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Street Fighter 6 | Confira nossa review

Aqui vem um novo desafiante!
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Capcom
Publicado por: Capcom
Gênero: Luta, RPG
Série: Street Fighter
Lançamento: 2 de junho de 2023
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Single-player, Multiplayer
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series S/X e PC

 

Street Fighter é indiscutivelmente o jogo de luta mais popular e o mais influente da história. A franquia da Capcom, que teve seu início em 1987, revolucionou o gênero com o lançamento de sua segunda versão e acabou influenciando todos os títulos de luta que vieram depois. Como se não fosse o bastante, após a declínio de popularidade dos jogos de luta como um todo no fim da década de 90/início dos anos 2000, a quarta edição da franquia foi responsável por reviver não apenas a série, mas o gênero como um todo. Infelizmente, o quinto título da série deixou grande parte dos fãs decepcionados, e a Capcom reconheceu o erro, reestruturou completamente Street Fighter V para o que deveria ter sido no lançamento e agora pede desculpas com a carta de amor chamada Street Fighter VI.

Três modos principais de jogo

Se você foi um dos que compraram Street Fighter V no lançamento e se decepcionou com a ausência de um modo história, fique feliz porque a Capcom resolveu presentear os jogadores de Street Fighter VI, não com um, mas dois tipos de modo história! Mas isso, vamos detalhar mais à frente! O menu principal do game divide-se em 3, como se fossem 3 games independentes. São eles:

Fighting Ground:

Primeiramente, este é o modo equivalente a um jogo Street Fighter tradicional, com todos os demais modos clássicos, tais como: Arcade, a experiência de história clássica de cada personagem; Versus, onde você pode enfrentar algum jogador real no segundo controle ou a CPU; Training Menu, aqui você pode experimentar o modo practice ou o tutorial; Trials; Extreme (batalhas com regras específicas); Guia dos Personagens; e partidas casuais e rankeadas online.

World Tour:

O modo World Tour é a principal inovação de Street Fighter 6. Pela primeira vez na série, você tem a oportunidade de explorar o mundo de Street Fighter de uma perspectiva 3D em mundo aberto, semelhante a um RPG. Ele começa com você criando seu próprio personagem para sair por aí explorando o mundo de Street Fighter, vivendo sua própria história. Embora não seja um enredo extraordinário, com design de missões relativamente simples, a atenção aos detalhes e carinho são impressionantes. Há personagens de jogos antigos da Capcom que retornam modernizados pela primeira vez, e há até um estádio inteiro dedicado ao ex-prefeito de Metro City, Mike Haggar, de Final Fight.

No World Tour, você pode realizar missões de NPCs em um mundo aberto, subir de nível e aprender novos movimentos de toda a lista de Street Fighter 6. Todos os personagens jogáveis do game podem ser encontrados no modo World Tour e todos têm sequências de introdução próprias. Depois de desbloqueados, você pode aumentar o nível de seu relacionamento com eles para desbloquear seus movimentos especiais, acessar conteúdo paralelo exclusivo e também aprender mais sobre eles. Isso permite que você interaja com esses personagens de uma maneira totalmente única que a franquia não havia oferecido antes. É curioso que é um modo de jogo que traz um certo ar de familiaridade com a franquia Yakuza / Like a Dragon da Sega.

O game oferece um modo tutorial à parte no Fighting Ground, conforme já citado, no entanto, o modo World Tour acaba sendo também um tutorial expandido, não servindo apenas como um modo campanha. As missões e minigames existentes ensinam ativamente como jogar e fazer uso das várias mecânicas do game, como executar uma técnica especifica ou misturar os golpes.

O modo campanha por si só é relativamente vasto, em termos de atividades e missões secundárias, sendo que se você concluí-lo pulando tudo, ainda leva cerca de 11 horas, e experimentando tudo com calma, pode levar até pouco mais de 20 horas.

Battle Hub:

Aqui é o lobby online, onde temos uma grande sala com máquinas onde podemos encontrar outros jogadores, controlando nosso personagem criado, onde podemos jogar contra outros jogadores seja por meio de lutas, o modo Extreme ou até mesmo curtir algum game antigo da Capcom. Caso não esteja a fim de lutar, pode também apenas ficar conferindo outros jogadores jogarem.

Você também pode entrar em “clubes” com um sistema completo de criação de emblemas e camisas. É uma maneira divertida de se conectar com os amigos, e isso se estende aos lobbies privados, que agora suportam mais partidas simultâneas em uma única sala.

Pela primeira vez em mais de 30 anos, temos a oportunidade de explorar o mundo de Street Fighter.

Elenco

O game conta com um elenco satisfatório de 18 personagens, entre personagens de games antigos e novatos. Entre veteranos, que dispensam apresentações, temos: Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, E.Honda, Dhalsim, Blanka, Juri, Luke, Zangief e Deejay. Entre os estreantes temos:

O elenco de Street Fighter 6 presente no game base.

Opções de acessibilidade 

Os games de luta possuem uma barreira de entrada e curva de aprendizado relativamente mais duras que de outros gêneros de jogos. Tornando esta edição da franquia a mais convidativa possível, a Capcom criou um novo sistema de controle para facilitar a entrada de novatos na franquia ou até mesmo no gênero dos Fighting Games.

Para os veteranos, ainda existe o sistema clássico, mais complexo, composto por 3 botões de soco e 3 botões de chute, com variações de força dos ataques (fraco, médio ou forte). O sistema clássico acaba exigindo mais da habilidade do jogador e cobra um maior nível de dedicação.

Já o sistema moderno é um novo método de comando que reinventa a maneira como os jogos de luta são jogados. Ataques fracos, médios e fortes estão dispostos nos botões de face, juntamente com um botão dedicado a um ataque especial. Todas as propriedades desses botões mudam com base na direção de seu comando. Já nos botões de ombro do controle existem atalhos adicionais: Agarrão, Drive Parry, Drive Impact e um botão dedicado de assistência, que encadeia automaticamente sequências de ataques quando segurado.

Indiscutivelmente esse sistema de controle facilita bastante a vida dos novatos na série, aumentando as chances de ganhar uma luta para qualquer um que não tenha costume com games de luta. Alguns personagens se beneficiam dos controles modernos mais do que outros. Mas não ache que esse sistema de comando acaba sendo uma vantagem em cima de jogadores mais dedicados, pois há compensações. Você acaba causando 20% menos dano nos ataques, assim como tem acesso a menos movimentos do que nos controles clássicos. Essas compensações acabam deixando tudo equilibrado. Caso não tenha muita experiência com games de luta o ideal é você iniciar com os controles modernos e progressivamente se adaptar aos controles clássicos.

Já os controles dinâmicos é basicamente jogar com assistência da CPU.  Tudo é simplificado para apenas três botões que cuidarão de todos os ataques e algumas manobras, e depois mais dois botões que acionam o Drive Impact e o Parry.

Uma grande ajuda nos embates é fazer uso do sistema de controle moderno, principalmente quem for iniciante.

Novas mecânicas

Entre as novas mecânicas a principal adição ao combate trata-se do sistema de Drive, uma barra localizada abaixo do HP de cada personagem, que permite realizar algumas ações:

Parry: ocorre ao apertar o botão de ombro frontal direito (comandos modernos) ou soco + chute médios (comandos clássicos). Só pode ser quebrado com agarrões. Enquanto ativo, a barra é gasta.

Drive Impact: ocorre ao apertar o botão de ombro frontal esquerdo (comandos modernos) ou soco + chute fortes (comandos clássicos). Serve para diferentes situações: pode ser usado como um golpe normal; se usado como contra-ataque, deixa o oponente de joelhos; afasta o oponente, caso ele defenda; quebra a guarda do oponente, caso a defesa ocorra no canto; e pode tontear o oponente caso ele seja acertado sem barra de drive. Independente do uso, consome uma barra e também pode ser quebrado por agarrões e pode ser contra-atacado com outro Drive Impact.

Drive Rush: uma espécie de conexão de combos, por meio de cancelamentos, para combos que não podem ser conectados. Pode ser realizado através do comando de dash para frente, consumindo 3 barras de drive, ou iniciado via parry, consumindo 1 barra.

Os ataques especiais dos personagens, por sua vez, também consomem a barra de EX, em vez da barra de Super, reservando esta para realização de Super Combos, existindo 3 opções para estes, consumindo de 1 a 3 barras. Se um Super Combo de 3 barras for realizado com pouco HP, ocorre uma Critical Art, resultando em uma diferente animação.

O game traz muitos recursos para extrair o máximo das habilidades de cada jogador.

Demais aspectos técnicos

Os gráficos são excelentes e apresentam uma das mais belas direções de arte da franquia até então. As músicas clássicas podem fazer um pouco de falta, mas as presentes no game, cumprem seu papel. As partidas online fazem uso do Rollback Netcode, permitindo assim partidas mais fluidas, com quase nenhum lag. Um ponto negativo que fica é a ocorrência de falhas de texturas que demoram a carregar em certos NPCs no modo World Tour e alguns bonecos ou objetos que também demoram a carregar por completo, sofrendo de pop-ins engraçados, para não dizer tristes, mas que não afetam a qualidade final do game.

Street Fighter 6: Vale a Pena?

Street Fighter 6 é um convite para o baile aos iniciantes e uma carta de amor aos fãs de longa data! Não apenas isso, é também o jogo que levará a franquia, a comunidade de jogos de luta e o gênero para a próxima década de jogos. Street Fighter 6 cria um ambiente para todos os outros jogos de luta e comunidades prosperarem e, portanto, independentemente das preferências pessoais, todos ganhamos.  Entrega tudo de bom da franquia e entrega mais, então dependendo do que você procura, definitivamente, há algo aqui para você.

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 4 pela Capcom para a elaboração desta análise.

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