REVIEW | Xenosaga Episode III: Also Sprach Zarathustra

Xenosaga

Chegamos ao fim da nossa saga

Xenosaga Episode III: Also Sprach Zarathustra marca o fim da nossa jornada, o jogo idealizado para ter mais alguns capítulos de vida acaba sendo encerrado de maneira quase que é melancólica, devido a todas as dificuldades de desenvolvimento e as vendas questionáveis.

Ficha Técnica

  • Desenvolvido por: Monolith Software Inc
  • Publicado por: Namco
  • Série: Xenosaga
  • Lançamento: Agosto de 2006
  • Gênero: JRPG
  • Classificação indicativa: Teen
  • Modos: Single Player
  • Disponível para: PlayStation 2

Enredo

A história de Xenosaga Episode III segue exatamente de onde o capítulo II parou, a procura de Shion Uzuki e KOS-MOS pelas origens dos alienígenas gnosis enquanto são caçadas por humanos poderosos chamados de Testaments.

Nesse capítulo, chegaremos ao desfecho de vários elementos da história que ficaram pendentes nos capítulos anteriores. O enredo continua muito complexo, sendo assim não deixe de se atentar ao diálogos do jogo.

Outro detalhe que se apresenta, é duração desse episódio, prepare-se para várias e várias horas de jogatina e diálogos junto as famosas cutscenes do game.

Xenosaga

Gráficos

Visualmente Xenosaga Episode III o game de longe mais bonito da série. As animações dos personagens nas cenas e batalhas estão muito bem feitas, e quase todos os ataques especiais do jogo mostram uma riqueza de detalhes que não era observada nas versões anteriores do jogo.

Um detalhe que não conseguiu ser corrigido durante toda a série, é que as vozes não são necessariamente sincronizadas com os lábios, o que acaba causando uma sensação estranha, pois a dublagem parece estar fazendo eco na tela, mas de uma maneira geral a dublagem não ficou ruim, e o fato de não estar sincronizada nem é um fato isolado da série Xenosaga.

As CGs do jogo também tiveram uma melhoria significativa pois acontecem com uma melhor fluidez e também é possível se perceber um melhor aproveitamento das cores nos personagens.

Tanto os personagens quanto os inimigos, sofreram uma remodelada, o que trouxe um ar de amadurecimento ou melhor dizendo um ar de envelhecimento nos personagens, mostrando que o tempo passou dentro do universo do jogo.

É possível notar claramente a evolução dos personagens principalmente dos personagens principais como Shion e KOS-MOS, que teve uma remodelagem que a tornou em um Android praticamente erótico.

Xenosaga

Gameplay

O jogo mantém a tradição dos títulos passados no que se refere às batalhas, os encontros no jogo continuam não sendo aleatórios, você verá monstros no mapa e poderá se esgueirar para atacá-los por trás por iniciativa ou colocar uma armadilha no chão para imobilizá-los.

Esses recursos já foram vistos no capítulo anterior, mas nessa nova fase da saga esses recursos foram melhorados, mas ainda é muito difícil de se esquivar de um inimigo, pegá-lo de surpresa e até mesmo conseguir prendê-lo em uma armadilha.

Um detalhe muito importante que não deve ser esquecido, é a evolução dos seus personagens pois como a maioria dos inimigos em uma área não reaparece depois que você os mata, a quantidade de experiência que você adquire em uma área pode ser um pouco limitada, então é melhor tentar eliminar um número maior possível de inimigos, para no final do jogo não passar apoio com os inimigos mais fortes.

Caso você faça a sua parte em explorar o cenário , e tentar adquirir o maior número de itens possível de cada locação você conseguirá muitas batalhas, e com isso a sua jornada contra os chefes será equilibrada e até poderá levar alguma vantagem considerável.

O sistema de evolução das habilidades também ajuda bastante nas batalhas, pois muitas das opções de habilidades incluem aumento de estatísticas como saúde e poder dos eters. Xenosaga Episode III alcança facilmente 50 horas completas entre seus os dois discos, cada um com muitas cenas para assistir ao longo do caminho, e como já dissemos anteriormente se você busca ou entendimento dessa história complexa é necessário e imprescindível que você assista e sempre esteja atento aos diálogos do jogo.

Uma coisa bem legal a se fazer e que vai ajudar muito você, e ir atrás dos extras, ainda há itens a serem procurados, incluindo a poderosa versão do pequeno robô, Erde Kaiser, que agora mais do que nunca é bem importante para as batalhas no final do jogo e irá ajuda-lo de uma maneira que você não imagina, então não perca tempo e faça o dever de casa.

Você pode procurar trajes alternativos para seus personagens e pode rastrear arquivos de dados especiais para aprender mais informações sobre a historia e bastidores do jogo. Esses arquivos são interessantes para você se aprofundar mais na história do jogo, como dissemos anteriormente a história foi compactada para caber nesses três episódios sendo assim, muita coisa está escondida nesses arquivos de dados que estão espalhados pelo jogo.

Depois de terminar o jogo, você obterá um Clear Data que permite reproduzir qualquer uma das sequências da histórias do jogo com Shion e companhia vestida com trajes de praia, desde que você já tenha descoberto o maiô desse personagem no jogo. Novamente ressaltamos a importância de estar fuçando em tudo dentro dos cenários do jogo, você não vai querer perder a imagem da Shion de biquíni, não é?

O Clear Data permite reproduzir apenas as últimas áreas do jogo, mas você mantém todas as suas habilidades aprendidas. Existe até um minijogo parecido com Lemmings, que você pode jogar com um amigo, se assim o desejar. Também há um editor de níveis embutido para você criar suas próprias armadilhas mortais, não é nada que vá estender por muito tempo a vida do pós-jogo, mas também depois de mais de 50 horas achamos que já é o suficiente.

Xenosaga

Resumo

Xenosaga Episode III: Also Sprach Zarathustra é sem dúvida nenhuma o melhor jogo da saga, aqui podemos ver toda a evolução da série e as melhorias que a equipe da Monolith Software Inc conseguiu implantar no jogo.

Xenosaga é um RPG complexo com uma história muito profunda, o jogo foi planejado para ter vários capítulos mas infelizmente só houveram três partes, o que obrigou a equipe de desenvolvimento compactar o restante da história nesse último capítulo da saga.

Se você está conhecendo a série Xenosaga agora, é bem interessante você começar a jogar desde o primeiro capítulo, pois começar dessa parte irá fazer com que você não consiga entender a história ou no mínimo tenha muita dificuldade em compreender a mensagem do jogo.

Pessoalmente sou muito fã da série desde os tempos de Xenogears lá no PlayStation, Mas de qualquer forma todos os três capítulos da série Xenosaga são cheios de altos e baixos começando bem lá de baixo conseguindo chegar a um meio termo entre qualidade e diversão.

Recentemente publicamos a notícia de que em algum momento havia um processo de remasterização da série em andamento, mais para a tristeza de muitos incluindo a minha esse processo foi cancelado, pois não foi avistada uma possibilidade concreta de lucro com a remasterização, para conferir esta matéria clique aqui.

Um forte abraço a todos e até o próximo review