Ride 5 l Confira nossa review

Atenção, preparar, já!

Ride 5 chega com uma variedade de motos e eventos divertidos, mas a acessibilidade continua remando contra a maré.

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Milestone
Publicado por: Milestone
Gênero: Corrida
Série: Ride
Lançamento: 24 de agosto de 2023
Classificação indicativa: Livre
Modos: Singleplayer e Multiplayer
Disponível para: PlayStation 5, Xbox Series XlS e PC

 

Milestone é um destaque indiscutivelmente em jogos de corrida de moto. O prolífico estúdio italiano lança vários jogos de moto todos os anos, incluindo títulos licenciados de MotoGP e Monster Energy Supercross, atendendo igualmente aos fãs de corridas de pista e motocross.

Mas, embora sejam franquias anuais, não temos um novo jogo RIDE desde 2020. Felizmente, a longa espera pelo Ride 5 chegou ao fim. Anunciado em abril, o título está chegando aos consoles next-gen e PC. Com um novo sistema climático dinâmico, física renovada e centenas de motos licenciadas, promete ser a melhor entrada até agora.

Ride 5 possui Modo Foto! (Ilustração: Créditos/Milestone)

Gran Turismo, é você?

A Milestone sempre apresentou o Ride como o Gran Turismo dos jogos de moto – e é fácil perceber porquê. Em vez de motos de competição de MotoGP, permite que você corra com motos de estrada em circuitos reais e fictícios. Estas são motos que você pode comprar no mundo real de fabricantes como Ducati, BMW e Honda.

O título conta com mais de 270 motos e 20 fabricantes oficiais no lançamento. As bicicletas são divididas em quatro categorias: Superbikes, Supersports, Naked e Historical. A lista final de motos ainda não foi confirmada, mas há uma boa chance de você encontrar sua moto favorita em Ride 5.

Olha a chuva! (Ilustração: Créditos/Milestone)

Para iniciantes, uma variedade de assistências pode ser aplicada para freios, curvas, direção e aceleração automáticas e trajetória ideal para atender a diferentes níveis de habilidade. A obra visa um público mais amplo do que o MotoGP, portanto, tornar os controles acessíveis é fundamental. No entanto,…

São mais de 270 motos e 20 fabricantes! (Ilustração: Créditos/Milestone)

Remando contra a maré

Mesmo com as assistências definidas como médias, o acelerador e a frenagem ainda exigiam precisão suave e frenagem precoce para manter a moto na pista. Aproximar-se das curvas muito rápido depois de frear muito tarde resultou em subviragem excessiva. Graças a um sistema de suspensão revisado que replica os componentes internos, as motos parecem pesadas e realistas, mas jogadores casuais podem ter dificuldade para se familiarizar com os controles, mesmo com as assistências ativadas – por mais que seja profissional em games de corrida como no meu caso em F1 ou NFS, por exemplo.

No total, existem 44 circuitos classificados entre reais e fictícios. Como por exemplo, Imola, Estoril e Laguna Seca. Um grande destaque fica para o circuito de Blue Wave, uma pista tropical situada no Havaí com túneis sinuosos e curvas fechadas rodeadas por palmeiras.

Falando em destaque, a estreia do clima dinâmico parece ter valido a pena em quesitos visuais. Nuvens volumétricas tornam os ambientes mais realistas e imersivos, enquanto um novo sistema climático dinâmico adiciona uma camada de imprevisibilidade. Você também pode personalizar eventos com vários intervalos climáticos e acelerar a hora do dia. Corridas mais longas permitem que você adicione mais slots climáticos. Por exemplo, você pode começar em perfeitas condições de sol e terminar em uma forte tempestade.

Intervalos climáticos são caprichosos! (Ilustração: Créditos/Milestone)

Carreira de milhões!

O modo carreira apresenta uma jornada extensa com mais de 200 eventos competitivos. Funciona como um tipo de ranking, você vai acumulando pontos e subindo na tabela enquanto vai desafiando os melhores pilotos de motociclismo do mundo. Modificar sua moto, trocar seu equipamento ou até mesmo adquirir uma nova máquina fará você subir na classificação. No entanto, são suas habilidades que levarão você ao topo. Jogue, ganhe dinheiro, invista e persista.

No multiplayer, a briga é diferente. Mesmo que seja amigável como na tela dividida – ausente desde Ride 2 – temos também uma classificação que comparam os tempos entre os jogadores. Pela primeira vez, a franquia conta com suporte ao crossplay. Mas, não ao recurso VR.

Se a acessibilidade despenca em termos de jogabilidade, a localização ganha destaque. A obra conta com suporte completo ao idioma PT-BR, desde vozes à mínimos detalhes na interface de usuário.

Ride 5, vale a pena?

Sinceramente? Aguarde uma promoção!


*Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 5 pela Milestone para a elaboração desta análise*