção dessa análise.


Confira mais matérias como essa clicando aqui!