Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Setembro 5 | Confira nossa crítica

O Massacre dos Atletas em Munique, no ano de 1972, é trazido agora pela visão dos jornalistas da rede ABC de televisão, e a correria para transmitir em tempo real um acontecimento histórico e perigoso em uma época que não havia ainda internet no mundo, baseado em fatos reais. Setembro 5

Ficha Técnica
Título: Setembro 5
Ano de Produção: 2024
Dirigido Por:  Tim Fehlbaum
Estreia: 30 de janeiro de 2025
Duração: 1h 35min
Classificação: 12 anos
Gênero: Drama
País de Origem: Alemanha, EUA
Sinopse: Em Setembro 5, uma equipe de jornalistas esportivos precisa mudar sua cobertura radicalmente quando atletas são feitos de reféns dentro da Vila Olímpica. O drama histórico conta a história do Massacre de Munique, atentado que aconteceu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 na Alemanha, a partir do ponto de vista da equipe de transmissão da ABC Sports. Na noite de 5 de setembro de 1972, um grupo terrorista chamado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica e fez 11 atletas da delegação israelense de reféns. Então, os jornalistas esportivos que estavam cobrindo o evento tiveram que transformar a abordagem de suas pautas para noticiar ao vivo o que estava acontecendo durante o sequestro que viria a se tornar o maior atentado terrorista a acontecer em um evento esportivo até hoje.

 

Outra Visão da História

Enquanto antes tivemos “A Hora da Vingança” (Sword of Gideon) em 1986, e “Munique” em 2005 (de Steven Spielberg), contando sobre os fatos ocorridos, e também sobre o pós-massacre, agora, com “Setembro 5” (2025), temos outro ângulo da história para conhecer: o da imprensa presente durante os fatos!

A história que mudou para sempre as regras de segurança em Olimpíadas e grandes eventos, além de ter sido uma tragédia que marcaria tanto os esportes quanto a política no mundo, principalmente em relação à diplomacia, agora é contada pelos bastidores da rede ABC, que estava cobrindo os “jogos da Paz”, pois aquele evento estaria selando a paz entre a Alemanha e o resto do mundo, pós-regime nazista.

Qualidade e Credibilidade

Enquanto vemos a correria para resolver problemas técnicos e resolver falhas de comunicação que ocorriam na época pela falta de internet, podemos enxergar a cada minuto de filme, a pressão que era sentida durante aquela madrugada fatídica, com atuações incrivelmente convincentes, vindas tanto dos atores principais, quanto dos figurantes.

O filme é mostrado com granulações para o público sentir como se estivesse vivendo na época, além de ser bem fiel com sua continuidade, mostrando a tecnologia da época e os problemas e formas de resolvê-los, enquanto a trilha sonora traz tensão e apreensão, vidrando os olhos do espectador a cada pequeno detalhe.

Política e Diplomacia

O tempo todo são mostrados, em paralelo, as discussões internas de imprensa, ao mesmo tempo que vamos conhecendo um pouco mais sobre o terrorismo e os motivos políticos dos terroristas. Algumas imagens são reproduzidas fielmente às da filmagem original de 1972 da transmissão ao vivo, que foi um marco histórico bem negativo para a humanidade.

Cada detalhe foi minimamente pensado, sendo mostrado como funcionavam os rádios de comunicação, e até mesmo revelação fotográfica em tempo recorde, assim como também pequenos detalhes, como a forma de fazer efeitos especiais e colocar textos em tela, em uma época em que não haviam muitos recursos de edição para tal.

Veredicto

Um filme importante, dinâmico, e recheado de informações na tela, que podem dividir a atenção do público entre o que está acontecendo e não é mostrado, o que está aparecendo em tela, e as consequências de cada ato, pensado ou não, de cada personagem. É preciso ter estômago para a conclusão do filme.

Quer saber mais sobre séries? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal de games no YouTube:

Sair da versão mobile