Square Enix fará mais jogos baseados em turnos e reconhece o sucesso de Clair Obscur: Expedition 33

Poucos previram o sucesso estrondoso de Clair Obscur: Expedition 33. O jogo tinha potencial, mas provavelmente superou todas as expectativas em 2025. Tanto que um investidor da Square Enix está supostamente pressionando a Square Enix a voltar a focar em jogos baseados em turnos, usando Final Fantasy e Dragon Quest como exemplos.

Final Fantasy não é um título explicitamente baseado em turnos há algum tempo. Pode-se argumentar que Final Fantasy 12 foi o último jogo a adotar elementos baseados em turnos de verdade. Desde então, a Square Enix tem se concentrado em criar ações mais envolventes e em tempo real. Talvez isso não dure para sempre.

Os futuros jogos Final Fantasy e Dragon Quest podem ser baseados em turnos?

Os puristas de Final Fantasy provavelmente adorariam o retorno de um jogo de Final Fantasy puramente baseado em turnos. De acordo com uma publicação traduzida de Genki, um investidor da Square Enix está pressionando para que a empresa retorne às suas raízes.

“Na reunião de acionistas da Square Enix, um investidor disse que gostaria que os novos jogos Dragon Quest e Final Fantasy fossem baseados em turnos e destacou o sucesso de Expedition 33 como exemplo”, afirma.

Clair Obscur: Expedition 33 obteve enorme sucesso como RPG baseado em turnos. O gênero ainda tem muito a oferecer, e a Square reconhece isso. “A Square Enix respondeu que está ciente da existência de Expedition 33 e acredita que os RPGs baseados em comandos são a origem da Square Enix. Eles valorizam o gênero de RPGs baseados em comandos e planejam continuar a oferecer jogos semelhantes no futuro. “

A Square não parece ter terminado com a jogabilidade por turnos. Faria sentido, já que, apesar da aclamação da crítica por Final Fantasy 16, o jogo não atingiu as expectativas de vendas.