Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Série Literária: Percy Jackson & os Olimpianos | Vale a Pena Ler?

percy-jackson

Percy Jackson & os Olimpianos é uma série literária escrita por Rick Riordan, o qual aborda em cinco livros uma mistura épica de aventura, romance e fantasia, retratando a mitologia grega em pleno século XXI.

Percy Jackson, protagonista da trama, em meio a sua vida aparentemente comum, descobre que tudo o que aprendeu em suas aulas de história sobre deuses e monstros mitológicos, é real. Sendo assim, da pior (ou melhor?) forma, descobre que meio-sangues, filhos dos deuses com humanos, também, não são apenas um mito. Ele é caçado desde seu nascimento e quando descobre ser meio humano e meio deus, é levado ao Acampamento Meio-Sangue para começar a treinar suas habilidades junto com outros filhos de deuses.

Como se já não bastasse os monstros os caçando constantemente fora dos limites do acampamento e tentando ultrapassar as barreiras sempre que há uma oportunidade, existem profecias que os meio-sangues devem seguir (ou evitar) enquanto lutam pela própria sobrevivência.

A saga de Rick Riordan é um gigantesco sucesso. Percy é conhecido e amado mundialmente, tendo mais de 50 milhões de cópias vendidas sendo elas em mais de trinta e cinco países. Segundo o The New York Times, ela está como uma das mais vendidas de toda a história na lista de séries best-sellers.

A trama conta com cinco livros: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. Trazidos pela Editora Intrínseca com classificação indicativa de +12 anos.

Personagens

Vamos iniciar com nosso amado “Cabeça de Alga”, Percy Jackson. Com seus inicialmente 12 anos, é protagonista da trama e filho de Poseidon, deus do mar, Percy tem uma vida conturbada ao pular de escola em escola, ocasionando incidentes que nem ele mesmo sabe explicar. Quando chega ao acampamento, conhece vários outros semideuses e é claro que assim como faz amigos, faz ainda mais inimigos.

Grover Underwood é um sátiro. O trabalho deles é se infiltrar nas escolas comuns a procura de meio-sangues antes que os monstros os encontrem, pois caso isso aconteça… Teremos um meio-sangue a menos. Grover encontrou Percy e tornou-se seu melhor amigo, o ajudando a chegar no acampamento e transformando-se no braço direito do filho do deus do mar.

E rufem os tambores, porque é hora dela, Annabeth Chase, filha de Atenas, deusa da sabedoria. A personagem mais inteligente, hábil e com extrema genialidade para formular estratégias. Possui a mesma idade de Percy, porém vive no acampamento há cinco anos. Tendo fugido de casa ainda criança, Annabeth teve a sorte de ser encontrada e levada até ali em… Segurança?

Além do trio principal, existem vários outros personagens secundários de extrema importância. Semideuses descendentes de todos os deuses são abordados em algum momento e, entre eles,  criaturas como centauros, náiades e diversos monstros interagem a todo momento.

Aprendendo sobre a Mitologia

É impressionante a forma que Rick nos faz aprender sobre a mitologia durante seu romance que se passa em pleno século XXI. A forma que ele conecta os deuses, as maldições e as demais criaturas e momentos mitológicos, tornando tudo tão atual, é genial.

Evidentemente, algumas coisas são adaptadas para as páginas, mas conforme elas passam, é possível nos lembrarmos dos nomes que um dia ouvimos em nossas aulas de História. E se não, é inevitável ficarmos com aquela sede de saber mais e irmos pesquisar sobre determinada época ou personagem que viveu nela.

Os principais deuses abordados na trama são os Três Grandes: Zeus, Poseidon e Hades. Mas, durante a saga, todos os outros também são apresentados e aos poucos fazem aparições ao protagonista, alguns sendo como aliados e outros nem tanto (alguém disse Ares?)… Características e acontecimentos históricos se entrelaçam até formar uma trama bem estruturada que deixa tudo muito bem amarradinho.

Se alguém não gostava da matéria de História na escola, vai mudar sua percepção ao pegar esses livros!

Cinco livros… É mentira!

Pois bem, meus caros: a série principal de Percy Jackson sim, possui cinco livros. Porém, contudo, entretanto, o tio Rick não parou de escrever até hoje. No momento já temos mais de trinta livros que abordam este mesmo Universo e, em quase todos eles, o nosso queridinho Percy aparece, porém dando espaço a novos personagens para protagonizar tramas muito bem desenvolvidas que podem se igualar ou até mesmo… Se sobressair em comparação a pentalogia principal.

É impressionante como esse autor consegue ir se superando, misturando as mitologias e bolando profecias e personagens que se encaixam tão bem. Apesar da quantidade de livros assustar à primeira vista, acreditem: neste caso, QUANTO MAIS, MELHOR! Que o tio Rick nunca pare, amém.

Adaptação: Filmes do Percy Jackson

Os leitores da saga desejam até hoje que as “adaptações” do primeiro e segundo livro para o cinema fossem uma ilusão coletiva, mas infelizmente eles aconteceram mesmo. Insulto, massacre, total e intenso desrespeito… Me faltam adjetivos para dizer o que os filmes fizeram com a trama original apresentada nos livros.

Mas calma, nem tudo é terrível e impossível de ser assistido…

Se os leitores se esquecerem completamente do que encontraram nas páginas dos livros, a primeira adaptação dá sim para encarar. É divertida e bem feita, se tornando um bom filme. Os atores foram bem escolhidos e entregaram um trabalho bacana de sua parte, conforme o solicitado no roteiro. O público que nem chegou perto dos livros, curte o filme do começo ao fim, sem problemas.

Mas o segundo… Nem como filme ele acabou alcançando sucesso, nem passou perto. Além de ser um total e completo massacre da obra original, ainda pior do que o primeiro, ao todo a produção é bem ruinzinha. Os personagens continuam bons, mas eles fizeram uma “mistureba” que virou um caos. Os fãs apenas dos filmes criticaram e os leitores, choraram desesperados, porque vamos combinar… O que foi aquilo?

Nem mesmo o tio Rick gostou do resultado das duas produções pelas mãos da 20th Century Fox, de nenhum deles, e, chegou a declarar aos fãs publicamente, o descontentamento com o que havia sido feito com o seu trabalho.

Nos filmes, quem atuou como Percy Jackson foi o ator Logan Lerman, tendo ao lado Alexandra Daddario (Annabeth Chase) e Brandon T. Jackson (Grover Underwood).

Felizmente, não houve continuação. Assisti muitas às adaptações ruins ao longo dos anos, mas esta certamente ganha o prêmio da pior possível. Contudo, nem tudo está perdido…

Adaptação: Série de Percy Jackson

Os filmes fracassaram, mas os livros seguiram com o sucesso estrondoso. É claro que não demoraria para alguém querer colocar a mão nessa mina de ouro e a mais esperta e rápida foi a plataforma de streaming da Disney Plus, que adquiriu os direitos e iniciou a produção de um seriado baseado na obra. Uma temporada para cada livro, ainda sem data oficial de lançamento.

Quando a notícia estourou, novamente os leitores assíduos sentiram o coração na mão, mas então lá veio o próprio Rick Riordan, em carne e osso, dizer que FINALMENTE estava envolvido no projeto. Ou seja: enfim a chance de termos uma adaptação digna dessa saga fantástica, É REAL! A cada nova imagem revelada ou notícia oficial, a fidelidade com a obra original chega a marejar os olhos. Depois dos árduos tempos que vivemos no cinema… Aqui estamos, com uma série inteira sendo gravada sob os olhos do verdadeiro pai do Percy.

Nesta nova adaptação, quem dará vida ao trio principal serão: Walker Scobell (Percy Jackson), Leah Jeffries (Annabeth Chase) e Aryan Simhadri (Grover Underwood).

O primeiro e único teaser entregue até agora, apresenta o primeiro trecho do primeiro livro. Neste momento, meus caros… Só quem tinha um coração muito forte conseguiu se manter em pé. Dá uma conferida:

Quem conhece a referência, foi até tomar uma água e procurar uma cadeira para tomar um ar. E quem não reconheceu o trecho, fica ligado aqui no site que avisaremos assim que esta série for oficialmente dar as caras na streaming!

Se os roteiristas permitiram-se seguir o básico da trama, já garanto que será uma obra primorosa que sem dúvidas valerá cada minuto. Mas se eles mergulharam um pouco mais… Preparem-se! A próxima série do seu coração lançará em breve.

Vale a pena a leitura de Percy Jackson?

Sim, sim, eu sou suspeita para falar… Eu conheci os livros depois de assistir aos filmes, ou seja, fui feliz com a adaptação do primeiro inicialmente, sem saber da realidade. Sempre quis ler a saga, porque sabia que ia gostar, já que me passava uma vibe bem semelhante a Harry Potter e bingo, eu não estava errada. Na verdade estava, já que não só me encantei por completo pelo Cabeça de Algas e tudo que envolve o Universo dele, pois simplesmente me apaixonei por tudo aquilo.

É uma trama incrível SIM e vou enaltecer sempre que tiver chance SIM.

Se você gosta de aventura e daquela trama que mal te deixa piscar desde o primeiro abrir de páginas, este livro é para você. De uma leitura fácil e fluida que “de repente” da página cinco você está na de número trezentos e fica se perguntando como chegou ali.

Sem termos difíceis e com um aprendizado gigante, essa saga não pode ser definida para por qual idade deve ser consumida… Você gosta de ler? LEIA! Tem 12 anos? Tem 40 anos? LEIA! Este livro com certeza é para você.

Quer saber mais sobre livros que terão adaptações? Então, clique aqui!


Conheça o nosso canal do Youtube:

 

Sair da versão mobile