O catálogo do HBO Max está cheio de filmes de terror! e Vênus se destaca por sua trama intrigante, personagens misteriosos e, é claro, muita violência. Este filme espanhol, graças às suas sequências de enorme brutalidade, não é para fracos de coração – e de estômago.
Lançado em 2022, Vênus é baseado no conto “Sonhos na Casa da Bruxa”, de H.P. Lovecraft. O autor, para quem não conhece, é um dos maiores ícones da literatura gótica, apontado por muitos especialistas como o criador do “terror cósmico”.
Vênus tem direção de Jaume Balagueró, da franquia REC. Em seu lançamento original, o filme não demorou a conquistar a crítica especializada, garantindo 77% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Vênus é uma mistura de ação, suspense e terror, no clássico estilo das adaptações de alguma das obras mais icônicas de H.P. Lovecraft.
O filme se destaca pelo desempenho do elenco, pela condução da trama, e pelo criativo uso de efeitos práticos nas cenas de terror.
“O terror invade os corredores de concreto de um amaldiçoado complexo de apartamentos nos arredores de Madrid”, diz a sinopse oficial de Vênus.
Com o icônico cineasta espanhol Álex de la Iglesia (30 Moedas) na produção executiva, Vênus acompanha a história de Lucía, uma jovem que trabalha como dançarina em uma boate de Madri.
Uma noite, após um de seus shows, Lucía decide roubar um saco de comprimidos de ecstasy do clube, e aí, acaba levando uma facada na perna ao fugir de um grupo de delinquentes.
Ferida e querendo evitar ser levada ao hospital, Lucía busca refúgio em um edifício dilapidado chamado Venus, junto com com sua irmã e sobrinha.
O problema é que, logo em seguida, a protagonista percebe que uma antiga e malévola força sobrenatural se esconde atrás das paredes do antigo edifício. A partir daí, Lucía embarca em uma louca e alucinante jornada pela sobrevivência.
A vibe e a premissa de Vênus, desse modo, são muito parecidas com a de A Morte do Demônio – A Ascensão, um dos melhores filmes de terror do ano.