SNK vs. Capcom: SVC Chaos [Remaster] | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: SNK e Code Mystics
Publicado por: SNK
Gênero: Luta
Série: SNK vs. Capcom
Lançamento: 22 de julho de 2024
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Single-player, multiplayer
Disponível para: PlayStation 4, Nintendo Switch e PC

Lançado originalmente em 2003 para as plataformas da sexta geração de consoles, o último game de luta da parceria Capcom X SNK foi relançado na última semana, de forma inesperada, para plataformas modernas. Com recepção mista para as avaliações da época, será que houve melhora em relação ao título? Vamos conferir!

Um pouco sobre a marca de crossovers
Capcom vs. SNK / SNK vs. Capcom

Em uma era inundada pelos mais inusitados crossovers possíveis, tais como os convidados em Mortal Kombat, Fortnite e Dead by Daylight, é difícil imaginar uma época que era raríssimo ver duas ou mais franquias distintas interagindo juntas em um game. Duas empresas que dominavam o gênero de luta nos anos 90 eram Capcom e SNK, cada qual com suas respectivas franquias. Fãs de ambas as empresas frequentemente sonhavam com um embate entre personagens das gigantes japonesas. Após o inesperado surgimento da franquia Marvel VS Capcom, este sonho passou a se tornar cada vez mais real. E assim, eventualmente surgiu a franquia Capcom VS SNK / SNK VS Capcom, com a primeira empresa nomeada correspondendo à empresa por trás do desenvolvimento de determinado jogo.

Enquanto a Capcom desenvolveu 2 games de luta para a série, ambos com recepção favorável, por público e crítica, a SNK desenvolveu 4 games, sendo 3 card games e apenas 1 de luta, que é justamente o desta análise.

A recepção da série foi variada; enquanto os títulos desenvolvidos pela Capcom foram os mais recebidos positivamente (e ainda são amplamente bem vistos pelos críticos), os games desenvolvidos pela SNK receberam críticas mais mistas na época de seus lançamentos, embora tenham sido objeto de reavaliação com o passar do tempo, sendo até mesmo considerados clássicos cult por público e crítica.

 

Estrutura das lutas e gameplay

Diferente de boa parte dos games de luta da SNK, como a franquia The King of Fighters, o jogo não usa o formato Team Battle, mas segue o formato tradicional baseado em rodadas um contra um. A jogabilidade é baseada na série KOF (particularmente The King of Fighters 2002 ), com a mesma configuração de quatro botões e muitas das mesmas técnicas. O jogo introduz recursos interessantes como o Front Grand Step, que permite ao jogador cancelar ataques com um avanço. O jogador pode executar essa técnica enquanto se protege do ataque de um oponente, o que consumirá um nível da clássica barra no estilo KOF, a Power Gauge.

O jogo usa um tipo diferente de Power Gauge conhecido como Groove Power Gauge System, que tem três níveis. O medidor Groove enche conforme o jogador acerta ataques contra os oponentes ou ataques de guarda. Quando o medidor enche para o nível 1 ou 2, o jogador pode executar Super Special Moves, os ataques especiais; um Guard Cancel Attack ou uma manobra Guard Cancel Front Step. Quando o medidor está cheio, ele atinge o nível MÁXIMO e ocorre uma Ativação MÁXIMA. Durante a Ativação MÁXIMA, o medidor se transforma em um cronômetro e o jogador ganha a habilidade de cancelar qualquer um de seus movimentos a qualquer momento (além de Super Special Moves e Guard Cancels). Quando o cronômetro acaba, o medidor retorna para o nível 2.

Além do movimento superespecial normal, cada personagem também tem um movimento “Exceed”, um Super ainda mais poderoso que só pode ser feito uma vez por luta (não por round) e com a sua vida vermelha (inferior a 50%).

Conteúdo extra

O game agora também conta com suporte para netcode via rollback e lobbies online para até nove jogadores, além de recursos extras como um visualizador de hitbox, que detalha a área de colisão de cada personagem, e um modo galeria com 89 artes. Além disso, também é possível utilizar artes nas bordas da tela.

Aspectos negativos

SNK vs. Capcom: SVC Chaos infelizmente possui problemas de balanceamento, com combos infinitos, por exemplo, personagens muito bons que contrastam com lutadores realmente ruins sendo escolhas questionáveis para o elenco. Além de trilha sonora pouco inspirada e baixa variedade de cenários. A trilha sonora também não possui muito destaque.

SNK vs. Capcom: SVC Chaos: Vale a Pena?

Este remaster de SNK vs. Capcom Chaos: SVC Chaos é no mínimo competente, recebendo os devidos ajustes para ser modernizado e se tornar páreo perante os demais fighting games atuais, mesmo que este não seja o objetivo deste relançamento. Recursos como galeria de artes, rollback via netcode e multiplayer online vêm para enriquecer o game com mais conteúdo, aumentando seu fator replay. Infelizmente, os defeitos que o título já tinha na época, como seu elenco questionável, já era algo que afetava negativamente o produto e, por se tratar de algo intrínseco ao mesmo, dificilmente seria modificado. Ainda assim, esta acaba sendo a melhor forma de conferir este crossover.

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation pela SNK para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.