Desenvolvido por: Massive Entertainment, Lucasfilm Games, Ubisoft |
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Publicado por: Ubisoft |
Gênero: Ação, aventura, tiro em terceira pessoa |
Série: Star Wars |
Lançamento: 30 de agosto de 2024 |
Classificação indicativa: 14 anos |
Modos: Single-player |
Disponível para: PlayStation 5, Xbox Series S/X e PC |
Star Wars Outlaws é um jogo publicado pela Ubisoft e desenvolvido pela Massive Entertainment, apoiada pela Lucasfilm Games e outros dez estúdios da Ubisoft. A equipe de desenvolvimento e as equipes de suporte buscaram combinar elementos canônicos do universo Star Wars com suas próprias ideias, focando na criação de uma jogabilidade cinematográfica e perfeita. Será que conseguiram? Confira com a gente!
O que é Outlaws?
Star Wars Outlaws é um game de ação e aventura situado entre os episódios V e VI da linha principal de filmes da franquia Star Wars. A história segue Kay Vess, uma jovem vigarista que se torna uma fora da lei depois que um trabalho dá errado e uma recompensa de alto risco é colocada em sua cabeça. Para escapar da recompensa, Kay se vê na posição de montar uma equipe para invadir o cofre quase impenetrável do homem que a quer morta — sem dinheiro, ele não conseguirá pagar pelos caçadores de recompensas em seu encalço. Suas tentativas de montar a equipe perfeita a levam através da Orla Exterior da galáxia.
Gameplay
O gameplay ocorre em uma perspectiva de terceira pessoa, em mundo aberto, com uma vasta gama de atividades à disposição. O combate combina ataques corpo a corpo e o uso do clássico blaster da série, com vários modos de disparo, incluindo um pulso eletromagnético. Kay pode usar furtividade para passar furtivamente ou neutralizar inimigos. Ela também pode utilizar objetos ambientais a seu favor, como barris explosivos, atingindo vários inimigos de uma só vez. A vigarista também tem a habilidade Adrenalina, que carrega durante o combate e ativa um efeito de desaceleração do tempo, uma habilidade muito semelhante ao Dead Eye, de Red Dead Redemption, permitindo uma série rápida de tiros em alvos marcados pelo jogador ao desacelerar o tempo. O arsenal de Kay inclui também um gancho e um dispositivo eletrônico de hacking, útil para abrir portas trancadas. O companion de Kay, uma pequena criatura chamada Nix, serve como o já conhecido scan de outros games, podendo escanear o ambiente, interagir com objetos e distrair ou atacar inimigos.
O jogador também tem a oportunidade de atravessas superfícies planetárias em uma speeder bike e viajar entre planetas a bordo de uma nave chamada Trailblazer, além de explorar as órbitas de planetas e luas, e se envolver em combates espaciais. Missões adicionais e comércio também podem ser encontrados nas estações espaciais. A protagonista e seus equipamentos também podem ser customizados por meio de créditos ganhos ao completar atividades do jogo e itens encontrados ao longo do game, podendo realizar também melhorias para o blaster, speeder e Trailblazer.
Além de tudo isso, existem no game também quatro facções para as quais você pode realizar trabalhos: o Clã Ashiga, a Aurora Escarlate, o Cartel Hutt e o Sindicato Pyke. As decisões e ações do jogador ao longo do jogo impactam diretamente na reputação de Kay com cada uma delas. Um rastreador de relacionamento que fornece atualizações sobre o status flutuante de Kay com os quatro sindicatos criminosos indica com quem você tem alianças e sua animosidade impacta como Kay é percebida. Uma alta reputação de facção concede acesso a locais, atribuições e descontos em lojas de facções. Por outro lado, uma baixa reputação pode resultar em facções enviando mercenários para perseguir Kay. O jogo apresenta um sistema de seis níveis de procurados que determina a intensidade da perseguição das forças imperiais a Kay por cometer crimes, quase que um GTA de Star Wars. O jogador pode escapar da perseguição escondendo-se, subornando ou eliminando inimigos. Além disso, o jogo apresenta árvores de diálogo com opções de resposta que afetam os resultados da missão.
Tudo isso dito acima, enriquece muito o universo a ser explorado no game, conferindo ao mesmo vida, imprevisibilidade e agrega ainda mais no fator replay, fazendo com que nenhuma campanha seja exatamente igual à outra. É um dos poucos games da franquia que podemos explorar com tamanha liberdade cenários consagrados da franquia, como Tatooine, e interagir com personagens com um legado multimídia de décadas, como Jabba.
Not o-Kay?
Kay é mais uma protagonista humana em um universo de de produtos de Star Wars que também apresentam um protagonista humano, porém Kay é simplesmente um dos menos interessantes entre todos eles. Kay é pouco carismática e um alguém sem aspirações ou objetivos, que com muita dificuldade conseguimos nos correlacionar e não demonstra qualquer tipo de crescimento pessoal mesmo ao fim do game.
Muitos jogos de Star Wars também têm protagonistas sem sal, mas estes são compensados com algum personagem intrigante. Fico incerto se para o bem ou se para o mal, mas Outlaws não tem essa muleta, já que o elenco de apoio em torno de Kay não é tão interessante como outros de outras mídias, o que mais chega perto disso é o droide ND-5, mas ainda assim, não chega lá.
Demais aspectos técnicos
A melhor parte de Outlaws sem dúvidas é o design de som. Todos que tiveram uma parte na criação da trilha sonora ou no design dos efeitos sonoros usados para os blasters, speeders, naves ou murmúrios ambientais merecem todos os elogios. Outlaws soa essencialmente Star Wars, superando o padrão ouro dos jogos Jedi da Respawn. A música e o design de som são excelentes.
Os gráficos e animações oscilam em termo de qualidade. Enquanto os cenários e ambientes que exploramos são de tirar o fôlego de tão bem feitos, assim como a modelagem da esmagadora maioria dos personagens alienígenas, os modelos de personagens humanos parecem ser de gerações anteriores de consoles, e muitas das animações são pobremente animadas, chegando a causar constrangimento em muitos momentos.
Star Wars Outlaws: Vale a Pena?
Esta versão do universo de ficção científica e fantasia frequentemente explorado de Star Wars é autêntica e envolvente, uma experiência frustrante de criticar porque seus pontos altos são numerosos. A jogabilidade é boa, a estrutura de missões é boa, a mecânica de furtividade é boa, a travessia é boa, os cenários são exuberantes, o design de som é excelente. Entretanto, ainda assim, em meio aos numerosos pontos altos, há uma história sem brilho, falta de polimento e uma protagonista que não brilha em quase nenhum momento. Tudo isso impede o jogo de atingir a excelência. Star Wars Outlaws é definitivamente o tipo de produto “ame ou odeie”, então vale a pena conferir por conta própria o que há a ser ofertado aqui.
Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.