Sony sobre o fracasso da Concord: “Ainda estamos em processo de aprendizagem”

A Sony tem uma falha notável em seu atual trimestre fiscal que serve como aprendizado, o fracasso chamado Concord. Ele foi lançado em 23 de agosto para PS5 e PC, supostamente vendendo apenas 25.000 cópias. Após duas semanas, ele foi retirado das vendas e os servidores ficaram offline.

Embora a Firewalk Studios tenha dito que estava buscando feedback para melhorar a experiência, a Sony decidiu arquivar o título permanentemente e fechar o estúdio. Em uma sessão de perguntas e respostas após os lucros da empresa, o COO e CFO Hiroki Totoki discutiu (transcrição via VGC ) o fracasso do título e como o estúdio ainda está “em processo de aprendizado”.

“Com relação a novos IPs, é claro, você não sabe o resultado até que realmente tente. Então, para nós, para nossa reflexão, provavelmente precisamos ter muitos gates, incluindo testes de usuário ou avaliação interna, e o momento desses gates. E então precisamos trazê-los para frente, e deveríamos ter feito esses gates muito antes do que fizemos.

“Além disso, temos uma organização isolada, então, ir além dos limites dessas organizações em termos de desenvolvimento e também de vendas, acho que poderia ter sido muito mais tranquilo.

“E então, indo em frente, em nossos próprios títulos e em títulos de terceiros, temos muitas janelas diferentes. E queremos ser capazes de selecionar a janela certa e ótima para que possamos implantá-las em nossa própria plataforma sem canibalização, para que possamos maximizar nosso desempenho em termos de lançamentos de títulos. Isso é tudo o que tenho.”

Antes disso, Sadahiko Hayakawa, vice-presidente sênior de finanças e relações com investidores, reconheceu que a Concord fechou e que Helldivers 2 se tornou um sucesso. Ele disse que a empresa ganhou “muita experiência e aprendeu muito com ambos”.

“Pretendemos compartilhar as lições aprendidas com nossos sucessos e fracassos em nossos estúdios, inclusive nas áreas de gerenciamento de desenvolvimento de títulos, bem como no processo de adição contínua de conteúdo expandido e dimensionamento do serviço após seu lançamento, de modo a fortalecer nosso sistema de gerenciamento de desenvolvimento.

“Pretendemos construir um portfólio de títulos ideal durante o atual período do plano de médio prazo que combine jogos single-player – que são nossos pontos fortes e que têm uma maior previsibilidade de se tornarem sucessos devido à nossa propriedade intelectual comprovada – com jogos de serviço ao vivo que buscam o lado positivo, ao mesmo tempo em que assumem uma certa quantidade de risco no lançamento.”

A Sony disse que lançará “grandes títulos single-player” anualmente após Ghost of Yōtei (que será lançado em 2025). Ela também está fazendo “progresso constante” com novos títulos e melhorias em seus “processos de jogos de serviço ao vivo”. A Sony tem títulos de serviço em desenvolvimento tais como Marathon da BungieFairgame$ da Haven Studios em andamento, mas ainda não anunciou outros grandes títulos single-player.


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