REVIEW | Jogo: Mega Man 11

Passando por um estilo retro de 8 bits com o Mega Man 9 e 10, e reempacotando seus primeiros oito jogos como parte de uma coleção de aniversário, chegamos em Mega Man 11, será a que capcom acertou? Vejamos.

Ficha Técnica

Data de lançamento 2018

Classificação Classificação pendente

Desenvolvedora Capcom

Distribuidora Capcom

Número de jogadores 1-1

Agora, com o Mega Man 11, a Capcom parece ter finalmente descoberto como trazer o personagem para a era moderna. Seu novo jogo é fiel à jogabilidade clássica da série, ao mesmo tempo em que adiciona alguns ajustes que fazem com que o Mega Man se sinta fresco o suficiente para agradar seus fãs.

Muito sobre o Mega Man 11 nos faz lembrar da fórmula esculpida em pedra a muito tempo pela franquia. Oito Robôs Mestres desonestos sob o controle do malvado Dr. Wily precisam ser derrotados. O Mega Man deve eliminar cada bot renegado, adquirir sua habilidade única, passar para o próximo e finalmente derrubar o próprio Dr. Wily. Mega Man pode atirar, deslizar e chamar seu cão robô Rush para percorrer os níveis. Há armadilhas mortais, cavidades sem fundo e uma insurreição mecanizada para derrubar.

Mega Man 11 em sua jogabilidade utiliza um novo sistema chamado Double Gear para desviar de vários obstáculos. Em um flashback do Dr. Wily e do criador do Mega Man, Dr. Light, aprendemos que Wily ajudou a desenvolver o sistema Double Gear, acreditando ser a próxima evolução para os robôs. Light, por outro lado, acreditava que o progresso do robô estava na inteligência artificial, um desentendimento que levou à sua ruptura de décadas.

Na prática, o sistema de engrenagem dupla é uma das muitas maneiras pelas quais a Capcom tornou a série deliciosamente difícil do Mega Man um pouco mais fácil – ou, para jogadores mais habilidosos, um novo mecanismo para otimizar e aperfeiçoar o speedrun. A mecânica do Double Gear inclui o Speed ​​Gear, que permite que os jogadores diminuam o tempo, e o Power Gear, que momentaneamente aumenta o canhão do braço do Mega Buster do nosso herói (e outras armas) para causar mais danos. Em minha primeira tentativa de Mega Man 11, nenhum dos dois se mostrou absolutamente essencial para o sucesso, mas ambos foram contingências úteis em situações particularmente difíceis.

A adição certamente beneficiará os novatos, porque Mega Man 11 é difícil. Eu passei horas dominando cada estágio, fazendo um progresso lento, mas satisfatório, enquanto memorizava ​​padrões de posicionamento de inimigos e ataque de chefes. Alguns níveis e Robôs Chefes, no entanto, são enlouquecedoramente fortes no normal, particularmente em alguns momentos sofri mortes instantâneas. Mais do que algumas vezes, um mecanismo de um único golpe, como uma coluna de chamas ou uma máquina de morte do tamanho de uma tela, perseguirá o Mega Men através de um nível. Fazer o seu caminho através de uma fase complicada apenas para ser massacrado por um desses obstáculos de morte instantânea nunca é divertido rs.
Para os fracos de coração, a Capcom fornece configurações “casuais” e “recém-chegadas” que facilitam as coisas, concedendo vidas extras ou infinitas, respectivamente. Dr. Light também oferece assistência através de uma loja no jogo onde os jogadores podem comprar fichas para Mega Man, aumentando seu canhão de braço; peças extras que facilitam a caminhada em superfícies escorregadias ou reduzem o dano; e um sistema de refrigeração que recarrega suas funções de engrenagem dupla mais rapidamente. A Capcom não faz esses power-ups para parecerem que você está enganando o sistema de alguma forma; Eles são apresentados como bônus que podem ajudar os jogadores frustrados a superar o desafio robusto de Mega Man 11 um pouco mais rápido.

Enquanto o Speed ​​Gear inicialmente parece ser a metade mais útil das novas habilidades do Mega Man, o Power Gear se torna mais instrumental à medida que você derrota mais Robôs Chefes e adquire suas habilidades especiais. O Power Gear modifica cada habilidade de maneira divertida e aditiva. Por exemplo, ao derrotar o robô de patinação no gelo Tundra Man, o Mega Man ganhará a habilidade de liberar uma nevasca abaixo de zero que cria uma coluna gelada de destruição. Acione o Power Gear, e essa nevasca se torna uma explosão invernal de limpeza de tela.

Como as novas armas que o Mega Man pode roubar deles, os novos Robôs Chefes em Mega Man 11 são criativos e inspirados. Existem alguns arquétipos familiares, como o explosivo Blast Man, o gelado Tundra Man, o eletrificado Fuse Man e o flamejante Torch Man, mas a maioria tem características que os ajudam a diferenciá-los de chefes semelhantes em jogos anteriores. O Torch Man, por exemplo, é um robô de segurança para camping, e seu nível de inspiração ao ar livre, para churrasco, o ajuda a se destacar dos Robôs Chefes baseados em incêndio. Outros destaques incluem Bounce Man, cujo palco é cheio de trampolins e bolas saltitantes, onde o Mega Man é forçado a abrir caminho através do palco, indo e vindo; e Blast Man, cujo palco está repleto de explosivos, muitos dos quais têm que ser acionados lançando-se os inimigos explosivos da fase para que eles possam progredir.

Há uma esperteza e cuidado que parecem infundidos em todo o Mega Man 11, e inúmeros toques criativos me surpreenderam enquanto eu jogava. O corpo de borracha do Bounce Man é salpicado de pedaços de confete metálico, como uma bola saltitante de uma máquina de venda de brinquedos. O nível do Block Man é inspirado pela arte e arquitetura maia, apoiando a história de fundo do robô em que ele fantasia sobre a construção de seu próprio templo. Cada um dos novos Robôs Chefes do jogo recebe dúzias de detalhes e riquezas.

Mega Man e o exército de robôs de Wily são espetaculares em 3D, apoiados por belos cenários 2D e 3D. Inimigos clássicos como o robô de chapéu de construção Metall, o Batton e o Sniper Joe em forma de morcego parecem autênticos às suas origens de 8 bits.

Mega Man 11 não é uma sequência surpreendente, mas é muito respeitosa. A Capcom manteve sua fórmula bem original, com merecidos cuidados e atenção, enquanto sabiamente evitando a “repetição” retrô desta vez. O Mega Man 11 é uma franquia que marca novamente e, melhor ainda, um investimento certeiro no futuro da série.

Vale muito a pena jogar, se divertir e se estressar rs