Shinobi: Art of Vengeance | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: SEGA, Lizardcube
Publicado por: SEGA
Gênero: Ação, plataforma
Série: Shinobi
Lançamento: 29 de Agosto de 2025
Classificação indicativa: 14 anos
Modos: Single-player
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC

 

Em tempos agora remotos, a SEGA já foi uma empresa que tinha seus próprios hardwares, competindo ferrenhamente contra a toda poderosa Nintendo, durante um período da indústria gamer que que muitos consideram talvez a única Guerra dos Consoles que já existiu, considerando que as demais gerações praticamente nenhuma das disputas foram tão acirradas quanto desta era.

Infelizmente, a SEGA acabou saindo prejudicada em uma batalha tão danosa contra uma adversária com tanta qualidade como a Nintendo, e também contra a Sony, e acabou abrindo mão de ter um console próprio na disputa, há mais de 20 anos. Muitas de suas franquias acabaram ficando dormentes juntamente com seus antigos consoles. Uma dessas franquias é justamente Shinobi, que retorna como parte do projeto de revitalização das franquias clássicas da Sega, em possivelmente a melhor fase que a Sega já viveu em toda sua existência. Mas será que a IP consegue reproduzir ao menos uma ínfima parte da qualidade e diversão que já proporcionou um dia? Vamos conferir!

Um reboot respeitoso em cima do legado da franquia

Esta nova versão do game não é uma sequência de seus antecessores, mas sim um reboot da série Shinobi, desenvolvido pela Lizardcube em parceria com a Sega, como parte da iniciativa da Sega para reviver algumas de suas franquias adormecidas. A Sega abordou a Lizardcube, e os recrutou como parceiros de desenvolvimento, após ficar impressionada com o trabalho do estúdio em Wonder Boy: The Dragon’s Trap e Streets of Rage 4, desenvolvidos sob sua licença.

Um pouco da trama

Uma poderosa organização paramilitar chamada ENE Corporation, composta por exércitos sobrenaturais e de alta tecnologia, liderada pelo Lord Ruse, cercou o mundo. A única resistência à ambição de dominação mundial da ENE é o clã Oboro, um clã shinobi que protege a humanidade de ameaças catastróficas há séculos. O clã é liderado por Joe Musashi, sua esposa e a kunoichi Naoko. A ENE ataca e dizima a vila de Oboro, matando a maioria dos alunos de Musashi e petrificando a maioria dos membros de seu clã. Devastado pela destruição de sua vila e pelo fim de seu clã, Musashi embarca em uma busca por vingança contra a ENE.

Jogabilidade

Art of Vengeance é um jogo de ação em plataforma 2D, assim como seus antecessores, respeitando sua tradição, mas com um tempero de modernidade em um level design com exploração semelhante aos metroidvanias, com segredos a serem descobertos e conteúdo extra, com desbloqueio de novas áreas e mapas com fast-travel.

Assumindo o controle de Joe, o jogador viajará por níveis onde o objetivo é derrotar os chefes no final de cada um deles. Além das tradicionais armas ninjas, kunai e katana, Musashi também pode recorrer às artes mágicas ninjas, os chamados “Ninpo”. Os inimigos podem ser escalonados e marcados, permitindo que Musashi libere um ataque devastador matando todos os inimigos marcados de uma vez. Há também a possibilidade de se equipar amuletos, concedendo ao personagem bônus de combate adicionais.

Musashi também conta com com habilidades de travessia, sendo capaz de realizar alguns movimentos clássicos de plataforma, tais como salto duplo, dash aéreo e rolamentos. Conforme ocorre a progressão do game, recursos de travessia, movimentos de combate e melhorias podem ser desbloqueados. O combate é divertido, estiloso e satisfatório, com movimentos que remetem aos animes e filmes dos anos 80.

Contudo, o level design também merece críticas: layouts um pouco repetitivos, plataformas com saltos cegos, colisões inconsistentes e inimigos mal posicionados. Algumas seções de plataformas podem ser um tanto exigentes. As fases concluídas podem ser rejogadas em desafios de time attack, no modo Arcade.

Aspectos sonoros e visuais

Shinobi possui uma direção de arte com trabalhos feitos à mão com inspiração em animes e quadrinhos franceses, com cores bastante vibrantes e um dos gráficos mais bonitos já feitos nos videogames. Os cenários possuem vários planos e as animações do games como um todo são bastantes fluidas, com muito dinamismo, tanto nas travessias, quanto nos combates.

Para os amantes das eras dos games 2D, o game faz uso do efeito de parallax scrolling de forma bem marcante, reforçando uma estética pseudo-2D, com cenários modelados em 3D, mas renderizados em perspectiva lateral com parallax ativo. As múltiplas camadas de cenário das fases, se movem em velocidades diferentes, criando uma sensação de profundidade – algo que já era usado nos clássicos da SEGA, mas agora em escala muito mais refinada – com elementos atmosféricos como neblina, chuva e lanternas iluminando camadas distintas.

O game conta com a composição de Tee Lopes, de Sonic Mania e Streets of Rage 4, e colaboração com o icônico Yuzo Koshiro, da era clássica de Streets of Rage e tantos outros games da Sega, resultando em uma fusão entre sons tradicionais japoneses, eletrônicos modernos e arcade clássico.

Shinobi: Art of Vengeance: Vale a Pena?

Shinobi: Art of Vengeance honra seu legado com estilo, revigora a marca, e entrega o melhor título da franquia, com arte deslumbrante, combate refinado e uma trilha sonora de peso. Ainda que contenha falhas pontuais no level design e na dificuldade, é um mero espirro de sangue em seu traje, em um duelo vencido com honra. Se você é fã de ação 2D estilosa, apreciador de combates bem coreografados ou amante de retrogames, este título está entre os destaques de 2025 e vale ser conferido!

 


Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.