Submerged: Hidden Depths é uma aventura descontraída que irá acalmar e encantar seus jogadores.
Desenvolvido por: Uppercut Games |
---|
Publicado por: Renaissance |
Gênero: Aventura |
Série: Submerged |
Lançamento: 10 de março de 2022 |
Classificação indicativa: Livre |
Modos: Single Player |
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Stadia e PC. |
A Uppercut Games é um pequeno estúdio independente localizado na Austrália e já possui em seu currículo uma pequena lista de jogos, incluindo Submerged – antecessor de Hidden Depths.
A MASSA
Submerged: Hidden Depths acontece em um mundo destruído, onde a maré subiu e a flora se expandiu daquele jeito pós-apocalíptico que adoramos. Existem antigas construções adaptadas pelos antigos moradores por toda a região, mas o curioso é que não encontramos nem uma alma viva, apenas alguns ecos dos que já partiram.
Mas que massa é essa? Durante sua exploração pelo pequeno mundo aberto, você perceberá uma massa escura e imensa espalhada por todo lado. Essa substância preta e adormecida, impede algumas passagens e nos deixa curiosos sobre a sua origem.
MIKU E TAKU
Para explorar a região e desvendar seus mistérios, poderemos navegar em um barco controlando Miku e Taku, dois irmãos em busca de um novo lar. Sendo que Miku, a garota, possui habilidades mágicas, capazes de interagir com a massa.
Apesar de possuir uma história simples, contada através de pequenos trechos após as missões principais ou diários encontrados. A trama se torna atraente por te liberar pequenas partes de um quebra-cabeça que ao ser totalmente preenchido, revela tudo o que aconteceu. Tanto com os irmãos, quanto com o próprio mundo.
EXPLORAÇÃO
Nosso objetivo principal é encontrar nove sementes distribuídas nas principais construções daquele mundo. Essas sementes estão sendo utilizadas para ligar antigos aparatos eletrônicos. Mas uma vez que você as retira de lá e as conecta na massa, o que era negro e sinistro, recupera sua vida e floresce, nos trazendo um espetáculo de cores vivas e ambientes belíssimos.
Durante sua busca pelas sementes, tudo o que você precisará fazer é explorar e encontrar caminhos. Submerged: Hidden Depths é livre de combates, e o máximo que será exigido do jogador é interagir com poucos objetos para liberar pontes e portões.
JOGABILIDADE
O jogo se divide em duas partes, a que jogamos com o barco navegando pelo oceano e a que jogamos a pé explorando as construções.
Enquanto estamos no barco, é possível interagir com portões fechados e barragens em seu caminho, os puxando com uma corda para quebrá-los ou ainda locomover pequenas pontes para permitir a passagem a pé posteriormente. O barco possui customizações e melhorias que podem ser encontradas por todo o mapa – a melhoria prolonga sua aceleração para chegar nos objetivos de forma mais rápida.
Já a pé a maior parte do tempo controlaremos apenas os analógicos, pois tudo se resume a correr, pular sobre troncos, se pendurar em cordas, subir por postes e pequenas saliências na parede. Eventualmente você pode precisar colocar uma pedra sobre um orifício para liberar uma ponte ou mesmo pressionar um botão, mas nada muito diferente disso.
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS
Além dos objetivos principais, Submerged: Hidden Depths oferece uma boa variedade de caça a coletáveis por assim dizer. Realmente tudo se resume a exploração, e além das sementes, diários e melhorias do barco, você também pode encontrar:
- Conjuntos de itens que formam uma roupa ou penteado.
- Flores, que podem virar uma acessório para a cabeça.
- Mirantes que revelam outros colecionáveis por perto.
- Objetos antigos que poderão fazer parte do seu mini museu.
- Animais aquáticos, terrestres e até algumas aves.
- Monumentos que retratam estruturas conhecidas.
Todos esses itens podem ser encontrados com sua luneta, e após detectados, serão dispostos no mapa do jogo.
DESCONTRAÍDO
A proposta do jogo é oferecer um conteúdo leve e relaxante, e a Uppercut Games consegue fazer isso a risca. Mesmo sendo repetitivo, Submerged: Hidden Depths traz algo em sua parte visual e sonora que nos contagia.
O clima e hora do dia também mudam, então ao longo da aventura você verá diversas tonalidades de acordo com a iluminação, além de efeitos visuais diversos de acordo com um dia claro ou uma tempestade. Todo o ambiente, a água e as texturas possuem uma qualidade surpreendente, é quase realista.
Logo, mesmo em busca do seu 56º diário para revelar a história, você acaba curtindo, devido a beleza visual do game e a calmaria proporcionada por sua trilha sonora.
SUBMERGED: HIDDEN DEPTHS: VALE A PENA?
Se você o comprar no intuito de realmente querer relaxar com algo descontraído, leve e um pouco curioso, vale. Seus olhos vão se deleitar com paisagens deslumbrantes e certamente você terá uma ou outra surpresa até o término da aventura.
Contudo ele não faz uso das funcionalidades do DualSense e poderia oferecer uma narrativa um pouco mais impactante.
É um jogo fácil e indicado para todas as idades, e adivinha só? Está localizado em Português do Brasil. Então, se estiver precisando respirar um pouco, esse título pode ser muito divertido.
O Teoria Geek agradece a Renaissance pela chave de PlayStation 5 fornecida para a produção dessa análise.
Para mais notícias sobre games, largue o controle e clique aqui.