A Shogakukan divulgou nesta quarta-feira (29/09) uma nota à imprensa que o mangaká Takao Saito, autor de Golgo 13, morreu na última sexta-feira (24/09) devido a um câncer no pâncreas. Ele tinha 84 anos.

Takao Saito Golgo 13 morre

Saito nasceu na cidade de Wakayama, no ano de 1936. Ele começou a sua carreira como mangaká em 1955, com o mangá Kuuki Danshaku. Mas, foi em 1968 que Saito criou o seu maior sucesso: Golgo 13, que foi publicado pela revista Big Comic, da Shogakukan. A obra ganhou vários prêmios e foi muito importante no mundo dos mangás. Saito também ganhou vários prêmios e condecorações graças ao mangá.

Atualmente, o mangá de Golgo 13 entrou para o Guinness Mundial como o mangá com mais volumes publicados na história, contendo 201 volumes até o momento. A obra é publicada desde 1968 até hoje. O recorde antigo pertencia ao mangá Kochira Katsushika-ku Kamearikouen-mae Hashutsujo (Kochikame), de Osamu Akimoto, que tem 200 volumes, e foi publicado na Weekly Shonen Jump desde 1976 até 2016.

Takao Saito Golgo 13 morre

Por fim, a Shogakukan anunciou que o mangá de Golgo 13 continuará a ser publicado na revista Big Comic pelos assistentes de Saito, pois era o desejo dele que o mangá continuasse a ser publicado mesmo após a sua morte. Além disso, a franquia tem dois filmes live-action, um filme animado, e uma série em anime que foi lançado em 2009 no Japão.

Takao Saito Golgo 13 morre

No Brasil, a Editora JBC chegou a publicar algumas histórias da obra em 2010 com apenas 3 volumes até o momento sobre o selo de Graphic Novel, mas até hoje não houveram mais volumes. Já as outras mídias de Golgo 13 são inéditas no Brasil.