Sonic Racing: CrossWorlds | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Sonic Team
Publicado por: Sega
Gênero: Kart racing
Série: Sonic, Sonic Racing
Lançamento: 25 de Setembro de 2025
Classificação indicativa: Livre
Modos: Single-player, Multiplayer local, Multiplayer Online, Crossplay
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC (Nintendo Switch 2 – Fim de 2025)

 

Nem todo mundo deve saber, mas o primeiro jogo de corrida do Sonic foi Sonic Drift, lançado para o portátil Game Gear, da própria Sega, em 1994. De lá para cá, ao menos 7 títulos de corrida existiram, sem contar spin offs, para que Sonic Racing: CrossWorlds pudesse existir. O mais cultuado deles é, sem dúvida alguma, Sonic & All-Stars Racing Transformed, no qual CrossWolds se inspira muito. Mas será que o título desta geração consegue ser tão bom quanto seu antecessor de 2 gerações antes? Vamos conferir!

O que é CrossWorlds?

Desenvolvido pelo Sonic Team e publicado pela Sega, Sonic Racing: CrossWorlds incorpora personagens e recursos dos jogos de corrida anteriores do Sonic, mas também adiciona seu próprio tempero com a principal novidade do jogo, que dá nome ao game, a mecânica “CrossWorld”. Ela faz com que os pilotos viajem para outras pistas no meio de uma corrida. Mas também podemos interpretar este subtítulo como uma refererência aos vários personagens convidados de outras franquias, que aparecerão por meio de conteúdo para download.

Jogabilidade

Assim como seu antecessor de 2019, Team Sonic Racing, Sonic Racing: CrossWorlds é um jogo de corrida de kart, porém, sem o foco na mecânica de corrida em equipe. A jogabilidade é onde o game realmente brilha. O título adota uma física mais refinada, onde o equilíbrio entre os diversos tipos de pistas exige uma adaptação do jogador a cada novo desafio.

Os jogadores correm contra até 11 oponentes em corridas de 3 voltas em uma pista, semelhante aos demais jogos do gênero, como a série Mario Kart. Assim como os demais games de corrida anteriores da franquia, há uma forte ênfase em realizar drifts em curvas fechadas e aumentar a velocidade por meio de boosts. Estes boosts também podem ser obtidos por meio de manobras aéreas após pular em rampas, além de ser possível ganhar um aumento na velocidade máxima por meio de anéis espalhados pela pista, que os jogadores podem reunir para aumentar sua velocidade máxima, que podem ser perdidos quando os jogadores colidem com paredes, obstáculos do cenário ou outros pilotos. Como não poderia faltar como os demais games do gênero, aqui também há cápsulas com itens que podem ser usados para aumentar a velocidade do jogador ou atacar outros oponentes. Além disso, o jogo introduz um sistema de “Transformações”. Durante as corridas, se você conseguir encher uma barra de energia, pode transformar seu kart temporariamente, adquirindo habilidades especiais como aumento de velocidade, escudos ou até habilidades de manipulação do tempo (como desacelerar o tempo para os oponentes).

Os jogadores podem escolher entre carros de corrida padrão, que se transformam em barcos e aviões, semelhantes a Sonic & All-Stars Racing Transformed, ou hoverboards Extreme Gear, que estrearam anteriormente em Sonic Riders. Um total de 45 veículos diferentes podem ser desbloqueados, com os jogadores também capazes de combinar peças dos veículos que desbloquearam para criar veículos personalizados ao seu próprio gosto. Ao contrário dos jogos de corrida Sonic anteriores, os personagens não estão restritos a um único veículo e têm suas próprias estatísticas, que afetam o desempenho dos veículos. Os carros se enquadram em uma das quatro classes diferentes com base em sua estatística mais proeminente: Velocidade, Aceleração, Potência ou Manuseio. Um quinto tipo, Boost, é utilizado exclusivamente pela Extreme Gear.

Ao competir em corridas e completar objetivos de desafios especiais, os jogadores podem ganhar “Bilhetes Donpa”, que podem ser usados ​​para comprar peças adicionais de veículos e itens de personalização, como tinta e decalques. Os bilhetes também podem ser gastos para repetir uma corrida durante um Grande Prêmio ou presenteados aos personagens para aumentar sua classificação de amizade e ganhar recompensas. Antes de começar uma corrida, os jogadores podem escolher entre mais de 70 dispositivos desbloqueáveis ​​para equipar que fornecem vantagens passivas, como desenhar anéis distantes, aumentar a velocidade das manobras ou priorizar itens específicos; até seis slots de dispositivos podem ser desbloqueados, com alguns dispositivos exigindo vários slots para serem equipados.

Pistas

O jogo apresenta 24 pistas de corrida diferentes, divididas em oito Grandes Prêmios. Após a primeira volta de cada corrida, o piloto líder escolhe entre dois “Anéis de Viagem” diferentes, grandes portais em forma de anel que aparecem no meio da pista; os pilotos então entram no anel de viagem selecionado e emergem no “CrossWorld” correspondente, um dos 15 locais separados nos quais a segunda volta da corrida ocorre antes de retornar à pista original para a volta final. Elementos do layout da pista também mudam durante a volta final, adicionando novos perigos ou abrindo novos caminhos e atalhos. Um detalhe interessante é que o conceito dos Anéis de Viagem foi inspirado no uso de anéis como portais da série de filmes Sonic the Hedgehog, bem como nas memórias de infância do produtor Ryuichi Taki de dirigir por longos túneis e emergir em ambientes muito diferentes.

Opções de dificuldade e Modos de Jogo

Os jogadores podem escolher entre quatro opções de velocidade diferentes, que também funcionam como a configuração de dificuldade da corrida. No modo Grand Prix, o jogador deve completar quatro corridas sequenciais, consistindo em três corridas padrão e uma corrida final que apresenta uma volta de cada uma das pistas anteriores, enquanto tenta obter a maior pontuação de colocação possível. Durante um Grand Prix, um oponente é designado como “rival” do jogador, que exibe um comportamento de maior dificuldade e visa especificamente o jogador durante cada corrida. Personagens rivais também têm interações especiais com o personagem do jogador, e derrotar um rival no Grand Prix concede recompensas adicionais.

Um modo de time attack permite que os jogadores joguem três voltas em cada pista e registrem seus melhores tempos. Ganhar medalhas nesses testes de tempo desbloqueia faixas de música adicionais de outros jogos Sonic no menu ” jukebox “; essas faixas podem então ser definidas como música de fundo individual para cada volta de uma corrida.

Um terceiro modo, Race Park, apresenta mecânicas de equipe semelhantes às do Team Sonic Racing. No modo, equipes de jogadores ganham pontos ao completar desafios específicos, como coletar o maior número de anéis ou acertar o maior número de oponentes com itens. Derrotar equipes rivais controladas por computador no Race Park desbloqueia recompensas adicionais.

O jogo também oferece suporte para vários jogadores local, bem como para vários jogadores online multiplataforma para até 12 jogadores. Eventos temáticos de “festival” permitem que os jogadores compitam online em desafios no estilo Race Park para ganhar pontos para recompensas adicionais.

Aspectos visuais e sonoros

A estética visual de Sonic Racing CrossWorlds usa o poder dos consoles de última geração, apresentando gráficos de altíssima qualidade com mundos vibrantes e detalhados. Cada “mundo” tem seu próprio estilo artístico distinto. A iluminação dinâmica e os efeitos de partículas em alta velocidade são impressionantes, criando uma sensação de velocidade incomparável. Os karts e personagens são modelados com detalhes, e a personalização dos veículos tem um impacto visual significativo, permitindo aos jogadores criar combinações únicas.

Já a trilha sonora é uma mistura impressionante de faixas remasterizadas de títulos anteriores da franquia e novas composições originais. As músicas se adaptam à atmosfera de cada mundo, com faixas de alta energia para corridas rápidas e mais suaves para momentos de transição ou menus. As melodias clássicas de Sonic são reinterpretadas de uma maneira que é nostálgica para os fãs mais antigos, enquanto ainda soa fresca para o público mais jovem.

Personagens convidados

Podemos dizer que a SEGA foi o mais democrática possível na escolha dos personagens convidados, atingindo desde públicos mais jovens com Bob Esponja e Minecraft; passando por jogadores mais contemporâneos, com Like a Dragon, Avatar, e Hatsune Miku; e chegando a jogadores mais old schools, com Tartarugas Ninjas, Mega Man e Pac-Man.

No entanto, um tremendo balde de água fria é que os personagens convidados não possuem diálogos. Uma decisão do estúdio para que fosse limado o tempo necessário com licenciamento dos dubladores das várias IPs envolvidas. Importante lembrar que cada um deles será lançado progressivamente ao longo dos próximos meses.

Pontos negativos do game

Alguns jogadores poderão criticar o game, alegando haver um desequilíbrio nos itens utilizáveis ao longo da corrida, referindo algumas situações em que a derrota pode ocorrer por mero azar em vez de erro do jogador. Ganhar os “ingressos” ou “tickets” para desbloquear customizações pode ser um processo um tanto maçante. Apesar da variedade de modos, depois de certo número de horas, as pistas e os rivais começam a ficar repetitivos. Além de tudo o mais, o preço cobrado no lançamento pode afugentar muita gente interessada, pois pode parecer um tanto alto para o que está disponível no momento.

Sonic Racing: CrossWorlds: Vale a Pena?

A Sonic Team apresenta seu lançamento mais deslumbrante até agora, priorizando diversão para jogadores de todas as idades. A mistura de velocidade, pistas criativas, jogabilidade refinada, variedade de mundos e personagens, coloca este jogo como uma das melhores títulos do gênero em anos. A Sega acertou em cheio em sua tentativa de criar uma experiência de corrida que vai além das expectativas e se mantém divertida e desafiante. Um pouco mais de conteúdo poderia tê-lo elevado ainda mais, mas ainda assim é altamente divertido, tanto para jogar sozinho, quanto com amigos. Mesmo com os pontos negativos citados lá atrás, definitivamente é um ótimo título a ser experimentado.

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation pela Sega para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.