Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Star Wars Jedi: Survivor | Confira nossa review

Star Wars Jedi Survivor

Star Wars Jedi: Survivor fará você se apaixonar pela Força novamente.

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Respawn Entertainment
Publicado por: Electronic Arts
Gênero: Ação, Aventura
Série: Star Wars
Lançamento: 28 de abril de 2023
Classificação indicativa: 14 anos
Modos: 1 Jogador
Disponível para: PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC

 

A série Jedi desenvolvida pela EA, traz consigo uma história única, que não está nos livros ou filmes. No entanto, sem perder a alma da franquia, consegue satisfazer tanto seus fãs quanto novos jogadores.

Em uma galáxia muito, muito distante…

Seguindo a história de Fallen Order, agora contamos com um Cal mais maduro e sinceramente? Bem mais bonito! Seguindo seu compromisso com a Ordem Jedi, ele passou anos tentando nadar contra a corrente e resistir ao Império. No entanto, nessa nova aventura, sua missão toma uma nova forma, mais urgente e perigosa.

Os cenários e trilha sonora brilham outra vez por aqui. (Ilustração: Créditos/Ígara Ferreira)

Unindo novos e velhos amigos, temos uma narrativa surpreendente, composta por um enredo que convence e emociona em muitas ocasiões. A trama supera as expectativas e nos faz ficar imersos em muitos sentimentos que vão da alegria à desolação, tornando a curiosidade sobre os próximos eventos algo permanente em nossa jornada.

Considerando que se trata de um jogo de Star Wars, é muito gratificante jogar algo que consegue trazer sentimentos negativos à tona, nos fazendo entender o quão é difícil não ceder ao lado sombrio em nossos momentos de fraqueza. Pois é nesses momentos, que uma obra transcende a diversão e consegue entregar uma lição.

Manuseando o Sabre de Luz

Manusear um sabre de luz nunca foi tão divertido com tantas posturas para serem descobertas e utilizadas.

Ataques aéreos furtivos não são tentadores? (Ilustração: Créditos/Ígara Ferreira)

Em Star Wars Jedi: Survivor existem 5 opções de posturas para enriquecer os combates e encaixar a estratégia que melhor atenda ao jogador, já que os atributos como velocidade e força são alterados:

Simples: postura tradicional dos Jedi, em que você segura um sabre simples com as mãos.

Empunhadura dupla: se você curte agilidade, lutar segurando um sabre em cada mão pode ser bem divertido.

Sabre duplo: aqui, é como se existissem dois sabres colados um no outro e você ganha muita vantagem para lidar com concentrações de inimigos.

Blaster: um dos mais legais, pois permite ataques à distância com o Blaster, mixados com golpes com o sabre de luz em sua outra mão.

Guarda: seu sabre assume um comprimento maior e mais pesado, tornando seus golpes mais fortes, porém mais lentos.

Aliás, o jogador pode sempre alterar as posturas que aprendeu em pontos de meditação, selecionando duas para o acompanhar durante a exploração.

Conseguimos trocar entre as posturas equipadas selecionando direita ou esquerda no direcional. (Ilustração: Créditos/Ígara Ferreira)

Todas as posturas ainda fazem parte da árvore de habilidades que poderá, em troca de experiência, lhe ensinar novos golpes e técnicas interessantes.

O mesmo acontece com os talentos, uma espécie de colecionável que também pode ser equipado e traz vantagens únicas.

Curiosidade: Azul, verde, roxo, amarelo, laranja, branco, magenta ou branco? Escolher a cor do seu sabre altera o LED com a cor correspondente no seu DualSense.

Usuários da Força

O combate ficou muito mais rico com as opções de postura e a possibilidade de aprender novos golpes, ainda mais quando você combina com o uso da Força que lhe oferece mais um leque de opções:

Concentração Jedi: a esquiva ganha um estilo mais pomposo, no qual você pode se concentrar para desviar dos mais diversos ataques e contra-atacar de maneira rápida.

Telecinese: empurrar e puxar inimigos, nunca perde a diversão!

Confusão: confunda inimigos para que eles lutem a seu favor.

Especial: após uma série de danos nos inimigos, seu especial irá encher e o tempo irá desacelerar, permitindo, assim, que você aja muito rápido e controle situações perigosas.

O modo foto se encontra presente e pode garantir boas lembranças da jornada. (Ilustração: Créditos/Ígara Ferreira)

Entretanto, o uso da Força vai além dos combates e alcança também a exploração, trazendo novas oportunidades de avançar entre os obstáculos em seu caminho. Mas não seria justo não citar o BD-1, que também será aprimorado durante a campanha e poderá lhe auxiliar em muitos quebra-cabeças espalhados pelos planetas que iremos explorar.

Por falar em exploração…

Se você jogou Fallen Order deve estar ansioso para saber se o temível mapa em 3D assumiu uma nova forma mais clara e entendível — o que infelizmente não acontece, pois ele continua horrível. Porém, existe o consolo da presença das viagens rápidas, que irão impedir que você necessite fazer longas caminhadas e fique perdido no cenário.

O mundo de Star Wars Jedi: Survivor é bem vasto, oferecendo vários planetas e as mais diversas faunas e floras. É tudo rico em detalhes e muito bonito de apreciar, principalmente, agora que você pode interagir com diversos personagens para realizar missões secundárias e fazer amizade com eles.

Ah! Vale lembrar que o jogo continua sendo totalmente localizado em Português do Brasil.

As montarias também são uma novidade positiva, variando de planeta para planeta e aumentando a velocidade da exploração. (Ilustração: Créditos/Ígara Ferreira)

Explorar as regiões nunca foi tão fluido e é realmente incrível o quanto conseguiram trazer tantas inovações a cada passo do jogo. Não se surpreenda em se ver reexplorando uma área que antes estava inacessível por falta de habilidades.

Além de tudo isso, existem muitos colecionáveis e missões extras para incrementar a aventura e garantir boas horas de jogo fora da história principal. Elimine inimigos lendários, cuide do seu jardim, complete os peixes no aquário, troque achados com lojistas e ainda encontre muitos cosméticos em baús.

Curiosidade: Cal conta com diversas opções para personalizar suas vestimentas, cortes de barba e cabelo, nas quais vão surgindo conforme você as encontra em baús espalhados pelo jogo.

Aliados

Star Wars Jedi: Survivor traz uma gameplay equilibrada, misturando exploração com resolução de quebra cabeças e os mais diversos combates. Desde inimigos comuns a chefes perigosos, cada combate exige uma dinâmica diferente, desde que você não tenha escolhido a dificuldade história, em que basta amassar alguns botões.

As coreografias são lindas e garantem um espetáculo na tela com direito a muitos lasers e explosões. Acreditem, é viciante! Fica impossível não se empolgar com as cenas de ação que se encaixam perfeitamente quando você tira uma fatia da vida do inimigo ou quando combina estratégias com seus aliados.

Bode é um dos nossos novos companheiros. (Ilustração: Créditos/EA)

Aliados! Pois, então, em alguns momentos você vai poder contar com uma pequena ajuda dos seus amigos, que irão não só participar do combate e distrair os inimigos, como atender uma habilidade própria para ajudar o personagem Cal a conter os inimigos em um pequeno espaço de tempo.

O lado sombrio

O jogo infelizmente traz um lado sombrio que está ligado diretamente a sua qualidade técnica. Isso porque, mesmo estando muito bonito no modo fidelidade, é possível perceber uma queda notável de resolução no modo desempenho, que até o momento ainda não conseguiu se tornar algo aceitável para quem espera uma experiência de atual geração.

É possível encontrar os mais diversos problemas relacionados a ghosting, queda de frame, crashs, bugs de cenário, carregamento tardio de texturas e até entrar pelas paredes do jogo e ficar trancado. Problemas esses que são frustrantes e que podem ocasionar em ter de repetir bons trechos da gameplay até o ponto onde o jogador foi impedido de avançar.

Apesar de alguns patchs de correção terem saído e melhorado o modo fidelidade, ainda serão necessárias muitas correções para alcançar a qualidade desejada pelos jogadores.

Star Wars Jedi: Survivor: Vale a pena?

Valerá, pois em tudo supera seu jogo antecessor. Contamos com uma história melhor, uma exploração melhor e até um combate melhor. Porém para ele se transformar no jogo que deveria ser, precisará derrotar a sombra que deixou com suas falhas técnicas.

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 5 pela EA para a elaboração desta análise

Eu não escolhi esse caminho. O caminho, ele me escolheu. Leia mais aqui

Sair da versão mobile