Até 2011, o ano de lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, Emma Watson só era conhecida como a Hermione do Universo Bruxo.
Depois da conclusão da saga, a atriz fez o possível para diversificar sua carreira, optando por papéis mais adultos.
O primeiro filme de Emma Watson após Harry Potter foi Minha Semana com Marilyn, também lançado em 2011.
Nos anos subsequentes, a atriz atuou em projetos como Bling Ring, Noé, É o Fim!, O Círculo, A Bela e a Fera e Adoráveis Mulheres.
Emma Watson não é apenas craque na atuação, mas também uma ótima cantora. A atriz mostra todo seu alcance vocal no remake live-action de A Bela e a Fera, lançado em 2017.
A performance foi elogiada, mas também trouxe um custo para Emma Watson. Para protagonizar o remake, a atriz precisou recusar o papel principal de La La Land: Cantando Estações.
La La Land chegou aos cinemas em 2016. Sucesso de público e crítica, o musical de Damien Chazelle faturou 447 milhões de dólares nas bilheterias, além de ser indicado a 14 indicações ao Oscar.
O filme também protagonizou uma das maiores confusões da história do Oscar. Na 89ª edição da festa da Academia, La La Land foi anunciado incorretamente como o vencedor do troféu de Melhor Filme – que na verdade, era de Moonlight: Sob a Luz do Luar.
O papel que seria de Emma Watson acabou ficando com Emma Stone. Por sua performance como a protagonista Mia, ela levou o Oscar de Melhor Atriz.
Na época, Emma Watson revelou, em entrevista, o motivo da recusa. A atriz não conseguiu resistir ao papel de Bela no remake de A Bela e a Fera.
“Cresci assistindo aos filmes da Disney. Quando me ofereceram o papel da Bela, senti que a personagem ressoava muito mais em mim do que a Cinderela. Ela continua curiosa, compassiva e de mente aberta. E esse é o tipo de mulher que eu gostaria de incorporar como modelo, se pudesse escolher”, comentou a atriz.
Todos os filmes de Harry Potter, com Emma Watson, estão disponíveis no HBO Max.