Spencer | Confira nossa resenha

Spencer é o novo filme de Kristen Stewart que busca expor os sentimentos de solidão e depressão vividos pela princesa Diana enquanto parte da corte inglesa.

Spencer cartaz
Ficha Técnica
Título: Spencer
Ano de Produção: 2021
Dirigido Por: Pablo Larraín
Estreia: 27/01/2022 Brasil
Duração: 111min
Classificação: 12 
Gênero: Drama
País de Origem: Estados Unidos
Sinopse: Durante os feriados de fim de ano, a Princesa Diana (Kristen Stewart) percebe que seu casamento com o Príncipe Charles não está dando mais certo e resolve renegar um caminho que a colocava na linha de sucessão da coroa.

Contexto

Spencer é uma história sobretudo sentimental. Portanto suas cenas parecem recortes de uma peça de teatro. O objetivo do filme não é ser biográfico ou fidedigno aos fatos, mas sim expor situações, imposições e comportamentos de toda a realeza para com Diana.

A história tem como cenário o castelo de Sandringham, em Norfolk, Reino Unido. Onde a família real tradicionalmente passa as festividades de fim de ano. Além de Diana e toda realeza o castelo conta com a figura expressiva de Alistair Gregory, ordenado da rainha com a missão de cuidar da ordem e, principalmente, das ações nada padronizadas da solteira princesa.

Atuação

O filme usa muito bem a Kristen Stewart, que se mostra extremamente capaz ao atuar como uma mulher chique, de bom gosto e fino trato, contudo que não se enxerga naquele tradicionalismo imutável da coroa britânica. Em outras palavras: Kristen se mostrou uma grande estrela ao carregar todo drama do longa.

Acima de tudo Spencer é pessoal. A princesa está em cena na gigantesca maioria do tempo. Como resultado o retrato do filme é sentimental. Visões, perturbações e sentimentos refletem os transtornos vividos pela princesa a época.

Spencer

Criatividade

A ideia de trazer a figura de Ana Bolena para a história é muito interessante, afinal as duas mulheres passaram por problemas semelhantes. E em um mundo onde você é posta primordialmente como distante de todos os outros somente uma outra pessoa que viveu o ambiente da coroa e suas rígidas regras a poderia entender o que é sofrer tal qual um ser humano comum em um ambiente de reis e rainhas.

O filme fala sobre estresse e transtornos. Seus núcleos narrativos são muito apropriados sobretudo dado o tamanho do castelo, poucos personagens por cena fazem muito sentido e funcionam perfeitamente para a narrativa da princesa solitária no grande e escuro castelo.

O elenco é muito bom. Todos os atores encarnam seus personagens e personalidades. O trabalho de figurino é fantástico. Nesse sentido até mesmo os elementos da produção como os cachorros da rainha, os carros off-road e esportivo, no caso de Diana, remontam ao luxo de uma época.

Tá,mas vale a pena?

Certamente. Se você assim como eu adora acompanhar os prêmios já sabe que a atuação de Stewart a rendeu diversos troféus e uma indicação ao Oscar com chances reais de ganhar. Além do mais o filme é fantástico, pude vê-lo no cinema e foi uma grande experiência, principalmente por adorar produtos culturais da coroa britânica e a figura carismática, porém sofrida da princesa. Na minha opinião é um filmão, que está tendo o reconhecimento que merece.

Para mais textos meus clique aqui