REVIEW | Jogo: Townsmen – A Kingdom Rebuilt

Townsmen – A Kingdom Rebuilt é uma boa opção para jogadores experientes do gênero de administração de cidades. O título deve fornecer muitas horas úteis de diversão, com diversas missões e cenários espalhados em diversos modos.

Ficha Técnica:

  • Desenvolvido por: HandyGames.
  • Publicado por: HandyGames.
  • Série: Townsmen.
  • Lançamento: 20 de fevereiro de 2020.
  • Gênero: Casual, Simulação, Estratégia.
  • Classificação indicativa: Livre.
  • Modos: 1 Jogador.
  • Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows.

Tem que gostar mesmo

O título trás todo seu carisma através de um belo traçado. O visual simples e colorido agrada a primeira vista, principalmente com toda a pompa da trilha sonora. Contudo, além disso, não tem nada de muito especial que prenda um jogador que não se interessa muito pelo gênero, nem mesmo o modo campanha que conta com toda uma história dividida em vários capítulos. E olha que o título ta todo localizado em português do Brasil! Portanto Townsmen – A Kingdom Rebuilt não deve contagiar muitos corações fora do seu público alvo.

Entretanto, se for do seu estilo, poderá encontrar um amigo para várias horas de diversão. A mecânica do jogo é bem fluída, tem várias situações acontecendo simultaneamente: Ladrões surgindo para roubar suas coisas, soldados reclamando da falta de salsicha, a comunidade exigindo uma nova igreja porque a atual se encontra lotada e por aí vai. É um verdadeiro caos e você encontra um certo prazer em tentar ajudar.

Townsmen é um companheiro para todas as horas

Townsmen é imenso em conteúdo. O modo história que por sinal também é o tutorial conta com vários capítulos que vão lhe ensinar gradativamente a manusear toda a cidade. A cada novo evento, é uma nova lição a ser aprendida. Tem muita coisa pra ler, muita mesmo, e é importante que você leia para se graduar nessa verdadeira aula de administração.

Townsmen – A Kingdom Rebuilt

Além do modo história, temos dezenas de cenários onde devemos chegar a um objetivo para resolver alguma situação. E para chegar nesse objetivo, ou melhor dizendo, para completar a missão principal, é necessário realizar várias submissões.

Um exemplo de missão principal

Se precisarmos acrescentar uma taverna, precisamos primeiro de pedreiros e matéria prima. Se não há ninguém disponível, é necessário construir casas, pois elas geram trabalhadores. A matéria prima pode ser comprada, mas a longo prazo é melhor você mesmo criar sua própria produção: madeira, pedra, ferramentas, etc. Uma vez com tudo feito, é necessário abastecer a taverna. São vários itens, mas vamos citar o suco de uva. É necessário um local que plante a uva, e outro que faça o suco. Mas claro que também existem intempéries: ladrões, neve bloqueando acesso a vendedores, chuva com raios que provocam incêndios e muito mais. Fazendo que aquele inocente objetivo, se estenda por várias horas de muita estratégia.

Existe também é claro, o dinheiro que você pode cobrar através de tributos – controlando até mesmo os valores – ou com a venda de material excedentes. Contudo o mais interessante fica a cargo das coroas que representam uma recompensa por seus serviços, com uma quantia específica é possível construir edifícios imediatamente.

Dinâmico

Ele é tão fluído que parece que tem vida própria. Você nunca irá ficar parado. Aproximando a câmera para ver o desenho primoroso do cenário, podemos verificar homens e mulheres mandando ver em suas funções e até mesmo mostrando descontentamento se algo não está do seu agrado – não só a sobrevivência de todos é importante, mas também sua satisfação com os momentos de lazer.

As estações também influenciam, acabando temporariamente com alguns serviços. No inverno por exemplo, a neve pode afetar a compra e venda de produtos, pois os vendedores não conseguem acessar a cidade por conta de uma nevasca. E o trigo não pode ser colhido pois os campos congelaram.

Ademais, outra coisa muito legal são as pesquisas! Conforme você vai ganhando experiência, desbloqueamos pesquisas que geram atributos, melhorando todo o funcionamento da cidade. Como pagar menos em produtos, diminuir a taxa de incêndios e uma série de benefícios.

Townsmen – A Kingdom Rebuilt é então comprável?

Em resumo, você pode comprá-lo daqui a alguns meses quando o valor baixar ou em alguma promoção que surgir. Atualmente ele custa salgados R$124,90 na Playstation Store. É um valor muito alto se tratando de uma remasterização do título original em 2016. Em contra partida, os proprietários do jogo Townsmen no Windows devem ter ficado satisfeitos, pois receberam o jogo de forma gratuita com conteúdos inéditos.

Porém para os amantes de gestão e construção, seu preço não deve ser impedimento. Até porque o jogo oferece uma boa dificuldade que deve desafiar seus jogadores na medida certa.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *