Desenvolvido por: Sonic Team |
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Publicado por: Sega |
Gênero: Plataforma, ação, aventura |
Série: Sonic, Sonic The Hedgehog |
Lançamento: 25 de outubro de 2024 |
Classificação indicativa: 10 anos |
Modos: Single-player |
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X e PC |
Depois de quase 13 anos, a Sega decidiu lançar o remaster de Sonic Generations, um dos melhores títulos 3D do ouriço mais famoso do mundo dos games. E para a surpresa de muitos, não trata-se apenas de um remaster direto, mas inclui uma campanha inteiramente nova para Shadow, a versão trevosa de Sonic, quase que tão longa quanto a do game original. Mas será que reviver e até criar conteúdo novo para este game valeu a pena? Vamos conferir!
Do que se trata Sonic Generations?
Sonic Generations traz o Sonic Clássico que possui o mesmo visual dos primeiros jogos do console doméstico Mega Drive, e o Sonic Moderno que tem o seu Spin-Dash e o Spin-Attack que são vistos lá em Sonic Adventure e em Sonic 4, “em ambos episódios”. O jogo tem sete chefes, além de missões especiais com as fases do jogo. Agora, com o remaster, foi incluída a oportunidade de controlar o popular Shadow, que surgiu lá em Sonic Adventure 2, há 23 anos.
Podemos considerar que Sonic X Shadow Generations entrega dois jogos: uma remasterização de Sonic Generations, mantendo o mesmo estilo de jogo do original, e Shadow Generations, incorporando elementos do Generations original e de Sonic Frontiers.
História
Após sua derrota anterior, o Doutor Eggman / Robotnik é deixado preso no espaço sideral. Uma misteriosa entidade viajante do tempo conhecida como Time Eater aparece, e Eggman, percebendo seu potencial, usa-a para voltar no tempo e se juntar ao seu eu passado, usando a entidade para apagar suas derrotas passadas. O Time Eater ataca o Sonic clássico enquanto interrompe uma comemoração de aniversário realizada para o Sonic moderno por seus amigos, espalhando-os por diferentes portais do tempo. O Sonic moderno desperta no White Space e resgata Tails, e ambos eventualmente encontram suas contrapartes clássicas e formam uma aliança para restaurar seus mundos, resgatando seus amigos.
Enquanto Rouge the Bat e outros estavam na festa de aniversário de Sonic, Shadow viaja para a abandonada Space Colony ARK para investigar um relato de atividade estranha. Ele descobre que Black Doom, o líder da raça alienígena Black Arms, sobreviveu à sua derrota e o persegue. Shadow encontra a falsa Chaos Emerald criada anteriormente por Miles “Tails” Prower , mas ele é pego em uma anomalia temporal criada pelo Time Eater e também é puxado para o reino do White Space, onde um grande objeto, a Black Moon, paira. Enquanto Shadow explora o White Space, ele descobre relíquias que fazem seu corpo sofrer mutação e desenvolver novos poderes. Black Doom planeja usar o poder da anomalia temporal para reviver suas forças e conquistar o mundo, avisando Shadow que os dois lutarão assim que seus poderes despertarem completamente.
Gameplay
O jogo apresenta níveis derivados de 20 anos de história do Sonic, espalhados em três eras do personagem: era Clássica 2D, era Dreamcast e era Moderna, que são jogados tanto com o Sonic Clássico como com o Sonic Moderno.
Como Sonic Clássico são níveis estritamente em 2D, usando movimentos clássicos como o Spin Attack e Spin Dash, enquanto os níveis de Sonic Moderno seguem um estilo de semelhante a jogos do Dreamcast e também a títulos mais recentes da série, com as versões de console usando o estilo de jogo 2D/3D de Sonic Unleashed e Sonic Colors, com ataques aéreos, Super velocidade Turbo, Pisar, deslizar, derrapar etc.
A campanha de Shadow, assim como Sonic, se passa no mundo central do White Space que, ao contrário do White Space de rolagem lateral de Sonic, é um mundo totalmente explorável, com desafios ocultos e itens colecionáveis, que se abrem conforme o jogo avança. Os jogadores podem então acessar estágios baseados naqueles apresentados em jogos anteriores do Sonic, cada um consistindo em dois atos; o primeiro apresentando jogabilidade 3D, enquanto o segundo apresenta principalmente jogabilidade de rolagem lateral.
O objetivo de cada ato, assim como na campanha de Sonic é em tantos games da série, é chegar ao fim, coletando anéis e passando por inimigos e obstáculos ao longo do caminho, após o qual os jogadores são classificados em seu desempenho. O diferencial aqui é que cada estágio também contém quatro desafios com objetivos únicos, dois para cada ato, que devem ser concluídos para abrir batalhas contra chefes e progredir na história.
Assim como o Sonic moderno, Shadow também é capaz de aumentar a velocidade, realizar ataques teleguiados em direção aos inimigos e pisar para baixo para destruir obstáculos e inimigos. Exclusivos para Shadow são sua Chaos Spear, que permite atordoar inimigos e ativar interruptores à distância, e Chaos Control, que permite que ele pare temporariamente o tempo após encher um medidor, permitindo manobras como usar mísseis parados no tempo como plataformas. Conforme o jogo avança, Shadow ganha novas habilidades exclusivas deste jogo conhecidas como Doom Powers. Isso inclui atacar vários inimigos com lanças, surfar na água, lançar inimigos maiores para se teletransportar por longas distâncias, se transformar em um alienígena para atravessar certos terrenos e planar pelo ar.
Tanto o ato principal quanto o de desafio contêm Chaves de Coleção ocultas que podem ser usadas para abrir baús localizados em todo o White Space, que desbloqueiam conteúdo bônus, incluindo arte conceitual, histórias e resumindo e faixas de música que podem ser tocadas durante os estágios. Arte e música adicionais podem ser desbloqueadas ao completar mini-desafios e encontrar peças para o foguete de Orbot e Cubot . Os jogadores também podem desbloquear fases de desafios mais difíceis e batalhas contra chefes após completar o jogo. Skins e fases adicionais também estão disponíveis por meio de conteúdo para download, incluindo uma skin de Shadow da versão filme presente em Sonic 3, contando até mesmo com dublagem de Keanu Reeves.
Mudanças em relação ao original, melhorias de qualidade de vida e extras
Como não poderia deixar de ser como tantas coletâneas e relançamentos, este remaster também inclui uma série de extras/melhorias. Você pode conferir alguns deles a seguir:
- O jogo agora conta com um sistema de slots de salvamento.
- O Sonic moderno agora inclui a habilidade Drop Dash que estreou em Sonic Mania. O Sonic clássico o tem como uma habilidade personalizada que é equipada por padrão.
- O jogador agora pode definir seus controles para serem baseados no Sonic Frontiers ou no esquema de controle do jogo original (chamados de “Standard” e “Legacy” respectivamente), sendo o primeiro a configuração padrão.
- O sistema de vidas agora pode ser ligado ou desligado alternando a configuração “Challenge Tries” no menu de opções.
- Além dos cinco Red Star Rings, agora há um recurso ” Chao Rescue “, onde há três Chao escondidos em cada nível do jogo, semelhante ao Sonic Advance 3.
- As cutscenes do jogo foram retrabalhadas de várias maneiras:
- Um novo elemento no HUD foi adicionado para rastrear Red Star Rings.
- Alguns modelos de personagens foram alterados.
- A versão desbloqueável de Sonic the Hedgehog (1991) da versão para console não está mais incluída.
- O DLC Casino Night da versão para console/PC está incluído no jogo base.
- A música “Right There, Ride On” foi substituída pelo tema de Westopolis na Collection Room.
- Metade das conquistas do Sonic Generations original não foram incluídas.
- Há um novo esquema de controles similar ao de Sonic Frontiers, embora haja uma opção para o jogador usar o antigo esquema de controle conhecido como “Legacy Controls”.