Sully – O Herói do Rio Hudson é um filme de drama biográfico que foi lançado em 2016, dirigido e co-produzido por Clint Eastwood, que conta a história do Voo US Airways 1549. O filme é estrelado por Tom Hanks, Aaron Eckhart, Laura Linney, Anna Gunn, Autumn Reeser, Holt McCallany, Jamey Sheridan e Jerry Ferrara.

  • SINOPSE: 15 de janeiro de 2009. Logo após decolar do aeroporto de LaGuardia, em Nova York, uma revoada de pássaros atinge as turbinas do avião pilotado por Chesley “Sully” Sullenberger (Tom Hanks). Com o avião seriamente danificado, Sully não vê outra alternativa senão fazer um pouso forçado em pleno rio Hudson. A iniciativa é bem-sucedida, com todos os 150 passageiros a bordo sendo salvos. Tal situação logo transforma Sully em um grande herói nacional, o que não o isenta de enfrentar um rigoroso julgamento interno coordenado pela agência de regulação aérea nos Estados Unidos.

O filme Sully – O Herói do Rio Hudson é baseado em fatos reais. Sim, sempre que ouvimos falar em fatos reais já ficamos com vontade de ver e saber como é o filme sobre o tal fato que ocorreu. E esse filme conta a história de Sully, um piloto de avião que salvou 155 passageiros, após pássaros atingirem as turbinas do avião que estava pilotando, o forçando a fazer um pouso de emergência.

Porém este filme não nos mostra somente o acidente em si e o pouso de emergência, onde podemos dizer que estas cenas são muito bem montadas, nos mostra e nos fala sobre o julgamento em que a agência reguladora de aviação dos Estados Unidos realiza contra Sully querendo saber se ele não tinha outra alternativa além do rio Hudson.

Sully – O Herói do Rio Hudson não é um filme grande, tem 96 minutos de duração. Entretanto o filme conta com cenas muito boas e um enredo ótimo. Porém a crítica achou um filme comum em que não se aprofunda no drama vivido pelo herói americano. Sully (Tom Hanks) sofre com o julgamento por sofrer muita pressão da agência reguladora, o questionando sobre suas decisões. E a história se desenvolve a partir dos julgamentos e depoimentos. Claro que não podemos deixar de falar sobre a grande atuação de Tom Hanks, que se destaca dos demais atores do elenco, como também em seus diversos filmes que tem na carreira.

Também é muito interessante e talvez o momento mais interessante de Sully – O Herói do Rio Hudson, onde diversos pilotos fazem simulações, passando pela mesma situação que aconteceu com o avião pilotado por Sully, para tentar chegar em outros aeroportos, fazendo outras rotas para realizar o pouso de emergência, que não fosse no rio Hudson, pois fazer uma amerrissagem é sempre muito mais perigoso. Logo, essas simulações acabam nos mostrando que realmente o Fator Humano atrás de um computador, ou uma máquina, faz muita diferença na hora de tomar decisões extremas.

Por fim,

Se ainda não assistiu, assista! É um filme muito interessante sobre um fato histórico.

Vale muito a pena assistir também pela grande obra cinematográfica realizada e pelo elenco do filme contando com Tom Hanks. E também é uma grande homenagem ao piloto Chesley Sully Sullenberger que salvou todas essas pessoas e é reconhecido como um herói nos Estados Unidos. Aproveite e bom filme!

Nota IMDb: 7,5 / 10,0

Minha Nota: 8,7 / 10,0

Ficha Técnica:

Filme: Sully – O Herói do Rio Hudson

Gênero: Drama

Direção: Clint Eastwood

Elenco: Tom Hanks, Aaron Eckhart, Valerie Mahaffey, Anna Gunn, Holt McCallany, Laura Linney

Duração: 96 min.

Ano: 2016

País: Estados Unidos

Estreia: 15/12/2016 Brasil

Distribuidora: Warner Bros.

//www.youtube.com/watch?v=aeEP0S_GTrI


~ Flavio Gabriel