Spirit of the North: Enhanced Edition é um título remasterizado que proporciona uma jornada repleta de emoções e centenas de enigmas protagonizado por uma raposa.

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Infuse Studio
Publicado por: Merge Games
Gênero: Aventura
Série: Spirit of the North
Lançamento: 26 de novembro de 2020
Classificação indicativa: Livre para todas as idades
Modos: 1 Jogador
Disponível para: PS5

 

Seja bem-vindo(a) a análise de Spirit of the North: Enhanced Edition, um jogo de Aventura desenvolvido pela Infuse Studio e publicado pela Merge Games. O título indie se passa na Islândia, e controla uma raposa guiada pelo Guardião das Luzes do Norte depois que a terra e os céus foram manchados pela corrupção vermelha.

O Teoria Geek vai te apresentar nos mínimos detalhes, diretamente do PlayStation 5, uma jornada intrigante contada por meio de narrativas ambientais, com presença marcada de inúmeros quebra-cabeças. Mas, será mesmo que vale o investimento? Bom, vamos lá!

A jornada de uma raposa


Os primeiros minutos são para revelar os comandos básicos, como: correr, pular, pegar algum objeto, ativar algum mecanismo de quebra-cabeça exigindo energia espiritual onde a mesma se adquire através de flores azuis, e com o passar do tempo o personagem aprende técnicas que o ajudam à chegar em novos caminhos para continuar sua trajetória.

A história é curta, dividida em poucos capítulos, com cenários congelantes, montanhosos, um mundo gigante para se explorar, cheio de murais que retratam eventos que aconteceram há milhares de anos atrás. Na medida que o jogo vai se desenrolando, novos quebra-cabeças são introduzidos aumentando ainda mais a dificuldade para resolvê-los.

“Spirit of the north: enhanced Edition leva você à cenários congelantes, montanhosos, uma exploração gigantesca”

A raposa é sua melhor amiga em Spirit of the North: Enhanced Edition (Foto: Reprodução/Infuse Studio)

Jogabilidade


O termo jogabilidade é prático, simples, e compreensível. Resumidamente, o jogador controla a raposa de um Ponto A até um Ponto B, sempre seguindo em frente, com a ajuda do Guardião das Luzes do Norte para auxiliar no caminho durante sua jornada.

A exploração é o segredo. Com espíritos escondidos, chamados de Espíritos de Xamã, você jogador irá perder algumas horas para encontrar os cajados que são necessários para interagir com todos os 28 espíritos, onde alguns deles são obrigatórios para continuar a sua trajetória.

“Explore para revelar os espíritos escondidos”

O Guardião da Luz do Norte revelará qual caminho seguir (Foto: Reprodução/Infuse Studio)

Não importa a idade, os enigmas são para todos


Os enigmas são a parte mais divertida durante os cenários exorbitantes baseados no folclore dos países nórdicos. Mesmo que o título não possua um modo multiplayer ou cooperativo, chega uma hora que você vai querer buscar uma luz no fim do túnel para ajudar a solucionar aquele enigma difícil, que faz você jogador cair na armadilha do “só mais um pouco” quando na verdade já se passaram horas para tentar resolver.

É interessante como os desenvolvedores colocaram o sistema de puzzles aqui, pois são revelados gradativamente. No começo você pensa ser um título parado, sem muito o que fazer, para criança, mas que na verdade, horas depois, tudo o que você deseja se resume em: Como vou solucionar isso?

“os verdadeiros inimigos são os enigmas”

Enigmas que se resumem em: Como vou solucionar isso? (Foto: Reprodução/Infuse Studio)

Gráfico e Trilha Sonora


O aspecto visual é extraordinariamente lindo, para um indie. A versão remasterizada recebeu novas texturas que brilham no PlayStation 5, e uma iluminação que se torna um colírio para nossos olhos. O título roda em 4K a 60 FPS.

Um indie como Spirit of the North: Enhanced Edition, merece uma atenção especial quando citamos a trilha sonora. O álbum oficial elaborado por Ari J, com 14 composições originais, nos mostra que mesmo notas suaves fazem toda a diferença. A orquestra é transferida para nossos ouvidos, desde um simples dueto entre um violino e violoncelo, suave e gentil, à momentos encantadores quando o tutti se reúne.

“os gráficos combinados com a fantástica trilha sonora são encantadores”

 

Spirit of the North: Enhanced Edition: Vale a pena?


Um veredito que basicamente já sabemos, basta apenas alguns pontos cruciais para revelar se realmente vale a pena. Spirit of the North: Enhanced Edition custa R$124,50 na PlayStation Store, para um indie comparado aos demais lançamentos do PlayStation 5, é um valor super acessível que trará uma diversão para todos os públicos.

Com uma campanha curta por volta de 6 horas, o jogador compreende que por ser um título indie, não é um jogo a nível de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Godfall, Sackboy: Uma Grande Aventura, Astro’s Playroom, entre outros principais lançamentos do console da Sony.

No mais, se você caro leitor gosta do gênero, de resolver enigmas, especular sobre o significado de uma civilização antiga, e claro, tudo isso combinado com a trilha sonora comovente, merece com toda certeza a sua atenção.


*Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 5 pela Infuse Studio e Merge Games para a elaboração desta análise*