SIFU Arenas | Confira nossa review

SIFU

SIFU mostra em forma de jogo, a importância da experiência.

SIFU
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Sloclap
Publicado por: Sloclap
Gênero: Ação
Série: SIFU
Lançamento: 8 de fevereiro de 2022
Classificação indicativa: 14 Anos
Modos: 1 Jogador
Disponível para: Xbox Series X | S, Xbox One, PS4, PS5 e PC.

 

Acredito que não seja uma novidade que SIFU, o jogo de aventura e luta da Sloclap, é um bom jogo. Lançado em 2022 para Playstation e PC, o jogo agora chega em grande estilo para o Xbox. Por ser uma nova experiencia pra mim, SIFU se tornou um jogo extremamente marcante, e claro, boa parte disso, devido ao seu maior triunfo, o combate.

Um filme de luta em forma de jogo!

O combate de SIFU, é simplesmente absurdo. Com uma combinação simples de botões, e um sistema de aparagem / esquiva, o combate de SIFU se torna uma experiência muito simples de se aprender, e extremamente complexa de se masterizar.

Golpes fracos e rápidos, fortes e lentos, tudo encaixado na grande variedade de combos que o jogo apresenta já de cara! Uma grande gama de habilidades que pode inclusive ser levemente expandida com a árvore de habilidades do jogo. Muito de SIFU se baseia na experiência que você como jogador, tem dos combates. A medida que se joga, fica fácil entender cada inimigo e qual a melhor forma de lutar com cada um.

SIFU
(Ilustração: Créditos/Sloclap)

Sendo assim, SIFU acaba por valorizar muito a experiencia real, não virtual, e cada nova sessão de gameplay. Esta visão de como se aplicar o combate, me agradou muito, porem entendo que não é algo que todos os jogadores vão gostar de cara, talvez preferindo jogar no fácil para simplificar as mecânicas.

No mais, o que pode ser comentado é que além de satisfatório, o combate é lindo, uma real mostrarem cinematográfica das melhores lutas que já vi no cinema. Os movimentos são fluidos, estilosos, graças as ótimas animações, gráficos estilizados e ao desempenho extremamente polido de SIFU. Sendo o ponto alto do jogo, SIFU soube aproveitar bem suas mecânicas, com o novo modo arena.

Arenas e surras.

Sendo muito pedido, o modo arena é o básico da diversão de SIFU. Sendo simples e divertido, o novo modo de SIFU consiste em pequenos cenários com hordas de inimigos e objetivos. É uma ótima maneira de experienciar umas horas a mais com o combate, visto que a curta campanha pode deixar um gostinho de quero mais. Vale dizer também que o modo é extremamente desafiador, então se prepare pra apanhar bastante.

SIFU
(Ilustração: Créditos/Sloclap)

Além do novo modo arena, foram adicionados também novas dificuldades e conteúdo que vale o teste.

História e ambientação.

Outro detalhe que vale ressaltar sobre SIFU, é sua campanha. Tendo uma história interessante, a campanha de SIFU me manteve preso por boas horas, tanto por eu querer ver o desenrolar da história como por eu gastar bastante tempo repetindo alguns dos níveis buscando pontuações melhores, combos e uma menor quantidade de mortes, sendo que estas são muito importantes na gameplay.

Quanto mais o jogador morre, mais o protagonista envelhece, aumentando seu dano e diminuindo sua saúde. Quando se chega aos 75 anos, o amuleto responsável pelas ressurreições se quebra e a morte é permanente, levando ao game over.

SIFU
(Ilustração: Créditos/Sloclap)

Esta mecânica é uma forma interessante de inserir elementos de rogue lite no jogo, visto que na morte permanente, as habilidades adquiridas são resetadas caso não tenham sido desbloqueadas 5 vezes na mesma jogada. Após isso então, o jogador pode repetir os níveis em busca de completar com menos mortes, chegando no final do jogo mais novo e mais resistente. Ou pode optar por repetir a última fase jogada, partindo da idade que tinha quando entrou no nível.

Saindo do âmbito da historia e suas mecânicas, a ambientação de SIFU é extremamente variada, tendo visuais lindo e uma ótima direção de arte que brinca bastante com cores e perspectivas.

SIFU | Vale a pena?

Sendo um jogo com uma proposta original e extremamente divertida, só tenho elogios para dedicar a SIFU. Sua campanha é curta, porém, com um ótimo fator replay. Claro, existem alguns problemas, como a curva de aprendizado brutal para iniciantes. Sendo assim, SIFU é uma ótima experiencia que, não é, e não tenta ser, para todos. Estando atualmente disponível com novo conteúdo em todas as plataformas Xbox, SIFU é uma recomendação certa pra qualquer um que goste de desafios e queira se sentir um baita lutador.

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para Xbox Series X | S pela Sloclap para a elaboração desta análise.