Shinji Mikami: conheça 5 games com envolvimento do game designer

Shinji Mikami é um renomado game designer e diretor de games japonês e o criador do mundialmente conhecido Resident Evil e também algumas franquias mais recentes como The Evil Within. É um conhecido como um dos principais criadores do gênero survival horror nos videogames, sendo uma figura influente na indústria de jogos, recebendo várias premiações por suas contribuições. Separamos aqui 5 games para conhecer um pouco de seu trabalho, além de Resident Evil e The Evil Within.


Goof Troop (Pateta e Max) – Super Nintendo (1994)

Goof Troop é um jogo de ação-aventura e puzzles desenvolvido pela Capcom e lançado em 1993 na América do Norte e Europa e em 1994 no Japão. O jogo é baseado na série de mesmo nome. Antes de começar a jogar o jogador pode escolher entre ser Max ou Pateta no modo single player. O “jogo do Pateta e Max” garantiu muita diversão para quem curtiu o game lá nos anos 90. Goof Troop marcou não só por ser extremamente caprichado e bem feito, como também por ser uma espécie de “embrião” do que seria Resident Evil, já que Shinji Mikami, grande nome do Survival Horror da Capcom, atuou como designer do jogo. Ambos os compartilham de vários elementos, como o backtracking (o ato de ir e voltar pelo cenário), inventário limitado e até a movimentação dos inimigos.

Ace Attorney – Multiplataforma (2001 – )

É uma série de games adventures que acompanha a história do protagonista Phoenix Wright, um advogado de defesa recém-formado que almeja crescer na profissão. Para defender os seus clientes de uma falsa acusação, o novato inexperiente precisa investigar assassinatos, encontrar evidências relevantes, apontar as contradições das testemunhas e contra-argumentar os procuradores, que na maioria das vezes são bem sujos e injustos com o réu. Mesmo sendo em estilo visual novel e point and click, aqui também estão presentes os famosos elementos de puzzles e backtracking, por mais que estejam disfarçados sob a forma de textos. Mikami atua como produtor executivo da série.

Dino Crisis – Multiplataforma (1999 – 2003)

Dino Crisis foi uma série de jogos eletrônicos produzida pela Capcom, inspirada também nos elementos que consagraram Resident Evil, sendo que o primeiro game é basicamente “um Resident Evil, mas com dinossauros”. Desenvolvidos pela Capcom, o primeiro foi lançado originalmente para a PlayStation, possuindo também versões para Dreamcast, Microsoft Windows, X-Box e PlayStation 2. O terceiro jogo da série teve baixas vendas e a franquia acabou abandonada pela Capcom. É uma das franquias com mais pedidos de remake por parte dos fãs. Mikami atuou como produtor e diretor no primeiro game e como produtor executivo nos games seguintes da série.

Aladdin – SNES (1993)

Disney’s Aladdin é um jogo de plataforma de 1993 desenvolvido e publicado pela Capcom para o Super Nintendo, baseado no filme homônimode animação da Disney de 1992 com o mesmo nome. Aladdin da Disney é um game 2D side scroll no qual o jogador controla Aladdin e seu macaco Abu. Aqui, Shinji foi o planejador do projeto.

Hi-Fi RUSH – Xbox Series e PC (2023)

Hi-Fi Rush é um jogo de ação baseado em ritmo desenvolvido pela Tango Gameworks e publicado pela Bethesda Softworks, anunciado em 25 de janeiro e lançado mundialmente no mesmo dia. O jogo conta a história do autoproclamado “futuro astro do rock” Chai, um jovem de 25 anos cujo player de música é acidentalmente embutido em seu peito durante uma cirurgia cibernética experimental, permitindo-lhe sentir o ritmo do mundo. Rotulado como “defeito” e caçado pela corporação que o transformou, Chai se une a novos amigos para derrotar os executivos da empresa e acabar com seus planos. Shinji Mikami foi produtor executivo no game, que recebeu críticas bastante positivas.


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