‘Suzume’ | Confira nossa crítica

Suzume 01

Hayao Miyazaki, de “A Viagem de Chihiro” (2001), talvez seja um dos maiores magos das animações japonesas e que fez o restante do mundo respeitar os longas de anime feitos na terra do sol nascente. De todos os realizadores que vieram posteriormente Makoto Shinkai talvez seja o mais próximo´da linguagem cinematográfica de Miyazaki, ao criar filmes sublimes e de vários simbolismos como “O Tempo Com Você” (2020). “Suzume” (2022) talvez o realizador tenha chegado ao seu ápice, ao realizar um conto em que transita entre a fantasia e sobre os nossos dilemas durante a vida.

Ficha Técnica
Título: Suzume
Ano de Produção: 2023
Dirigido Por: Makoto Shinkai
Estreia: 13 de abril de 2023
Duração: 2h 02min
Classificação: Livre
Gênero: Aventura
País de Origem: Japão
Sinopse: Do mesmo criador de Your Name, Suzume no Tojimari acompanha dois amantes desafortunatos. Suzume, uma garota de 17 anos que vive em uma pacata cidade em Kyushu, conhece um jovem em uma jornada “procurando portas”. Ela o segue até um prédio em ruínas nas montanhas e encontra uma porta, como se “só ela” fosse salva da devastação. Suzume se sente atraída por um poder invisível e estende a mão para a porta. Logo, portas em todo o Japão começam a se abrir uma após a outra. As portas que se abriram devem ser fechadas para fechar a calamidade que jaz do outro lado. Agora, começa a “jornada de fechar portas” de Suzume.

 

NARRATIVA

Na trama, Suzume, uma garota de 17 anos que vive em uma pacata cidade em Kyushu, conhece um jovem em uma jornada “procurando portas”. Ela o segue até um prédio em ruínas nas montanhas e encontra uma porta, como se “só ela” fosse salva da devastação. Suzume se sente atraída por um poder invisível e estende a mão para a porta. Logo, portas em todo o Japão começam a se abrir uma após a outra. As portas que se abriram devem ser fechadas para fechar a calamidade que jaz do outro lado. Agora, começa a “jornada de fechar portas” de Suzume.

AMBIENTAÇÃO

Em primeiro lugar é preciso destacar o visual espetacular desse filme que é repleto de detalhes. É curioso observar que o lado fantástico da trama possui um incrível visual, mas nada se compara o mosaico de detalhes de toda a jornada que Suzume passa, pois cada cena chega a beira da perfeição, como se o desenho tradicional se misturasse com cenas filmadas no mundo real. Com certeza Hayao Miyazaki se inspirou no que Katsuhiro Otomo havia criado para o seu clássico “Akira” (1988), mas indo mais além do que se imagina.
Quanto a trama em si, é curioso que a melhor coisa não o lado fantástico, mas sim o lado mais simples e humano do qual Suzume vai encontrando. Ao longo da sua jornada a protagonista vai fazendo amigos, desde ajudar uma jovem a colher laranja, como também ajudar uma mãe solteira a cuidar de um bar. São momentos como esse que nos conquista e fazendo a gente se identificar com os personagens genuinamente humanos.

Claro que o filme irá conquistar aqueles que se debruçam para a fantasia, pois a trama é recheada de simbolismo, dos quais vão desde a outros mundos como também diversos mitos da cultura japonesa.

Suzume 01

REFLEXÃO

A figura do gato, por exemplo, tem um grande peso dentro da trama e que faz a gente relembrar as melhores passagens dos contos que o escritor inglês Neil Gaiman fazia quando inseria a figura de um gato em suas tramas. Além disso, nunca uma cadeirinha ganhou tamanha importância dentro de uma trama, mas somente ver para crer.
Acima de tudo, é um filme que fala sobre o medo de crescer, de viver sozinho e, por fim, fracassar na vida. Porém, ele nos ensina que devemos saborear cada minuto de nossas vidas, através dos lugares que a vida nos leva, ou das pessoas que a gente cruza, sendo que cada uma delas tem a sua própria aventura da vida para ser compartilhada. Ao final, uma jornada se fecha para a protagonista e começando uma outra e da qual a gente deseja conhecer um dia.

VEREDITO

“Suzume” é um ótimo anime feito de coração por Hayao Miyazaki e que nos convida para assistirmos uma fantástica aventura fantástica, porém, bastante humana.



Onde Assistir: Crunchyroll


Quer saber mais sobre filmes?
Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube: