No dia 01 de junho fomos convidados pela Globoplay para participar do evento de lançamento da quinta temporada de Sob Pressão, série médica nacional que escancara os problemas do sistema de saúde brasileiro. Assistimos o primeiro episódio e, além disso, tivemos a oportunidade de entrevistar alguns convidados, como o roteirista da série, Lucas Paraizo, e Pablo Sanábio, ator que interpreta o personagem Dr. Charles. Dito isso, confira abaixo o que achamos do quinto ano dessa incrível superprodução.

Ficha Técnica
Título: Sob Pressão
Ano de Produção: 2022
Dirigido Por: Andrucha Waddington, Mini Kerti, Rebeca Diniz, Pedro Waddington, Julio Andrade
Estreia: 06 de junho de 2022
Duração: de 43mi a 1h
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama médico, Suspense
País de Origem: Brasil
Sinopse: A 5ª temporada destaca a saúde mental e física da equipe, que está cansada. Os profissionais começam a manifestar os resultados de tanta dedicação e as marcas de um sofrimento escondido.

NARRATIVA E ROTEIRO

Mantendo a maestria dos seus últimos anos, Sob Pressão volta como nunca. Permanecendo no mesmo hospital de sua quarta temporada, continuamos sob a perspectiva de Evandro (Júlio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano). Agora, porém, os desafios são outros. O cirurgião torácico possui a guarda do seu filho e o cria junto de Carolina, mantendo uma relação de amizade com a mãe de seu filho.
Dividido entre os pacientes e a paternidade, Evandro ainda terá mais uma preocupação nesse novo ano: seu pai. Heleno, novo personagem interpretado por Marco Nanini, é introduzido na série logo no primeiro episódio, é pai de Evandro e, depois de todos esses anos, anseia pelo reencontro com o filho.

Sob Pressão
SOB PRESSÃO TEMPORADA 5 – Episódio 9 – cena 14 – Evandro ( Julio Andrade ) com Heleno (Marco Nanini ), que sente muita dor, está inquieto. Evandro o examina no abdome.

PERSONAGENS E ASPECTOS TÉCNICOS

Começando em um ritmo frenético, o primeiro episódio da nova leva do seriado traz dois irmãos gêmeos que sofreram uma explosão em uma fábrica de fogos de artifício. Juntamente de Evandro e Carolina, Décio (Bruno Garcia), Charles (Pablo Sanábio), Rosa (Josie Antello), Keiko (Julia Shimura) e todo o elenco antigo está de volta e devem trabalhar juntos para salvar os pacientes.

Além disso, a série conta com um reforço de peso esse ano. Emilio Dantas, Fabio Assunção, Tony Ramos, Irene Ravache são alguns dos nomes que se somarão ao elenco, porém não revelaremos sobre personagens para prevenir os spoilers.
A parte técnica do quinto ano da produção também não deixa a desejar. A série segue com uma fotografia belíssima, usando e abusando de próteses bem-feitas e administrando com maestria sua trilha sonora suave, imperceptível, mas ao mesmo tempo presente e bem definida.

DECLARAÇÃO DE AMOR AO SUS

Como já dito em nossa crítica completa (que você pode acessar em breve), a obra continua usando e abusando da verossimilhança brasileira. A falta de remédios e infraestrutura médica, os improvisos e os sufocos passados pelos agentes de saúde continuam presentes como sempre. Além disso, os problemas sociais continuam sendo abordados como consequências que estouram na porta dos hospitais. A obra, continua, até hoje, denunciando os principais problemas do nosso sistema de saúde e, ao mesmo tempo, declarando seu amor por ele.

Na coletiva de imprensa, tivemos a grande oportunidade de entrevistar ao roteirista Lucas Paraizo e, segundo ele “Sob Pressão é um convite para que a gente olhe a saúde pública de maneira mais humana. Precisamos entender que, no Brasil, a saúde também está doente e precisamos cuidar dela. Somos uma série que traz, para dentro da ficção, a necessidade de cuidar da saúde do nosso país”

Sob Pressão
SOB PRESSÃO TEMPORADA 5 – Elenco Promoday

A quinta temporada de Sob Pressão, pela primeira vez, tem sua estreia disponível apenas no Globoplay, com dois episódios inéditos liberados todas as quartas-feiras. Ressaltamos que, hoje (06/06) o primeiro episódio será exibida no quadro de TV aberta “Tela Quente”, da emissora TV Globo. Agradecemos, mais uma vez, a Globoplay pelo convite.

Texto: Luan Marzulo – Instagram: @m4rzulo


Conheça nosso canal no Youtube.