Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Sonic X Shadow Generations | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Sonic Team
Publicado por: Sega
Gênero: Plataforma, ação, aventura
Série: Sonic, Sonic The Hedgehog
Lançamento: 25 de outubro de 2024
Classificação indicativa: 10 anos
Modos: Single-player
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X e PC 

 

Depois de quase 13 anos, a Sega decidiu lançar o remaster de Sonic Generations, um dos melhores títulos 3D do ouriço mais famoso do mundo dos games. E para a surpresa de muitos, não trata-se apenas de um remaster direto, mas inclui uma campanha inteiramente nova para Shadow, a versão trevosa de Sonic, quase que tão longa quanto a do game original. Mas será que reviver e até criar conteúdo novo para este game valeu a pena? Vamos conferir!

Do que se trata Sonic Generations?

Sonic Generations traz o Sonic Clássico que possui o mesmo visual dos primeiros jogos do console doméstico Mega Drive, e o Sonic Moderno que tem o seu Spin-Dash e o Spin-Attack que são vistos lá em Sonic Adventure e em Sonic 4, “em ambos episódios”. O jogo tem sete chefes, além de missões especiais com as fases do jogo. Agora, com o remaster, foi incluída a oportunidade de controlar o popular Shadow, que surgiu lá em Sonic Adventure 2, há 23 anos.

Podemos considerar que Sonic X Shadow Generations entrega dois jogos: uma remasterização de Sonic Generations, mantendo o mesmo estilo de jogo do original, e Shadow Generations, incorporando elementos do Generations original e de Sonic Frontiers.

História

Após sua derrota anterior, o Doutor Eggman / Robotnik é deixado preso no espaço sideral. Uma misteriosa entidade viajante do tempo conhecida como Time Eater aparece, e Eggman, percebendo seu potencial, usa-a para voltar no tempo e se juntar ao seu eu passado, usando a entidade para apagar suas derrotas passadas. O Time Eater ataca o Sonic clássico enquanto interrompe uma comemoração de aniversário realizada para o Sonic moderno por seus amigos, espalhando-os por diferentes portais do tempo. O Sonic moderno desperta no White Space e resgata Tails, e ambos eventualmente encontram suas contrapartes clássicas e formam uma aliança para restaurar seus mundos, resgatando seus amigos.

Enquanto Rouge the Bat e outros estavam na festa de aniversário de Sonic, Shadow viaja para a abandonada Space Colony ARK para investigar um relato de atividade estranha. Ele descobre que Black Doom, o líder da raça alienígena Black Arms, sobreviveu à sua derrota e o persegue. Shadow encontra a falsa Chaos Emerald criada anteriormente por Miles “Tails” Prower , mas ele é pego em uma anomalia temporal criada pelo Time Eater e também é puxado para o reino do White Space, onde um grande objeto, a Black Moon, paira. Enquanto Shadow explora o White Space, ele descobre relíquias que fazem seu corpo sofrer mutação e desenvolver novos poderes. Black Doom planeja usar o poder da anomalia temporal para reviver suas forças e conquistar o mundo, avisando Shadow que os dois lutarão assim que seus poderes despertarem completamente.

Gameplay

O jogo apresenta níveis derivados de 20 anos de história do Sonic, espalhados em três eras do personagem: era Clássica 2D, era Dreamcast e era Moderna, que são jogados tanto com o Sonic Clássico como com o Sonic Moderno.

Como Sonic Clássico são níveis estritamente em 2D, usando movimentos clássicos como o Spin Attack e Spin Dash, enquanto os níveis de Sonic Moderno seguem um estilo de semelhante a jogos do Dreamcast e também a títulos mais recentes da série, com as versões de console usando o estilo de jogo 2D/3D de Sonic Unleashed e Sonic Colors, com ataques aéreos, Super velocidade Turbo, Pisar, deslizar, derrapar etc.

A campanha de Shadow, assim como Sonic, se passa no mundo central do White Space que, ao contrário do White Space de rolagem lateral de Sonic, é um mundo totalmente explorável, com desafios ocultos e itens colecionáveis, que se abrem conforme o jogo avança. Os jogadores podem então acessar estágios baseados naqueles apresentados em jogos anteriores do Sonic, cada um consistindo em dois atos; o primeiro apresentando jogabilidade 3D, enquanto o segundo apresenta principalmente jogabilidade de rolagem lateral.

O objetivo de cada ato, assim como na campanha de Sonic é em tantos games da série, é chegar ao fim, coletando anéis e passando por inimigos e obstáculos ao longo do caminho, após o qual os jogadores são classificados em seu desempenho. O diferencial aqui é que cada estágio também contém quatro desafios com objetivos únicos, dois para cada ato, que devem ser concluídos para abrir batalhas contra chefes e progredir na história.

Assim como o Sonic moderno, Shadow também é capaz de aumentar a velocidade, realizar ataques teleguiados em direção aos inimigos e pisar para baixo para destruir obstáculos e inimigos. Exclusivos para Shadow são sua Chaos Spear, que permite atordoar inimigos e ativar interruptores à distância, e Chaos Control, que permite que ele pare temporariamente o tempo após encher um medidor, permitindo manobras como usar mísseis parados no tempo como plataformas. Conforme o jogo avança, Shadow ganha novas habilidades exclusivas deste jogo conhecidas como Doom Powers. Isso inclui atacar vários inimigos com lanças, surfar na água, lançar inimigos maiores para se teletransportar por longas distâncias, se transformar em um alienígena para atravessar certos terrenos e planar pelo ar.

Tanto o ato principal quanto o de desafio contêm Chaves de Coleção ocultas que podem ser usadas para abrir baús localizados em todo o White Space, que desbloqueiam conteúdo bônus, incluindo arte conceitual, histórias e resumindo e faixas de música que podem ser tocadas durante os estágios. Arte e música adicionais podem ser desbloqueadas ao completar mini-desafios e encontrar peças para o foguete de Orbot e Cubot . Os jogadores também podem desbloquear fases de desafios mais difíceis e batalhas contra chefes após completar o jogo. Skins e fases adicionais também estão disponíveis por meio de conteúdo para download, incluindo uma skin de Shadow da versão filme presente em Sonic 3, contando até mesmo com dublagem de Keanu Reeves.

 

Mudanças em relação ao original, melhorias de qualidade de vida e extras

Como não poderia deixar de ser como tantas coletâneas e relançamentos, este remaster também inclui uma série de extras/melhorias. Você pode conferir alguns deles a seguir:

Sonic X Shadow Generations: Vale a pena?

Sonic X Shadow Generations entrega uma remasterização incomum, entregando um jogo inteiramente novo no pacote, de qualidade tão boa ou até mesmo melhor que o original. A Sega sem dúvidas soube fazer uso de Shadow em um timing em que a popularidade do mesmo encontra em alta, em virtude do vindouro terceiro filme de Sonic. É um game recomendado tanto para aqueles que experimentaram o original, quanto para os marinheiros de primeira viagem!

 

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation pela Sega para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.

Sair da versão mobile