Spielberg diz que se ‘arrepende’ de ter feito seu primeiro grande sucesso

Foi com ‘Tubarão’, de 1975, que a carreira de Steven Spielberg deslanchou de vez: foram quatro vitórias no Oscar e mais outras 11 em diferentes premiações de cinema. No entanto, o cineasta guarda um arrependimento sobre o filme aclamado: o fato de ele ter vindo junto com uma crescente no extermínio de tubarões.

O diretor compartilhou esse pesar numa entrevista ao programa de rádio britânico ‘Desert Islands Discs’ neste domingo (18). “Eu verdadeiramente e até hoje lamento a dizimação da população de tubarões por causa do livro e do filme”, disse Spielberg, que baseou seu famoso longa-metragem no romance lançado por Peter Benchley em 1974. “Eu realmente, verdadeiramente, me arrependo disso.”

No entanto, fez um comentário bem-humorado sobre os peixes da superordem Selachimorpha estarem descontentes com ele: “Essa é uma das coisas que ainda temo. Não ser comido por um tubarão, mas sim os tubarões estarem de alguma forma bravos comigo pelo frenesi de pescadores esportivos malucos que aconteceu depois de 1975”.