Dr. Slump é uma série de mangás escrita e ilustrada por Akira Toriyama, responsável também pelo sucesso absoluto Dragon Ball. O mangá foi criado pela editora Shueisha na revista Weekly Shonen Jump de 1980 a 1984 que formaram 18 volumes.

A série narra as aventuras cômicas da pequena robô Arale Norimaki Sembe, dona de uma força descomunal, curiosa, inocente, estabanada e míope, isso se da ao fato de seu criador ser um inventor muito desastrado, criando assim uma robô míope em um acidente, logo ela acaba precisando usar óculos, um desastre ambulante. Aparentando ser uma adolescente de 13 anos, vive causando confusão por causa de sua força descomunal e seu jeito moleque, para desespero de seu pobre criador o Dr. Senbei Norimaki ou “Dr. Slump” (Doutor Fracasso significado de Slump em inglês), e os outros moradores da bizarra Vila Pinguim.

Contudo o mangá enfatiza as confusões de Arale, a humanidade e as invenções do Dr. Sembe, cheio de trocadilhos, piadas, e paródias das culturas japonesa e americana. Como por exemplo, um dos personagens recorrentes o “Suppaman”,uma versão gorda e baixinha do Superman.