Shadow of The Tomb Raider será o último game da trilogia e se passa logo após aos eventos de Rise of Tomb Raider, com uma Lara Croft bem mais corajosa ,mais sombria, sanguinária e cometendo alguns erros, ela continua em constante luta consigo mesma para não se tornar o que ela tanto odeia e acabar  se tornando uma ameaça.

A história se passa na América do Sul, onde nossa heroína continuará em perseguição da milenar organização secreta militar Trinity ou Trindade, grupo esse que deu fim à vida de seu pai e busca a imortalidade humana a qualquer custo, e  de quebra ,tentará conter um apocalipse Maia que pode acabar com a humanidade.

O Brasil é citado no jogo como sendo uma possível rota usada pela Trinity, porém o nosso país fica só na citação mesmo, o inicio do jogo se passa no México com a Lara rastreando um dos chefões da organização secreta, o Dr. Domingues, que busca um artefato que pode criar uma catástrofe mundial.

Diferente dos dois games anteriores, Lara Croft é quem terminará causando problemas e mortes, não porque ela quis, mas sim porque acabou fazendo uma escolha um tanto precipitada ao tentar fazer o bem. Ao explorar uma tumba e conseguir um artefato ela acaba criando um tsunami na ilha onde está, causando muita destruição e muitas mortes. Ainda não se sabe se o jogador terá como controlar essas decisões afim de evitar esses desastres, porem sabemos que, o que a protagonista resolver fazer trará uma consequência bem mais profunda na história.

Sobre a jogabilidade do Shadow of Tomb Raider, os jogadores terão um mapa três vezes maior do que o Rise of Tomb Raider e poderão usar melhor o ambiente para se camuflar e utilizar novas técnicas de combate, além de poder mergulhar e encontrar rotas alternativas para se alcançar um objetivo.

Como nos games anteriores, os jogadores terão de tomar muito cuidado ao sair correndo por ai, escolhendo rotas ou simplesmente ao dar um pulo pois as mortes brutais estão novamente presente no jogo e as cavernas estão cheias de armadilhas que podem facilmente te dar uma morte bem feia.

O game trará diversos modos de jogo como: exploração, combate, puzzles. Ainda não se foi detalhado muito, mas já foi dito que o game terá um modo cooperativo onde os jogadores poderão resolver enigmas juntos.

Shadow of Tomb Raider será lançado no dia 14 de setembro para PC, PS4 e Xbox One e contará com quatro edições : a padrão, Deluxe Edition ( que vem com algumas roupas e armas e um pacote de reforço), Croft Edition (que vem com o season pass , além de algumas roupas e armas e um pacote de reforço) e  a edição de colecionador que vem com uma estátua da Lara Croft e todos os outros itens da Croft Edition.