Resident Evil é uma das franquias mais queridas dos fãs do gênero Survival Horror. Tudo começou lá atrás, na época do Playstation 1, onde os jogos da franquia traziam tensão aos jogadores, e combate contra zumbis e monstros horrendos. Conforme os anos foram passando, a Capcom acabou adotando um estilo mais focado na ação do que em sobrevivência, o que desagradou alguns fãs mais antigos, enquanto introduziu fãs mais novos. Foi então que chegou Resident Evil: Revelations, um jogo que consegue ter o melhor dos 2 lados da franquia.

Ficha Técnica:

  • Desenvolvido por: Capcom
  • Publicado por: Capcom
  • Série: Resident Evil
  • Lançamento Inicial: 26 de Janeiro de 2012
  • Gênero: Survival Horror
  • Classificação Indicativa: 16 anos
  • Modos: 1 Jogados, 2 Jogadores
  • Disponível para: Nintendo 3DS, Steam, PS3, Xbox 360, Wii U, PS4, Xbox One, Nintendo Switch

Terror a bordo

A historia do game se passa entre os eventos de Resident Evil 4 e Resident Evil 5. Jill Valentine e Parker Luciani são convocados pela BSAA (Aliança de Segurança e Avaliação em Bioterrorismo) para investigar um navio abandonado em alto mar mediterrâneo, o Queen Zenobia. Esse navio supostamente teria relação ao ressurgimento de um extinto grupo terrorista, os Veltro, cujo ultimo ataque fez com que a cidade de Terragrigia fosse completamente destruída e afundada no mar. Os agentes Chris Redfield e Jessica Sherawat estavam a bordo do navio, entretanto a sua localização foi perdida, e agora cabe a Jill e Parker descobrir a localização da dupla.

Entretanto, tudo não passou de uma armadilha da Veltro, que conseguem capturar Jill e Parker e mante-los em cativeiro. Após se reagruparem, Jill e Parker assistem uma transmissão ao vivo, onde a Veltro ameaça infectar 1/5 do oceano da terra com um novo tipo de vírus, o T-Abyss, capaz de realizar mutações em toda a vida marinha. Agora eles precisam escapar do navio com vida, enquanto tentam impedir que o vírus se espalhe pelo mundo.

Terror a bordo

Gameplay

Durante o game o jogador controla diversos personagens diferentes, dependendo do capítulo. Entretanto, a historia é focada na Jill. Para quem conhece Resident Evil, já vai estar acostumado com a gameplay. No decorrer da historia, você vai achando diversas armas diferentes, e usa elas para combater os infectados do local, enquanto resolve mistérios para avançar no jogo.

O que torna Revelations diferente é o Genesis, um mecanismo introduzido no início da historia. Ele funciona como um scanner, que nos permite procurar items escondidos, e analisar o DNA de inimigos mortos para produzir um remédio para curar a nossa vida. Munição e itens de cura são escassos no jogo, o que torna o Gênesis crucial para a sobrevivência

Gameplay

Consegue dar medo?

Resident Evil Revelations é a prova de que é possível causar tensão ao jogador sem a necessidade de usar a câmera clássica dos Resident Evil antigos. Acredito que isso se deve aos inimigos não estão em lugares óbvios. Eles aparecem andando nas tubulações, debaixo de camas e de dentro de armários, e aparecem quando menos se espera.

Além disso, o design dos inimigos são bem grotescos, e principalmente os chefões tem alguma mecânica que não te deixa tranquilo enquanto luta. O jogo não é o mais assustador da franquia, porém é notável o fato dele conseguir dar medo enquanto mantem uma jogabilidade mais focada em ação, coisa que outros jogos tentam fazer de forma errada

Consegue dar medo?

O modo Raid

O modo Raid é um modo extra do jogo que substitui o já conhecido modo Mercenários. Nele, o jogador explora diversos cenários da campanha principal, mas com inimigos diferentes. O objetivo é quebrar o emblema da BSAA no fim da fase, enquanto faz pontos derrotando inimigos pelo caminho e completa objetivos. O que torna esse modo interessante é que tanto você quanto os inimigos possuem nível, fazendo com que suas armas deem mais dano, e os infectados mais resistentes.

Existem de 10 a 12 personagens jogáveis (dependendo de qual versão está jogando), armas exclusivas que não tem na campanha principal, e inimigos modificados com habilidades diferentes. É com certeza um modo bem complexo, então seria necessário uma postagem inteira apenas para explicar cada detalhe. A cereja do bolo é que esse modo é jogável em modo multiplayer, tanto local quando online, adicionando diversas horas de diversão

O modo raid

Conclusão

Quando joguei Resident Evil Revelations, não esperava muita coisa, entretanto o jogo conseguiu surpreender de forma agradável. Tem seus momentos de tensão, e seus momentos de ação, todos na medida certa. A história é boa, e traz diversas reviravoltas. Um jogo quase que obrigatório para qualquer fã da série Resident Evil

//www.youtube.com/watch?v=pgSF2aY9MtM