Season: A letter to the future I Confira nossa review

Será uma das indicações — se não campeã — a obra de "Melhor Indie de 2023"!

Season: A letter to the future se conecta com passado, presente e futuro nos mostrando como aproveitar cada segundo da vida.

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Scavengers Studio
Publicado por: Covalent Media
Gênero: Aventura
Série: Season
Lançamento: 31 de janeiro de 2023
Classificação indicativa: Livre para todas as idades
Modos: Somente single-player
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5 e PC

 

Quem é você?

Em Season: A letter to the future controlamos Estelle, uma jovem garota diante de um apocalipse iminente que opta por documentar absolutamente tudo em sua volta com apenas uma câmera, gravador de áudio, diário e bicicleta.

Depois de se despedir de sua mãe e abandonar a sua cidade, a vila de Caro, a jornada profunda e ao mesmo tempo “vazia” da protagonista acaba se tornando uma linguagem especial que nos mostra como aproveitar cada segundo da vida.

“Lembre-se de abraçar aqueles que você ama, seja no jogo ou na vida!”
Estelle e sua mãe em seus últimos momentos juntas! (Ilustração: Créditos/Lucas Menegheti)

O charme

Com 6-10 horas de duração, em Tieng Valley, uma área que foi evacuada devido a inundação de uma barragem, por exemplo, o cenário é esplêndido, “cheio de vida”. Mas, por outro lado, há momentos que você irá se perguntar “como alguém teve a frieza de fazer isso?”. Sem entrar em detalhes sobre a tal cena, cada área explora uma nova oportunidade para se coletar informações, iremos nos apaixonar pela viagem, conhecer mais culturas, filosofias, religiões, pessoas, mais sobre o mundo.

Se tratando de walk simulator, possui uma trilha sonora que faz jus ao ambiente da sua jornada. Aconchegante, uma experiência leve e calma, retratando a calmaria de lagos e florestas, pássaros, uma forma de tranquilizar o jogador como se fosse uma meditação, e isso literalmente se torna o charme da obra da Scavengers Studio.

Alô, tem alguém aí? (Ilustração: Créditos/Lucas Menegheti)

Recursos

No PlayStation 5, por mais que seja um indie, o suporte aos recursos do hardware é muito bem notável. Por exemplo, os Gatilhos Adaptáveis e Resposta Tátil do Dualsense, são utilizados no movimento da protagonista ao pedalar sua bicicleta simulando a tensão imposta por suas pernas e ao passar por folhagens em uma fazenda, respectivamente. Por outro lado, o uso do Áudio 3D é automaticamente perceptível nos sons que o cenário emite.

Season: A letter to the future, vale a pena?

Season: A letter to the future será uma das indicações — se não campeã — a obra de “Melhor Indie de 2023”. Mesmo em meio a cataclismo, como tudo pode ser tão calmo e leve? Literalmente se encaixa a velha frase “A calmaria antes da tempestade!”, uma experiência que explora o lado melancólico do mundo na visão de terceira pessoa e também pelas lentes de uma câmera. É curta, mas se conecta com passado, presente e futuro em uma linguagem especial e vale muitíssimo a pena.


*Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 5 pela Scavengers para a elaboração desta análise*