Os rumores sobre a nova geração da Xbox estão ganhando força. De acordo com o insider eXtas1s, a Microsoft está preparando uma mudança ousada: consoles híbridos, laptops licenciados, novos chips AMD e uma arquitetura técnica de dar inveja até nos PCs high-end.
E o anúncio pode acontecer já em 2026, com os consoles de nova geração previstos para 2027 ou 2028.
Xbox além do console
A Microsoft parece determinada a transformar a marca Xbox em uma plataforma completa, e não apenas em um hardware. Segundo informações vindas de perfis de LinkedIn, o foco da próxima geração será a integração total entre PCs, laptops e consoles.
O chip AMD Magnus, baseado na arquitetura RDNA 5, é a peça central desse plano. Ele poderá ser utilizado tanto em consoles quanto em laptops licenciados com a marca Xbox, além de oferecer compatibilidade total com a biblioteca atual do Xbox.
A ideia é expandir o Play Anywhere e permitir que você jogue onde quiser, com performance de ponta e acesso aos mesmos jogos, seja no sofá ou na mochila.
Memória GDDR7, IA dedicada e nova arquitetura
A Microsoft também está ajudando a definir o padrão da memória GDDR7, que será utilizada nos futuros dispositivos da marca. Essa nova geração promete mais velocidade, menor consumo de energia e desempenho elevado em jogos com ray tracing, inteligência artificial e carregamento instantâneo de mundos abertos.
Além disso, os dispositivos futuros contarão com memória L2 segmentada, que funcionará como “mini-refrigeradores” perto de cada unidade de processamento, a ideia é agilizar a comunicação interna e liberar espaço para mais núcleos gráficos (WGPs) de forma que possa entregar experiências em 4K e 120fps e mundos expansivos sem engasgos.
Canis e Orion: os codinomes das novos consoles
Enquanto os laptops e desktops licenciados estão previstos para chegar ao mercado já em 2026, os consoles “principais” com nomes internos Canis e Orion estão planejados para 2027-2028.
Xbox na liderança?
O insider eXtas1s ainda reforça que o Playstation 6 pode chegar apenas em 2029. Dessa forma, a Microsoft vai ter a oportunidade de ouro de liderar a geração, pois a última vez que o Xbox lançou antes do Playstation foi na geração do 360 e o resto da história vocês já conhecem.