Em story do Instagram, a atriz Amandla Stenberg refletiu sobre o cancelamento após uma temporada da série “Star Wars The Acolyte”. Ela menciona em particular a onda de ódio que cercou o programa antes mesmo de sua estreia.
Star Wars : Apenas uma temporada para The Acolyte
Lançada no Disney+, a 1ª temporada apresentou novos personagens do universo criado por George Lucas, se passando um século antes dos primeiros filmes. Uma forma de evitar uma devassidão de fan service como temos visto com frequência nas produções de Star Wars do Disney+ . Além disso, o final da série abriu alguns caminhos interessantes, como a aparição do Lorde Sith Darth Plagueis .
Infelizmente, a plataforma de streaming decidiu encerrar a série após uma temporada . O cancelamento foi confirmado e ocorreu após feedback negativo de parte do público. Além disso, o alto custo de produção não ajudou (estamos falando de um orçamento de cerca de US$ 180 milhões para os oito episódios da 1ª temporada). E o público decepcionante finalmente acabou com The Acolyte .
Amandla Stenberg esperava por isso
Amandla Stenberg , que interpreta Mae e Osha, foi rápida em responder ao cancelamento de The Acolyte . A estrela da série explicou então no story de sua conta no Instagram que não ficou muito surpresa com a decisão, tendo visto uma rejeição massiva do programa antes mesmo de sua transmissão. Especificamente, uma campanha anti-O Acólito liderada por grupos “ hiperconservadores ” .
Serei transparente e direi que isso não é um grande choque para mim. Vivo na bolha da minha própria realidade, mas para quem não sabe, temos enfrentado uma onda de ataques mordazes desde que a série foi anunciada, quando ainda era apenas um conceito e ninguém tinha visto. (…) Sofremos fanatismo hiperconservador, ódio baseado em preconceito e linguagem odiosa em relação ao elenco.
“Isso realmente me afetou”
Antes de The Acolyte ir ao ar , a criadora Leslye Headland assumiu a liderança ao opinar que “ qualquer pessoa que se envolva em intolerância, racismo ou discurso de ódio ” não era fã de Star Wars . Por sua vez, Amanda Stenberg lançou a música Discourse em resposta ao racismo que sofreu. Em sua história, a atriz continuou compartilhando sua experiência e como teve que suportar mensagens de ódio .
Isso realmente me afetou quando consegui o papel. Embora eu esperasse que isso acontecesse, não é algo que você possa entender completamente até que aconteça com você. No entanto, sinto que superei esses sentimentos de várias maneiras, inclusive expressando-os eu mesmo. Para mim, tornou-se uma situação em que não tive escolha a não ser honrar meu senso de ética, crenças e valores enquanto estava nesta posição única.
A 1ª e única temporada de Star Wars The Acolyte ainda está disponível no Disney+.