Desde o início da atual geração (2020), a Sony vem abandonando sua marca registrada: os jogos exclusivos. Nos últimos anos, temos visto o que até algum tempo atrás parecia impensável: a Sony lançando seus jogos em outras plataformas.
Começou com os jogos chegando ao PC, depois ao Switch, e agora já tem jogos do PlayStation chegando ao Xbox.
Recentemente vimos até mesmo a Sony abrindo uma vaga de emprego em busca de um “Diretor Sênior de Multiplataforma” com o objetivo de liderar a execução da “estratégia comercial global para os títulos de software da PlayStation Studios em todas as plataformas digitais além do hardware PlayStation, incluindo Steam, Epic Games Store, Xbox, Nintendo e dispositivos móveis.”
Agora, o Vice-Presidente Sênior da Sony, Sadahiko Hayakawa, comentou, após a divulgação do seu relatório financeiro, sobre o novo foco da empresa. Segundo ele, o setor de games da Sony irá se afastar do “modelo de negócios focado em hardware” e focar em aumentar o engajamento e sua comunidade.
“No setor de games, estamos deixando de lado um modelo de negócios focado em hardware para adotar um modelo baseado em plataforma, que expande a comunidade e aumenta o engajamento”
Ele não deu muitos detalhes de como essa estratégia funcionará na prática, mas ao que tudo indica, futuramente veremos mais jogos do PlayStation chegando a outras plataformas, enquanto a Sony abandona a estratégia de exclusivos.